Casas e apartamentos para investimento, opção considerada rentável!

Casas e apartamentos para investimento

Casas e apartamentos para investimento

Casas e apartamentos para investimento

Uma das maiores vantagens de investir em imóveis é a segurança

Casas e apartamentos para investimento é uma decisão importante. Escolher qual investimento fazer é uma ação que envolve bastante planejamento e dedicação. Especialmente, se a escolha for investir em imóveis no Brasil.

Uma das maiores vantagens de investir em imóveis é a segurança. Por representar um patrimônio físico, o imóvel não pode ser confiscado, como é possível para outros tipos de investimento. No caso de um imóvel comercial ou residencial em uma boa localização, a renda é quase certa e vitalícia.

Outra vantagem observada é que imóveis, mesmo em tempos de crise, não se desvalorizam tanto quanto outros investimentos. Por isso, podem ser considerados casas e apartamentos para investimento bastantes atraentes, inclusive, por representarem diversificação no tipo de investimento, o que é apontado por planejadores financeiros como uma boa prática.

Imóveis também acompanham os valores de inflação, sendo reajustados a qualquer mudança de cenário. Além disso, bens imobiliários não perdem o valor ao longo dos anos. Com a valorização do terreno ou prédio, o aluguel é uma boa alternativa para aumentar o retorno do investimento e os ganhos de capital com o imóvel.

Quase sempre as pessoas pensam em investir em imóveis residenciais. Contudo, é possível adquirir salas comerciais, galpões e terrenos. Ou seja, você pode diversificar os tipos de edificações em sua carteira e diluir seus riscos, mesmo se decidir alocar 100% de seu capital apenas em prédios.

 

Quero comprar um imóvel, o que devo avaliar?

Se você ainda acredita que vale a pena investir em imóvel existem 3 aspectos básicos que você precisa considerar:

1. Comprar uma residência é diferente de investir

A compra de uma habitação visa o conforto da família, não o ganho de capital. Já o investimento visa lucro. Isso não pode ser confundido na hora de avaliar um imóvel para locação ou venda futura!

 2. Avalie o retorno do investimento ao logo do tempo

Qual o histórico de valorização dos imóveis na região onde você investirá? Esse valor está acima ou abaixo da taxa de inflação do período? Ainda há margem para a valorização do imóvel que você quer comprar?

Existem opções com maior potencial de valorização? Caso o prédio seja alugado, em quanto tempo o aluguel paga os custos de compra e manutenção do bem e passa a gerar lucros? Essas são questões que precisam ser consideradas para fazer um investimento consciente e planejado.

3. Compare com outras opções de investimentos

Se o mesmo valor investido no imóvel fosse aplicado em debêntures, fundos imobiliários ou ações, por exemplo, o lucro obtido seria maior ou menor que aquele gerado pelo aluguel e venda do imóvel?

Se for maior, aja com a razão e faça seu dinheiro trabalhar de forma mais eficiente!