Arpoador - Um dos pontos mais famosos da cidade do Rio de Janeiro

Arpoador

Arpoador

Uma das praias preferidas de cariocas e turistas pela beleza de sua paisagem e pela prática do surfe

Arpoador – O Arpoador é um dos pontos mais famosos da orla da cidade do Rio de Janeiro, localizado entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema.

Uma das praias preferidas de cariocas e turistas pela beleza de sua paisagem e pela prática do surfe, tanto no verão quanto no inverno. Possui 800m de extensão entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com Av. Vieira Souto.

Da pedra que invade o mar separando a Praia de Copacabana se tem uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro. De um lado, as praias de Ipanema e do Leblon com o Morro Dois Irmãos ao fundo; do outro, as praias do Diabo e Copacabana.

O nome do local provém do fato de ser possível, no passado, arpoarem-se baleias nas proximidades da costa. Assim, historiadores atribuem a origem do nome ”’Arpoador”’, ao fato de que, no período colonial, o local era utilizado por pescadores (“arpoadores”) para visualização e posterior pesca com arpões das baleias que se aproximavam do local. Outros também dizem que o nome ”’Arpoador”’ surgiu da observação aérea da “Pedra do Arpoador”, que sugere a alguns a visualização de uma pessoa segurando um objeto semelhante a um arpão.

Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros de comprimento.

Na região do Arpoador, encontra-se o parque Garota de Ipanema, que leva o nome da famosa música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Além de ponto de recreação e lazer, o parque também serve de palco para apresentações de artistas conhecidos.

Foi esta praia a escolhida pela alemã (radicada no Brasil) Miriam Etz para usar, pela primeira vez em terras brasileiras, o biquíni, e isto ocorreu em 1948.

Bater palmas para o pôr do sol da pedra do Arpoador é uma tradição no Rio e ocorre principalmente nos dias ensolarados de verão.

Fonte: Google