Avenida Ayrton Senna - Uma das vias principais da Barra da Tijuca

Avenida Ayrton Senna

Avenida Ayrton Senna

Faz a importante ligação da Barra da Tijuca com a Linha Amarela

Avenida Ayrton Senna – A Avenida Ayrton Senna é uma via principal da Zona Oeste do Rio de Janeiro que liga a Gardênia Azul à Barra da Tijuca, atravessando Jacarepaguá, além de cruzar a Avenida das Américas e terminar na Avenida Lúcio Costa, junto à praia.

O projeto da avenida estava no Plano Piloto para Urbanização da Barra da Tijuca, Pontal de Sernambetiba e de Jacarepaguá, elaborado por Lucio Costa, o mesmo arquiteto e urbanista que elaborou o mais conhecido Plano Piloto de Brasília.

Antes de ser rebatizada em 1994, era chamada de Avenida Alvorada, ou Via Onze. Faz a importante ligação da Barra da Tijuca com a Linha Amarela, uma via expressa pedagiada que liga os bairros da Zona Oeste aos da Zona Norte, ao Centro e ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

Na Avenida Ayrton Senna se localizam a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá, o Aeroporto de Jacarepaguá e o Via Parque Shopping, além de outros empreendimentos comerciais.

Sobre a Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. O bairro nobre faz parte da região administrativa da Barra da Tijuca. Tem como bairros vizinhos Itanhangá, Camorim, São Conrado, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Curicica e Joá. Assim como Jacarepaguá, é um dos bairros que mais cresceram no Rio de Janeiro na virada do século XX para o século XXI; passou de 24.126 habitantes em 1980 para 135.924 habitantes em 2010. Atualmente, é considerado um centro financeiro, gastronômico, hoteleiro e de entretenimento da capital estadual. Tem sido alvo da migração de outros bairros do município. Estima-se que a população da Barra irá dobrar até 2030.

O bairro foi sede da maior parte dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016.

Fonte: Google