Carnaval - Época da diversidade cultural e turismo em alta

Carnaval

Carnaval

Festa que mobiliza os 4 cantos do Brasil

Carnaval – O Carnaval é um período de festas populares realizadas durante o dia e à noite. As comemorações ocorrem todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, começando no sábado e estendendo-se até a Terça-feira de Carnaval.

As celebrações carnavalescas terminam na Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma — período de 40 dias que segue até a Sexta-feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

As festas de Carnaval são adaptadas de acordo com a história e a cultura local. Em geral, as pessoas dançam, comem e bebem alegremente em festas, bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos, escolas de samba, trios elétricos e até na própria rua.

Brasileiros e turistas que querem aproveitar as festas mais famosas do Carnaval brasileiro não podem deixar de conhecer estes lugares:

Rio de Janeiro: o Carnaval do Brasil nasceu e ganhou fama no Rio de Janeiro, tanto é que, além de conhecerem cartões-postais como o Cristo Redentor, muitos visitantes também gostam de viajar à cidade nessa época do ano para presenciarem um dos maiores espetáculos da Terra, as escolas de samba cariocas.

Na cidade, há ainda bailes carnavalescos, como o realizado no tradicional Hotel Copacabana Palace; que costuma ter entre os convidados personalidades famosas. Na ocasião, as pessoas vão fantasiadas.

São Paulo: a maior cidade econômica do Brasil também comporta escolas de samba. Além disso, há carnavais de rua, especialmente em bairros mais boêmios, como a Vila Madalena.

Salvador: para quem não se importa em ficar horas a fio dançando no meio da rua sob o som comandado por artistas em trios elétricos; a cidade é o destino certo. Estima-se que participem do Carnaval de Salvador cerca de duas milhões de pessoas.

Pernambuco: Recife e Olinda também são tradicionais cidades carnavalescas. Entre seus destaques, estão os bonecos gigantes de diversos artistas, como Elvis Presley, David Bowie, Chacrinha, Rita Lee e até a turma do Chaves.

Minas Gerais: as cidades históricas e universitárias de Minas Gerais, como Ouro Preto, São João del-Rei e Diamantina, reúnem milhares de jovens foliões, todos os anos, com os famosos carnavais de rua.

Fonte: Google