5 dicas de decoração para alugar sua casa mobiliada

5 dicas de decoração para alugar sua casa mobiliada

5 dicas de decoração para alugar sua casa mobiliada

5 dicas de decoração para alugar sua casa mobiliada

A decoração de uma casa é sempre uma etapa que exige tempo e boas escolhas. Afinal, a compra de um mobiliário envolve custos razoavelmente altos e, por isso, ela deve ser feita com atenção.

Além disso, é muito comum que alguns equipamentos sejam escolhidos de acordo com as tendências atuais, que transmitem um ar mais moderno e aconchegante para a residência.

Esse tipo de cuidado é bastante comum entre os proprietários de novos imóveis, que desejam deixar as suas casas mobiliadas de acordo com as suas preferências.

Mas também há a possibilidade de decorar uma residência que será alugada, com o intuito de deixar o imóvel mais interessante para os locadores, ou mesmo como um modo de valorizar o ambiente.

Atualmente, isso é ainda mais comum: existem sites e aplicativos especializados em oferecer a locação de residências por temporada, permitindo que o locatário possa desfrutar de um imóvel completo.

Outra modalidade que sempre esteve em alta é a de locar casas de campo ou apartamentos na praia, que são espaços previamente mobiliados.

Quem compra um imóvel e conta com essa ideia, certamente já deve ter se perguntado qual é o melhor tipo de decoração para se fazer nos cômodos da casa para que ela fique mais aconchegante e agradável aos futuros moradores.

Por isso, se você deseja receber algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo decorativo, siga na leitura deste texto e saiba como elaborar espaços mais confortáveis no seu imóvel.

5 dicas de decoração para alugar sua casa mobiliada

Cuidados na locação de imóveis

Alugar uma casa é um processo que exige bastante atenção. É preciso estabelecer um contrato que faça sentido para ambas as partes, garantido que elas sejam asseguradas em várias situações.

Além disso, é necessário pensar que um imóvel exige cuidados bastante práticos, seja em termos de manutenção ou de decoração.

Por isso, tanto para locar uma casa vazia quanto uma mobiliada, é preciso estabelecer cláusulas justas e coerentes, que garantam a segurança dos envolvidos e a integridade do local.

A locação também envolve uma vistoria prévia, em que os itens que constam no contrato devem ser avaliados. 

Isso garante que as características do local serão preservadas ou, se forem modificadas, elas devem ser devidamente acordadas entre as partes.

Desse modo, se a janela do imóvel possui uma pelicula fume, por exemplo, ela deve ser preservada até a conclusão do contrato.

A vistoria também pode servir para que o locatário exija melhorias na casa antes de sua entrada, que possam melhorar a sua estadia.

Pode ocorrer, por exemplo, que alguns elementos precisem de pequenos ajustes que visam garantir a segurança e o conforto do local. 

Se um rodapé da casa estiver solto, o proprietário pode rapidamente resolver o problema com um grampeador para madeira, entregando o imóvel em perfeitas condições.

Todos esses cuidados podem servir para tornar o contrato muito mais agradável para os envolvidos, garantindo um negócio mais vantajoso e interessante.

Como decorar uma casa para locação?

Ao decorar uma casa para locação, é preciso levar em consideração que os diferentes moradores, certamente, não seguem os mesmos estilos e tendências, sendo essa uma tarefa que exige precaução.

Por isso, selecionamos 5 dicas que podem ajudar você no momento da escolha. São elas:

  • Optar por cores neutras nas superfícies;
  • Escolher pisos e revestimentos mais simples;
  • Disponibilizar móveis básicos;
  • Posicionar acessórios práticos e funcionais;
  • Priorizar o conforto e a facilidade.

Dica 01: Optar por cores neutras para as superfícies

A primeira dica está relacionada às superfícies da casa, levando em consideração as paredes internas e externas do imóvel.

Mesmo que você goste de cores mais fortes, é interessante optar por tons mais neutros, que podem deixar o imóvel com uma aparência mais básica, agradando diferentes estilos.

Assim, ao contratar uma empresa de pintura residencial, você pode escolher cores mais claras, como o branco e cinza, ou tonalidades em tons pastéis no momento da pintura, seja para áreas internas ou externas da sua casa.

Isso porque esse tipo de cor pode conciliar com facilidade diferentes elementos, ajudando também no momento de optar pelo mobiliário e os acessórios decorativos da casa.

Além disso, ao posicionar a iluminação, tal como uma lampada led tubular 40w, as tonalidades do ambiente podem ficar mais agradáveis, deixando os cômodos mais claros e leves.

