5 dicas de decoração para uma casa pequena - Conforto e qualidade.

5 dicas de decoração para uma casa pequena

5 dicas de decoração para uma casa pequena

5 dicas de decoração para uma casa pequena – A decoração é mais do que uma maneira de deixar a casa bonita, ela também envolve conforto e qualidade de vida.

Imóveis grandes são mais práticos, porque oferecem mais opções de decoração e até mesmo locomoção dentro dos ambientes. Mas os gastos para decorá-los são maiores.

No entanto, os imóveis pequenos também possibilitam essa praticidade, desde que a escolha dos itens seja feita com atenção.

De uns tempos para cá, o metro quadrado supervalorizou em todo o território nacional, o que acabou por diminuir o tamanho dos imóveis. 

Muitas construtoras, inclusive, lançam com frequência os chamados “studios”, que em média, possuem 40m².

Inclusive, em condomínios, a valorização se dá mais nas áreas comuns do que no próprio imóvel. Isso faz com que o tamanho dos apartamentos diminua consideravelmente.

Quando se trata da decoração de ambientes pequenos, o maior desafio está em fazer isso de maneira equilibrada. Somente dessa forma é possível acomodar tudo da melhor maneira possível, e atender às necessidades do morador.

Quando isso é feito, não falta o conforto necessário, e circular dentro do imóvel não se torna um desafio. Pensando nisso, separamos 5 dicas para você decorar o seu imóvel de maneira adequada para ambientes pequenos.

Vantagens dos imóveis pequenos

Antes de partir para as dicas, vamos falar um pouco sobre as vantagens de se viver em um imóvel pequeno. Inclusive, esse tipo de moradia oferece mais privilégios do que se imagina.

Quando o espaço é reduzido, os valores de impostos e contas de água e luz também diminuem, sem falar na limpeza que é muito mais rápida e fácil. 

Por isso, apartamentos, kitnets e casas pequenas são tendências em grandes metrópoles, como:

  • São Paulo;
  • Londres;
  • Nova York;
  • Rio de Janeiro;
  • Pequim.

E com o passar do tempo, eles conquistaram cidades menores também, fazendo desta a realidade de moradia da maioria das pessoas. E dentre as principais vantagens estão:

1 – Preço

A metragem reduzida significa menor valor para tudo, tanto no preço do imóvel, quanto de seus impostos e sua manutenção.

Por exemplo, se você precisar de grampeador para madeira para realizar alguma manutenção, vai gastar muito menos do que gastaria para utilizá-lo em uma casa grande.

2 – Contas

Ambientes pequenos não gastam tanta energia e nem água. Inclusive, as contas para registrar a escritura do apartamento ou casa pequenos são bem menores.

3 – Financiamento

O financiamento também é calculado de acordo com o tamanho do imóvel. Portanto, quem mora em um lugar pequeno, economiza na hora de financiar. Com essa economia, o proprietário pode investir em muitas melhorias.

4 – Aconchego

Casas e apartamentos pequenos se transformam facilmente em um ambiente mais aconchegante. Isso porque eles aproximam as pessoas e facilitam o compartilhamento do espaço.

5 – Menos bagunça

Pouco espaço disponível diminui o acúmulo de coisas que bagunçam o ambiente. Portanto, quem vive nesses imóveis, deve possuir apenas o essencial.

6 – Fácil manutenção

Não importa se o proprietário precise de adesivo quadro branco ou pintar o apartamento todo, as manutenções em ambientes pequenos são bem mais baratas.

Além disso, a limpeza consome menos tempo, e o uso de materiais de limpeza é bem mais econômico.

7 – Decoração

Quando o assunto é a decoração de imóveis menores, menos é mais. Ou seja, são locais que não precisam de muitos itens, mas que têm potencial de se tornarem extremamente aconchegantes.

Dicas de decoração para imóveis pequenos

Por falar em decoração, apesar desses imóveis exigirem poucos itens, trazendo mais economia, decorá-los harmoniosamente pode ser um desafio. Mas com algumas dicas, fica mais fácil valorizar o espaço. 

A maioria dos novos apartamentos construídos, já possui um espaço de cozinha apropriado para o estilo de cozinha americana. Trata-se de um ambiente diferenciado, que pode ser ideal para muitas famílias.

Para isso, essa cozinha não possui barreiras físicas entre a sala de estar, o que promove maior integração entre os ambientes.

Apesar de ter um visual moderno, é um ambiente que existe há muito tempo, mas que nunca sai de moda. Além disso, traz sensação de amplitude, algo muito importante quando falamos de imóveis pequenos.

Para decorar esse tipo de cozinha, o ideal é contar com os móveis planejados. Aliás, esse tipo de mobília é extremamente importante para imóveis pequenos.

