Ansiedade X Pandemia | Muller Imóveis RJ Ansiedade X Pandemia

Ansiedade X Pandemia

Ansiedade X Pandemia

Ansiedade X Pandemia

Dicas de maneiras de lidar com a ansiedade nessa Pandemia.

Ansiedade X Pandemia – A ansiedade é um estado que pode afetar a todos nesses tempos de pandemia. Hoje, trouxemos algumas dicas de maneiras de lidar com a ansiedade para que ela não seja a maior inimiga da nossa saúde mental.

Confiram dicas importantes no combate a ansiedade:

  1. Observe
    Está ansioso? Deprimido? Irritado? Talvez explodindo por qualquer coisa sem importância? Ou está muito fechado, ensimesmado? Se perceba. Observe e identifique seus estados.
  2. Cuide da irritação
    Os filhos que não param de fazer bagunça, o vizinho fazendo reforma, o interfone que toca, o marido que entrou no escritório na hora da videoconferência. Tudo isso pode estar irritando mais. “Isso acontece porque estamos em um espaço novo. Na empresa, ela é responsável pelo ambiente de trabalho. Em casa, somos responsáveis pela bagunça, pela criança, pelo ruído e ficamos irritados querendo ter o controle de tudo. E não temos”.
    “Mas podemos tentar fazer com que tudo isso incomode menos.” O primeiro passo é aceitar que não dá para ter controle de tudo. Depois, é preciso identificar o que é possível fazer. Talvez ligar uma música instrumental ou outro ruído que possa fazer do barulho da obra só um pano de fundo. Talvez um novo combinado entre a família seja necessário para diminuir interrupções. “O segredo está naquele velho provérbio: precisamos ter sabedoria para perceber o que podemos mudar, e mudar, e o que eu não posso mudar, e aceitar”.

  3. Alimente-se Bem
    Observe se está comendo a mais ou a menos que seu habitual. E cuide da qualidade do que come e seus efeitos. “O excesso de carboidrato deixa a gente mais cansado e sonolento.” Por isso, aumente a proporção de proteínas, verduras, legumes e frutas. Evite café o tempo todo, porque a cafeína piora a ansiedade. Prefira sucos ou chás coloridos. Ah, e beba água. Muita gente esquece de beber água quando está em casa.
  4. Faça sua higiene do sono
    Durma em horário regular, em ambiente tranquilo e silencioso, na medida do possível. Às vezes, quem atrapalha o sono são os pets, que também estão mais irritados – tente acalmá-los para que você tenha mais horas de sono.
  5. Tome Banho
    É, tem gente pulando banhos depois de ficar muito tempo em casa. “O banho é importante não só pela higiene, mas porque ele nos relaxa. A água renova nossas energias.”. Além disso, a falta de autocuidado nessas atividades do cotidiano vai minando nossa saúde mental.

  6. Medite
    Mesmo quem nunca meditou, hoje tem à mão um arsenal de aplicativos, vídeos e tutoriais para iniciantes. “É bom para quem está ansioso, para esvaziar a cabeça, mas também para o deprimido, porque ele pode estar remoendo pensamentos tristes e a meditação ajuda a aliviar.”
  7. Mexa-se
    Continue ou comece uma atividade física. Se não é na academia, suba e desça escadas do prédio ou faça exercícios dentro de casa. Hoje há diversos tutoriais para manter a rotina de exercícios mesmo fora da academia.
  8. Melhore o convívio dentro de casa
    Esse contato precisa ser o mais amistoso possível. Lembre-se de que todos estamos mais irritados. É preciso tolerar mais a bagunça de cada um, e também a própria desorganização. Negocie com as pessoas que estão na mesma casa para que as relações sejam brandas e suaves.
  9. Conversar com gente da gente
    Chame o amigo, a mãe, o vizinho para conversar. “Essa troca melhora o nosso cérebro, higieniza a nossa cabeça dos nossos mesmos assuntos de sempre. A pessoa pode contar o problema dela, mas é o dela, e isso me tira dos meus, renovando o discurso na minha cabeça.” Isso vale também para os idosos que estão isolados em outra casa: converse com eles.

  10. Modere as noticias
    Filtre suas fontes de notícias e selecione só algumas para saber o que está acontecendo no mundo e em um momento do dia. Não se aliene, mas cuide para não se intoxicar com o noticiário.
  11. Prefira Comédia
    Quem já está angustiado ou deprimido pode piorar seu estado de impotência com filmes e séries sobre desastres e tragédias. “Escolha uma comédia romântica para desintoxicar”. Ouça musica animado que lhe proporciona sentimentos bons.
  12. Avalie
    Caso as ações acima são suficientes para melhorar seu estado de ansiedade, ótimo. Se está impossível ler, assistir a um filme ou prestar atenção em qualquer coisa, é hora de pedir ajuda. “Se a pessoa fazia tudo isso antes, mas foi se fechando porque não consegue mais, porque o pensamento não para, tem que procurar um psicólogo ou psiquiatra, dependendo da intensidade”.