A importância de ter um escritório na sua casa - Para estudar ou trabalhar

A importância de ter um escritório na sua casa

A importância de ter um escritório na sua casa

A importância de ter um escritório na sua casa – Ter um escritório em casa deixou de ser um luxo. Hoje em dia, para muitas pessoas, esse ambiente é quase uma necessidade, principalmente para quem trabalha em regime home office ou precisa de um canto para estudar.

Por conta disso, a busca por casas ou apartamentos com escritórios cresceu bastante nos últimos anos. Muito disso, deve-se à mudança dos tipos de trabalho, com o crescimento de atividades remotas, bem como de formas de ensino online.

Mas, até mesmo para quem está em um emprego tradicional e estuda presencialmente, o escritório é importante, pois acaba sendo um espaço para concentração, reflexão e tranquilidade, onde é possível realizar trabalhos sem os eventuais incômodos.

No post de hoje, vamos falar mais sobre a importância de ter um escritório na sua casa e o que você pode fazer para construir esse espaço.

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

As vantagens de ter um escritório em casa

Muitas pessoas acreditam que ter um escritório em casa é apenas uma forma de agregar valor ao imóvel. 

De fato, isso é uma das vantagens, mas, como dissemos anteriormente, o local é de fundamental importância para quem estuda ou trabalha, principalmente em casa.

Sendo assim, algumas vantagens de ter um escritório são:

1 – Aumento da produtividade

Pense por um momento que você está trabalhando na sala de estar e, de repente, alguém que mora com você pede licença, porque logo irão preparar um almoço de casamento, ou mesmo um almoço tradicional.

Daí, você tem que cortar o seu trabalho no meio, já que não poderá mais exercer a atividade ali e terá que procurar um espaço novo. 

Isso pode comprometer a sua produtividade, quebrando o fluxo de ideias e prejudicando o andamento do seu trabalho.

Por isso, ter um escritório em casa é o segredo para executar bons projetos, com foco e determinação. Afinal de contas, o seu escritório é totalmente formulado para isso.

2 – Maior organização

No seu escritório, você pode guardar documentos, arquivos e papéis importantes com maior organização, o que evita perda. 

Por exemplo, se você precisa fazer a renovação de CNH bloqueada, é possível ter uma gaveta só para as papeladas necessárias.

O mesmo vale para produção de trabalho e de estudo. Ou seja, o escritório vai evitar que documentos importantes fiquem jogados por aí e sejam difíceis de achar.

3 – Maior conforto e tranquilidade

Quem trabalha ou estuda em casa sabe que, às vezes, é preciso conciliar a rotina com algumas atividades domésticas.

Por exemplo, se você tem uma criança e vai rolar uma festa na sua casa, mas você tem que entregar um projeto no mesmo dia, precisa ter um espaço para o evento e para a execução do seu trabalho.

Assim, enquanto rola salgados para festa infantil e brincadeira de criança, você pode ter um escritório próprio para ter conforto e tranquilidade, mesmo na hora do evento.

Desse modo, você não atrapalha as outras pessoas que moram com você, nem o contrário.

4 – Maior formalidade

Os trabalhadores home office sabem que, de vez em quando, recebemos clientes, fornecedores ou parceiros para conversar sobre trabalho. Sendo assim, é importante ter um espaço próprio para isso.

O escritório faz bem esse papel. Por exemplo, profissionais de fotografia podem receber seus clientes para fazer um book infantil dentro do escritório, para conversar a respeito de onde as fotos serão tiradas, preço, pacotes, entre outros.

Isso confere maior credibilidade e formalidade ao seu trabalho, o que pode ser decisivo na hora de fechar um negócio.

Além disso, o escritório traz uma separação entre a vida profissional e pessoal. Assim, quando você recebe alguém, mesmo que seja na sua casa, é possível ter esse afastamento.

Como montar um escritório na minha casa?

Bem, diante de todas as vantagens de um escritório em casa, fica difícil não querer um, não é mesmo?

Algumas residências contam com escritórios completos, já modulados, daí é só decorar e organizar da sua maneira. Mas, nem sempre é assim.

Por vezes, temos que adaptar um cômodo, ou planejar corretamente como será o escritório. Sabemos que isso pode não ser algo simples, por isso, separamos algumas dicas e recomendações para quem deseja ter um escritório em casa.