1 – Móveis planejados

Não existe dica melhor para decoração de imóveis menores do que usar móveis planejados. Se você ainda está comprando saco de gesso para sua construção ou reforma, é melhor já procurar pelas melhores lojas.

Eles podem transformar qualquer projeto em algo incrível, e é um investimento que valoriza todos os espaços. Além disso, eles trazem vantagens como:

Conforto e sofisticação

Móveis planejados são muito mais confortáveis, bonitos e sofisticados. Além disso, são mais práticos e feitos por profissionais experientes.

Custo-benefício

O custo-benefício dos móveis planejados é excelente, porque o proprietário investe em algo de qualidade e utilidade, aumentando consideravelmente o valor do próprio imóvel.

Além disso, são mais resistentes e duráveis, portanto, é uma decoração que acompanha o morador por muitos anos.

2 – Papéis de parede

Todos os condomínios precisam contar com porta corta fogo para prevenir acidentes maiores. 

Além dessa proteção, os papéis de parede fabricados hoje em dia também são pensados para prevenir danos maiores em casos de incêndio.

Por isso, vale a pena investir nesse tipo de decoração para ambientes menores. A principal dica aqui é optar sempre por cores claras, para causar uma sensação de amplitude nos ambientes.

Você pode até usar cores mais vivas em uma parede, por exemplo, mas o ideal é evitar as cores escuras para melhorar, inclusive, a iluminação destes espaços.

Para valorizar ainda mais o local, o uso de piso laminado de madeira em cores claras pode fazer com que todo o apartamento ou casa pareça bem maior.  

3 – Tapetes

Os tapetes são itens decorativos insubstituíveis em qualquer decoração, mesmo quando o imóvel usa carpete. Eles deixam o ambiente muito mais bonito, aconchegante e confortável.

E no que diz respeito aos imóveis pequenos, é importante saber escolher um tapete de acordo com o tamanho do espaço.

Evite colocá-los embaixo de móveis mais pesados como sofás e estantes. Isso atrapalha na hora de limpar, e torna a tarefa mais difícil. Dê preferência àqueles mais centralizados.

Quanto à cor, é preferível optar por cores claras, pois elas também ajudam a ampliar os espaços. Mas o ideal é que ela combine com a decoração escolhida e os itens que a compõem.

4 – Quadros

E dentre os itens que compõem uma decoração agradável estão os quadros. 

Mas antes de falar sobre eles, é importante ressaltar a importância de instalar tela de proteção para gatos, para evitar acidentes com os felinos e animais domésticos, principalmente em apartamentos.

Depois de pensar na segurança, você pode optar por quadros menores, afinal, estamos falando de um ambiente pequeno que exige uma mobília mais adaptada.

Uma boa ideia é decorar uma parte de uma única parede com vários quadros, de preferência atrás do sofá. Existem muitos tipos diferentes de pinturas para estes quadros – e estilos também.

Na hora de escolher, considere a cor predominante do ambiente, e utilize aquela que contraste mais. 

Por exemplo, se a decoração da sala é branco, azul e amarela, escolha uma dessas cores para compor os quadros, almofadas e outros objetos menores.

5 – Plantas

Ambientes decorados com plantas são muito mais bonitos e alegres. As plantas não só ornamentam, como também trazem mais alegria e vivacidade ao ambiente. 

Mas quando se trata de local pequeno, é preciso ter bom senso.

Não se pode, por exemplo, colocar uma grande quantidade de plantas, pois assim como os objetos, elas também podem prejudicar a decoração e reduzir o espaço.

As samambaias são melhores quando estão em ambientes maiores, portanto, em casas e apartamentos pequenos com revestimento de poliuretano, uma boa aposta são os vasinhos de suculentas.

As pimentas também podem ser usadas em pequenos vasos para decorar mesas de canto e sacadas. O ideal é que, além de você pensar no tamanho do vaso, você também considere o tipo de planta.

Isso porque nem todas vão se dar bem em ambientes fechados, e vice-versa. Você pode conversar com pessoas que entendam do assunto para escolher a melhor opção de planta para sua casa.

Conclusão

Dá para mobiliar e decorar um imóvel pequeno sem grandes esforços, desde que você saiba o que fazer. Com base nessas dicas, com certeza fica mais fácil transformar o seu pequeno apartamento, kitnet, ou a sua pequena casa, em um local muito melhor e agradável.

Ter um lar pequeno não significa abrir mão de conforto e qualidade, muito pelo contrário, é tão fácil quanto comprar fachada moderna tietê.

Por meio de uma boa decoração, é possível conquistar um cantinho que tenha a sua cara, com muita praticidade e de um jeito moderno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.