APARTAMENTO ALUGADO PASSA POR REFORMA RÁPIDA E ECONÔMICA

Reforma rápida e econômica

APARTAMENTO ALUGADO PASSA POR REFORMA RÁPIDA E ECONÔMICA

Em apenas duas semanas, o imóvel de 70 m², sem graça, ganhou a personalidade do novo morador

LIVING | A sala de estar ganhou revestimento de tijolinhos na parede principal. Nas outras, foi adotada a cor cinza Elefante, da Suvinil. O sofá, que já era do acervo do morador, foi revestido com tecido, da Samir Estofados. Alguns itens decorativos complementam o décor, como a luminária em forma de clipe, da Marché Art de Vie, e a fruteira da mesa de jantar, de Tom Dixon. O tapete, que deixa o local ainda mais aconchegante, é da By Kamy (Foto Mariana Orsi/Arq | Tips/Divulgação)

Reforma rápida e econômica – Quem sai da casa dos pais para morar sozinho, muitas vezes, se muda para um imóvel alugado. Por não ser uma casa própria, é comum ter medo de ousar na reforma e na decoração do espaço. O morador deste apartamento de 70 m², um jovem de 33 anos que ama esportes e trabalha no mercado financeiro, decidiu imprimir sua personalidade no ninho. A reforma, sem quebra-quebra, durou apenas duas semanas.

Antes disso, o apartamento tinha a tradicional cara de imóvel alugado: paredes brancas e móveis improvisados, que davam a sensação de um lar provisório. Os arquitetos buscaram alternativas baratas para trazer aconchego e um ar descolado à decoração.

Soluções baratas
O ponto de partida foi o orçamento enxuto. Isso limitou as reformas estruturais. Nenhuma parede foi derrubada, algumas ganharam revestimentos, como os tijolinhos aparentes da sala de estar. A ideia de economia também foi para os móveis garimpados em promoções ou reaproveitados do antigo lar.

Ar despojado
O estilo esportista e jovem do morador permitiu adotar materiais simples, como o painel de madeira de demolição no quarto, a estante de caixotes e a textura de cimento queimado. Boa parte do orçamento foi investido em peças duráveis e curingas, que podem ser levadas em uma eventual mudança.

Tons neutros
As paredes, antes brancas, foram pintadas de cinza fechado, uma cor neutra que faz boa dupla com tons de azul de alguns itens de decoração.

Espelho para ampliar
Na sala, um espelho reveste uma das paredes completamente. O truque traz a sensação de que o espaço é maior, destaca o quadro de tema marítmo da parede e melhora a luminosidade.

Espaço interativo
Como adora receber os amigos para ver jogos ou tomar um vinho, o morador pediu uma parede com pintura tipo lousa, para que os colegas pudessem deixar recados. O corredor tinha luminosidade suficiente para o acabamento, que foi estendido até o teto.

Separamos algumas dicas para vocês:

1. Foque no orçamento
É importante seguir um orçamento para que as intervenções possam ser trabalhadas de acordo o valor estimado. É possível fazer um apartamento bem decorado com pouco dinheiro.

2. Simplifique as soluções
Algumas reformas triplicam os gastos das obras. Por isso, é importante buscar um profissional que ajude a encontrar as melhores opções para o seu cantinho.

3. Destaque sua personalidade
Para que seu novo lar seja aconchegante, o ideal é que ele fique com a sua cara! Separe referências do que gosta, inclusive tendências. Com isso, é possível buscar alternativas mais baratas para atender seus objetivos de moradia.

4. Garimpe!
Boas peças estão por aí dando sopa, mas precisam de uma boa curadoria para serem encontradas. Bata perna, pesquise na internet, veja amigos que estão desapegando de móveis semi-novos… os produtos com melhor custo x benefício são encontrados dessa forma.

 

Texto: Revista Casa e Jardim (O GLOBO)

 

Reforma rápida e econômica