Determinando um espaço

Não existe um tamanho específico para os escritórios. Porém, para que o cômodo seja confortável, a recomendação é de que ele tenha, ao menos, 50 cm de profundidade, que é suficiente para uma mesa e uma cadeira.

O ideal é escolher um cômodo da casa que seja confortável para você. Muitas pessoas adaptam quartos, ou colocam divisórias entre ambientes. 

Dependendo do seu projeto, é possível fazer até mesmo algo na parte externa, com uma cobertura de tenda sanfonada.

No entanto, a melhor dica é optar por uma espaço sob medida, que atenda às suas necessidades de trabalho e estudo. Isso pode ser feito com:

  • O uso de móveis planejados;
  • Um projeto detalhado de escritório;
  • Uma mobília confortável e adaptada;
  • Um local de fácil acesso na sua casa.

A partir daí, fica mais fácil planejar e mobiliar o seu escritório em casa.

Cuidado com a iluminação

Um dos elementos que mais interfere em um escritório é a iluminação. Afinal de contas, muitas pessoas trabalham em frente aos computadores, por esse motivo, é necessário pensar em um projeto de luz que não canse a visão.

O mais indicado é que você construa a sua mesa, principal móvel do seu escritório, perto de uma janela. 

Dessa forma, você pode aproveitar mais a iluminação natural, que é ótima para os olhos e, além disso, ajuda na economia de energia elétrica.

Escolha móveis confortáveis

Muitas pessoas passam horas no escritório, ainda mais quando trabalham em regime home office

Por causa disso, é necessário investir em móveis confortáveis e ergonômicos, para evitar as famosas lesões por repetição e outros problemas.

Uma dica é a cadeira giratória em polipropileno, uma das preferidas para escritório em casa. 

Além de confortável e adaptada ao corpo, ela ainda possui regulagem, sendo muito bonita, fácil de instalar e de ótima mobilidade, devido à presença das rodinhas nos seus pés.

Além disso, o polipropileno é um material altamente resistente e durável, capaz de suportar impactos mecânicos e diferentes pesos.

Outra vantagem está no preço de investimento acessível, o que torna esse tipo de cadeira uma das preferências para quem trabalha em home office ou estuda em casa.

Mas, fora a cadeira, você tem pode investir em outros artigos no seu escritório, para deixar o ambiente mais aconchegante. 

Um exemplo é a máquina de café espresso, usada até por barista profissional, que permite fazer aquele cafézinho para acompanhar a sua atividade.

Tenha uma decoração personalizada

Ter um escritório em casa é uma ótima oportunidade para você decorar o espaço do seu jeito, levando em consideração às suas preferências, gostos pessoais e interesses.

Ou seja, ao invés de uma decoração clássica, como é comum no ramo corporativo, você pode inovar, colocando artigos diferentes, até mesmo com uma temática.

Por exemplo, se você gosta muito de carros, pode usar peças de automóveis como objetos decorativos, por exemplo, um cilindro mestre Gol quadrado enfeitando uma mesa.

As possibilidades são infinitas. Basta ter criatividade para investir em uma decoração diferenciada e que seja a sua cara.

Invista em uma banda larga de qualidade

Hoje em dia, quem trabalha em casa precisa de uma boa conexão com a internet. Afinal, quase tudo é feito de modo online, bem como pesquisas para estudos acadêmicos, comunicação com outros trabalhadores, entre outros.

Diante disso, não adianta nada montar um escritório lindo, funcional e confortável, se você acabou esquecendo da internet.

A recomendação é optar por um pacote com banda larga de alta qualidade e rápida, para que você possa fazer seu trabalho sem eventuais problemas com a internet. 

Além disso, se necessário, compre um gerador, que irá manter o modem ativo, mesmo em casos de pane de energia elétrica.

Conclusão

Como podemos ver, há muitos pontos positivos em ter um escritório na sua casa. Mas, para que esse espaço possa ser aproveitado, é preciso investir em um projeto detalhado para a sua construção ou adaptação.

Com essas dicas, temos certeza que você poderá aproveitar muito do escritório em casa e, cada vez mais, conseguir novos trabalhos, clientes e ter a tranquilidade necessária para as suas atividades.

Vale dizer que é importante contar com o apoio de toda a família, para compreender a sua rotina de trabalho ou estudo. 

Desse modo, eles irão respeitar a sua privacidade, especialmente quando você estiver dentro do escritório.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.