Brookfield Brasil, conheça a trajetória desta empresa.

Brookfield – Brasil

Brookfield Brasil

Brookfield Brasil, Conheça a trajetória da empresa.

Saiba a trajetória da empresa que investiu 27 Bilhões em 5 anos no Brasil.

Brookfield Brasil. Foi aqui que toda a Brookfield nasceu, há mais de cem anos. Ela foi fundada em 1889 por dois investidores canadenses para lançar os primeiros bondes elétricos de São Paulo e do Rio de Janeiro; com o nome de Light (sim, a mesma Light atual). Foi a primeira fornecedora de serviços de transporte e eletricidade do país.

 

Brookfield Brasil

 

Em 1912, a empresa foi listada na bolsa de Toronto. Com o dinheiro captado, começou a investir em ativos imobiliários e de energia renovável e infraestrutura – começava aí a nascer uma firma de investimentos internacional.

A Brookfield se separou da Light aos poucos, vendendo suas ações para o governo (federal e dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro). A saída dos negócios começou em 1963; quando ela repassou os serviços de bonde elétrico ao antigo estado da Guanabara (hoje a cidade do Rio) e terminou em 1981, quando a Eletropaulo; que ainda era uma estatal, assumiu as operações de energia no Estado de São Paulo.

Por aqui ela ficou conhecida pela sua empresa imobiliária criada em 1978, a Brascan – nome que mistura sua origem brasileira e canadense. Em 2009; ela foi rebatizada de Brookfield Incorporações, após comprar as concorrentes Company; MB Engenharia e Tamboré.

Brookfield Brasil

E, no ano passado, trocou novamente seu nome para Tegra. A mudança é parte de um reposicionamento de marca iniciado em 2014; quando a controladora Brookfield Asset Management comprou as ações que ela tinha na bolsa brasileira e fechou seu capital por aqui, tornando-a sua subsidiária integral.

Além de atuar no ramo imobiliário; a empresa também é uma das donas da concessionária Arteris, que administra nove concessões de rodovias; entre elas a Autopista Fernão Dias e a Regis Bittencourt, e da VLI; antigo braço de logística da Vale.