Dica 02: Escolher pisos e revestimentos simples

Tão importante quanto escolher cores mais neutras para as paredes é optar por pisos e revestimentos simples, que possam ornar com a decoração dos diferentes cômodos da casa.

Além disso, também é possível escolher materiais que facilitem a higienização, otimizando o tempo dedicado a remover a sujeira desse tipo de superfície.

Se o imóvel possui um quintal, é possível optar pela instalação de peças que tornem o espaço mais aconchegante, com modelos próprios para esse tipo de local.

Assim, uma boa opção é contratar um azulejista que ofereça produtos interessantes, que podem dar um toque especial ao ambiente.

Dica 03: Disponibilizar móveis básicos

A decoração interna do imóvel deve ser feita levando em consideração que os contratos de locação possuem um período determinado e, por isso, pode ser que ocorra uma rotatividade grande de pessoas no espaço.

Por isso, é de grande importância que os móveis escolhidos apresentem um design mais neutro, agradando a um diferente número de locatários.

Como também, é interessante optar por um mobiliário que seja mais funcional, disponibilizando mais espaços internos e gavetas, que ajudam na organização da casa.

Além disso, uma boa opção é escolher a instalação de móveis planejados, como um modo de aproveitar vários espaços disponíveis no imóvel. 

Esse tipo de mobília é ideal, principalmente se a casa possui uma escada em u, pois esse espaço debaixo dos degraus pode comportar um pequeno armário.

Dica 04: Posicionar acessórios práticos e funcionais

É possível combinar uma série de acessórios em uma casa, selecionando itens que sejam decorativos e, ao mesmo tempo, funcionais..

Não é necessário disponibilizar uma série de quadros e vasos, por exemplo, que podem ser itens dispensáveis para os locatários.

Nesse sentido, uma boa opção é selecionar aqueles que tragam mais utilidade para o local.

Em vez de colocar uma persiana nos quartos, é possível instalar uma cortina rolô blackout, que pode ser mais bonita e apresenta mais conforto para o cômodo.

Na cozinha, uma indicação pode ser a de uma fruteira diferenciada ou um relógio de parede, que podem agregar maior valor à decoração, além de serem elementos bastante úteis no local.

Em ambientes que buscam oferecer maior conforto para os moradores, tal como é o caso da sala de estar, os itens que certamente trarão maiores resultados são cortinas e tapetes, deixando o cômodo mais bonito e elegante.

De qualquer forma, o indicado é sempre escolher um equilíbrio, sem que haja um excesso de itens decorativos, dando espaço para que o locatário possa dar um toque pessoal no ambiente, personalizando a cada de acordo com as preferências dele.

Dica 05: Priorizar o conforto e a facilidade

A estética e a harmonização do ambiente são elementos de grande importância no momento da decoração de uma casa, mas eles não são os únicos.

Por isso, é sempre válido lembrar que o conforto e a facilidade também devem estar presentes no momento de compra do mobiliário ou qualquer outro item que será disponibilizado no imóvel.

Assim, optar por adquirir uma cadeira dobrável estofada, por exemplo, pode ser mais interessante para deixar o ambiente aconchegante, em vez de escolher um modelo mais simples que seja menos confortável para quem for utilizá-lo.

Outra alternativa é selecionar elementos que facilitem a rotina dos moradores, como móveis que não possuam excesso de detalhes, dificultando a sua limpeza cotidiana.

Essas características presentes na decoração do seu imóvel podem ser fatores importantes no momento da escolha do locatário, que ao procurar por um espaço mobiliado para residir, talvez esteja buscando por uma casa mais funcional e aconchegante.

Decoração e estilos diferenciados

Apesar de existirem várias opções de estilos decorativos para residências, você pode optar por aliar diferentes características no imóvel, de acordo com as que forem mais interessantes para você.

O estilo minimalista, por exemplo, é uma das tendências mais atuais, que tem como foco diminuir a quantidade de objetos e deixar os cômodos espaçosos e com um toque mais leve.

O vintage prioriza formas arredondadas, enquanto conta com itens mais descolados no ambiente. Há também o rústico, que é montado a partir de um mobiliário com formas mais naturais e focado em elementos fabricados em madeira.

O estilo clássico utiliza itens com maiores detalhes e acabamentos sutis, que deixam o espaço com um toque mais leve e elegante.

Por isso, independentemente do estilo escolhido, é preciso aliar conforto à facilidade, promovendo um imóvel funcional e aconchegante para os seus locatários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.