Barrinha Barra da Tijuca. Largo da Barra é um importante largo e ponto...

Barrinha Barra da Tijuca

Barrinha Barra da Tijuca

Conheça a Barrinha localizada na Barra da Tijuca

Barrinha Barra da Tijuca. Largo da Barra é um importante largo e ponto de referência da região da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

É uma região no entorno da praça Desembargador Araújo Jorge, em uma área entre inúmeros restaurantes antigos, motéis, e a Delegacia da Barra, além de ser a entrada para a ilha da Coroa. Sua importância histórica e localização geográfica dão à região o status de “sub-bairro” da Barra da Tijuca.

A região também é conhecida por algumas pessoas como Barrinha, Largo da Barra ou Barra Antiga.

Barrinha Barra da Tijuca

Conheça a Barrinha

Os prédios são de, no máximo, quatro andares. Há lanchonetes para sucos naturais, comidas rápidas; além de novos e sofisticados restaurantes que têm, em sua maioria, varandas para a calçada. Bancas de jornal e quiosque de chaveiros completam o cenário emoldurado, ao fundo, pela pedra da Gávea.

Não parece, mas a descrição acima se refere a um pequeno trecho da Barra da Tijuca; bairro da zona oeste do Rio onde imperam as dezenas de shopping centers e condomínios fechados e autossuficientes, muitas vezes criticado pela impessoalidade de suas ruas.

A “Barrinha”, entretanto, foge à regra. Compreendido no começo da Barra da Tijuca; o quadrilátero entre as ruas Érico Veríssimo e Olegário Maciel está sendo chamado de “pedaço da zona sul” fincado no outro lado da cidade.

Não só por conter todas as características urbanistas acima citadas; que se opõem ao restante do bairro, mas também por apresentar um estilo de vida mais despojado, mais descontraído, mais carioca. A Barra, por vezes citada como a Miami brasileira, tem também, portanto, um pouco do Leblon e de Ipanema para chamar de sua.

Poder aquisitivo

O restaurante Gero acaba de ser inaugurado na rua Érico Veríssimo, mesma via que também abriga a pizzaria Bráz; importada de São Paulo, e a Academia da Praia, onde malham artistas e modelos. A propriedade de Alexandre Accioly e Rogério Fasano; que já se firmou como seleto reduto gastronômico em Ipanema; chega à Barra da Tijuca com a sofisticação arquitetônica assinada por Isay Weinseld. Foi um ano e meio de obras. “Quando meu sócio me falou da Barra como potencial, me veio à mente a ideia de restaurante de shopping, o que foge do que eu queria. Mas aí soube da Barrinha, que tem outro estilo, e fomos em frente”, conta Fasano.