5 dicas para montar um escritório na sua casa - Autonomia do Home Office

5 dicas para montar um escritório na sua casa

5 dicas para montar um escritório na sua casa

5 dicas para montar um escritório na sua casa –Ter um escritório domiciliar é interessante por diversas razões, mas é importante, principalmente, para quem estuda ou trabalha em casa.  

Aliás, trabalhar em casa é um privilégio, mas aqueles que podem, precisam ter um espaço adequado, exclusivo e preparado para colaborar com a produtividade. 

Por conta disso, é importante montar um escritório em casa, e isso pode ser fácil em qualquer tipo de espaço.

Se possível, é importante que esse ambiente seja separado de outros cômodos. Isso para que o profissional não misture suas atividades profissionais com atividades pessoais. A rotina da casa não pode interferir na rotina do trabalho.

O melhor lado do home office é justamente a autonomia, mas é necessário disciplina e equilíbrio para manter uma boa rotina. 

E mesmo que o espaço seja pequeno, é possível montar um ambiente exclusivo para o trabalho.

Espaços pequenos, muitas vezes, têm a mesma capacidade de oferecer conforto e praticidade para o profissional home office. 

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para fazer o próprio escritório em casa.

Apresentaremos dicas que se encaixam em baixo e alto orçamento, como decorar os espaços e falar um pouco mais sobre o trabalho home office.

O crescimento do trabalho home office

De alguns anos para cá, a prática do home office tem se popularizado cada vez mais no Brasil. 

Principalmente por conta da reforma trabalhista, essa prática se popularizou ainda mais. Alguns profissionais trabalham todos os dias e outros algumas vezes por semana em casa.

Independentemente do fluxo de trabalho, o fato é que cada vez mais pessoas estão trabalhando em casa, e exercem as mais variadas funções, inclusive em empresas que são procuradas na internet para serviços como laudo veicular preço.

O trabalhador pode exercer suas atividades em casa, por meio de acesso a sistemas em nuvens, sendo contratado ou em regime de PJ. 

Todas essas e outras oportunidades no mercado de trabalho para home office dependem das atividades e das necessidades da empresa.

Há também os profissionais autônomos que realizam atividades para diversas empresas diferentes, podendo atuar onde quer que estejam.

No entanto, o ideal é ter um cômodo da casa para ajudar na produtividade, melhorar a concentração e aumentar a qualidade de vida no dia a dia.

Dicas para montar um escritório em casa

Existem alguns contratempos que podem surgir para quem trabalha em casa. Um exemplo disso é a dificuldade em se concentrar exclusivamente nos assuntos relacionados ao trabalho.

Outra dificuldade bastante comum é interrupção de familiares em reunião, ligações, entre outros. E a demanda por atenção por parte dos familiares.

Por conta desses contratempos, é fundamental ter um espaço exclusivo em casa para poder trabalhar, e algumas dicas são:

  • Defina um espaço adequado para montar o escritório;
  • Escolha móveis adequados;
  • Pensar nos equipamentos eletrônicos e elétricos;
  • Crie um ambiente confortável;
  • Pense na iluminação;
  • Decore o ambiente;
  • Pense em ergonomia.

Definindo o espaço

O primeiro é definir um espaço adequado para montar o escritório. Seja para trabalhar para uma empresa de vistoria de identificação veicular ou qualquer outra, é necessário considerar espaços como cômodos extras e até quarto de hóspedes.

Em imóveis maiores, um quarto de hóspede pode ser facilmente transformado em escritório. Isso porque as visitas são menos frequentes e o trabalho precisa ser realizado diariamente.

Alguns espaços podem ser transformados em escritórios incríveis, como uma sacada, por exemplo, ou embaixo de escadas. Esses ambientes podem oferecer o conforto e a tranquilidade que o profissional precisa.

Escolhendo os móveis

Pensar nos móveis é importante, inclusive nos equipamentos, como uma impressora de impressão A0

Móveis antigos como mesas e cadeiras podem até ser financeiramente econômico, mas não oferecem o conforto e a praticidade necessários.

Os móveis precisam ser confortáveis, principalmente pelo fato de que o profissional passa muito tempo sentado. Alguns móveis ideais para um escritório em casa são:

  • Armários para documentos;
  • Mesa com gavetas;
  • Cadeira com encosto e apoio para os braços;
  • Gaveteiros.

Em espaços pequenos, como salas de apartamentos, o ideal é optar pelos móveis funcionais, como armários que se transformam em mesas e cadeiras que podem ser usadas em outros momentos.

Já para espaços maiores e mais exclusivos, alguns outros móveis podem estar presentes, como puffs e sofás.

