Bosque Marapendi. Próximo ao shopping Downtown e estação de BRT.

Bosque Marapendi

bosque marapendi

Bosque Marapendi

Maravilhoso condomínio no Bosque Marapendi

bosque marapendi. Próximo ao shopping Downtown e estação de BRT, esta área localizada no bairro da Barra da Tijuca, se destaca pela ampla mobilidade, dispondo de transporte que atende os moradores da região facilitando sua locomoção pelas proximidades.

A Barra da Tijuca é um bairro extenso e de composição demográfica variada; possui residências que variam classes média, média alta e alta, esta última muitas vezes habitando condomínios de padrão elevado. O bairro tem um alto IDH (índice de desenvolvimento humano). A Barra da Tijuca tem seu ínicio na ponte sobre o Canal da Joatinga e término nas avenidas Salvador Allende e Alfredo Baltazar da Silveira, onde começa o bairro do Recreio dos Bandeirantes. A Barra foi um dos poucos bairros da cidade a nascerem planejados, embora muito do seu projeto inicial, projetado por Lúcio Costa, já tenha sido abandonado. Por isso, é fácil de se observar, no bairro, ruas largas ao estilo de Brasília, cidade planejada também pelo mesmo arquiteto.

A Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca abriga a maior concentração de shoppings e supermercados da cidade. Seus condomínios, em grande maioria, possuem contato com a natureza, tendo parques, pequenos lagos etc. Por realizarem um rigoroso processo de reciclagem, preservação da água e incentivarem e realizarem eventos de preservação ambiental os condomínios da Barra são, muitas vezes, classificados como sustentáveis. Por outro lado, a falta de saneamento ambiental é o principal obstáculo ao desenvolvimento sustentável no bairro, por este resultar na poluição hídrica do Complexo Lagunar da Baixada de Jacarepaguá e em conflitos socioambientais.

Extenso Litoral

O bairro possui extenso litoral, sendo que praticamente metade é área de reserva ambiental, a Reserva Ambiental da Barra (conhecida também apenas como “Reserva”). A Avenida das Américas é a principal via do bairro, cruzando-o no sentido leste-oeste, outra via importante do bairro é a Avenida Ayrton Senna; que começa na praia da Barra da Tijuca e faz a ligação com Jacarepaguá através da ponte sobre a lagoa do Camorim; além de ser a ligação com a Linha Amarela.