Equipamentos

Existem diversos equipamentos elétricos e eletrônicos que precisam fazer parte do dia a dia de um escritório, seja em uma empresa de treinamento de NR 12 ou home office.

Eles tornam o trabalho mais ágil e melhoram o desempenho do profissional, trazendo mais agilidade para o dia a dia deles. Alguns exemplos são computador de mesa, celulares, tablets, impressora e telefone.

O ideal é que esses equipamentos não sejam os mesmos de uso pessoal. Mas, se não for possível, o ideal é organizar as atividades separadamente.

Ambiente confortável

A organização do escritório home office faz toda a diferença na hora de trabalhar. Para garantir bem-estar e influenciar de maneira positiva na produtividade, algumas dicas são importantes.

Por exemplo, uma secretária home office de uma fabricante de guardanapo na mesa deve posicionar sua mesa de trabalho sempre virada para a janela, para iluminar seu posto de trabalho e ajudar a evitar o estresse.

As janelas e portas devem sempre estar abertas para que o ar circule livremente, fazendo com que o ambiente esteja sempre bem arejado.

Aparelhos de TV e rádio devem estar sempre desligados ou em outros cômodos, caso não sejam indispensáveis para o trabalho.

Quanto a pintura e decoração, o ideal é usar cores neutras e claras para não atrapalhar na concentração.

A organização também precisa facilitar o fluxo de pessoas dentro do cômodo. Isso vai evitar esbarrões e que objetos sejam danificados. Para otimizar ainda mais o espaço, é recomendável o uso de prateleiras.

Pensando na iluminação

A iluminação do ambiente de trabalho é um dos principais fatores na hora de fazer um escritório em casa. 

O ideal é que a mesa esteja sempre próxima à janela, para que o profissional consiga trabalhar sob influência de luz natural.

Esse fator ajuda a economizar energia elétrica, ao mesmo tempo em que ajuda a arejar o ambiente.

Para os trabalhos à noite, o ideal é usar luminárias de LED, pois são muito mais econômicas e dão foco melhor no trabalho.

Em períodos de pouca incidência de luz solar, a iluminação deve ser sempre na cor branca para iluminar melhor e ajudar na concentração.

Decorando e organizando o ambiente

É fundamental pensar nas cores na hora de decorar um ambiente. As paredes devem estar sempre em tom de branco, melhorando a sensação de tranquilidade, ânimo e bem-estar.

Os móveis podem ser de acordo com o gosto pessoal, mas é importante optar sempre por madeira, pois é um material mais resistente e duradouro.

Usar espelhos também pode ser uma excelente estratégia, já que esse objeto causa uma sensação de amplitude do ambiente. Ao refletirem a luz natural, os espelhos melhoram a iluminação e a claridade.

Pensar em ergonomia é importante

Ergonomia é uma área que estuda a relação do ser humano com os ambientes em que ele atua. Isso traz mais bem-estar para o ambiente de trabalho, e diminui os riscos que uma jornada excessiva pode trazer.

Problemas nos pés, na coluna, pulsos e visão são os mais comuns. Por conta disso, é fundamental pensar e optar por móveis ergométricos.

Ao planejar um escritório home office, o profissional deve pensar, por exemplo, que a cadeira deve permitir que os pés fiquem apoiados no chão. Existem apoios que oferecem descanso para os pés.

O braço deve estar sempre em posição paralela ao chão, durante todo o tempo em que o computador estiver sendo usado.

O monitor deve estar sempre à altura dos olhos, evitando, com isso, movimentos bruscos com a cabeça.

O trabalho home office, seja para uma empresa de reciclagem de caixa de papelão ou qualquer outra, além de permitir que o profissional escolha um canto personalizado, ainda permite que ele faça isso com muitas economia.

Aproveitando para economizar

Além do conforto de trabalhar em casa e não precisar enfrentar trânsito diariamente, o trabalhador home office pode almoçar em casa todos os dias. 

Pode estabelecer sua rotina de horários, estar mais com a família e muitos outros privilégios.

Pode até mesmo escolher a hora que vai para a academia ou chama o personal trainer particular.

Afora todo esse conforto e praticidade, é verdade que o profissional home office ainda tem a vantagem de poder economizar muito.

Não é necessário pagar o aluguel de uma sala comercial e as contas que ela traz, não há gastos com combustível e alimentação, dentre outras necessidades que são comuns às outras pessoas.

Além disso, esse profissional pode receber outros profissionais em casa como técnicos de internet, eletricista instalador predial ou resolver qualquer problema rapidamente, sem precisar abandonar o trabalho.

Tendo um escritório confortável e sabendo organizar os horários com disciplina, sem dúvidas, o trabalho home office é o melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.