Casas pré-fabricadas - Tipos de construções e suas vantagens

CASAS PRÉ-FABRICADAS – TIPOS DE CONSTRUÇÕES E SUAS VANTAGENS

Casas pré-fabricadas

CASAS PRÉ-FABRICADAS.  TIPOS DE CONSTRUÇÕES E SUAS VANTAGENS

O que são casas pré-fabricadas? Saiba aqui 6 vantagens que você não sabia

As casas pré-fabricadas são construídas a partir de componentes produzidos industrialmente numa fábrica, que são transportados e montados no local onde deve da construção. Essas casas seguem projetos padronizados e podem ser feitas com diversos tipos de materiais, como concreto, madeira e aço.

Essa forma de produção não é a mais utilizada para a construção de residências no Brasil, mas o mercado de casas pré-fabricadas está em crescimento no país. A tendência é que ele cresça ainda mais à medida que as pessoas aprenderem quais são os benefícios desse tipo de construção.

Agora, quais são os tipos de materiais que existem para construir uma casa pré-fabricadas?

São eles: madeira (o mais tradicional), alvenaria e blocos de concreto.

Veja a seguir algumas das principais vantagens no uso de casas pré-fabricadas para a construção de residências:

1 – Construção RÁPIDA

Esta é uma das maiores vantagens desse tipo de construção. Depois da chegada dos painéis para as paredes e lajes no local da construção, a montagem é realizada de forma muito mais rápida do que nas construções tradicionais de alvenaria.

A redução no tempo de construção pode ser de dois a três meses. Uma casa pré-fabricada de 40m², por exemplo, pode ser finalizada em 30 dias, ao passo que uma casa de alvenaria levaria até 90 dias para ficar pronta.

2 – Imensa variedade de projetos

As empresas que trabalham com esse tipo de construção oferecem várias opções de projetos para seus clientes. Além de poder escolher entre diferentes tipos de materiais de construção, os clientes podem optar por tipos de laje, modelos de painéis para paredes, portas, janelas, pisos e pinturas.

3 – Mais controle no valor gasto em obra

As peças das casas pré-fabricadas são padronizadas, fazendo com que seja possível definir com precisão tudo aquilo que precisa ser comprado para a montagem da casa. Dessa forma, o orçamento total da obra pode ser determinado antes mesmo de seu início. Evitando que despesas inesperadas surjam durante a construção.

Outra vantagem dessas construções é a economia com a mão de obra. Os painéis são feitos para se encaixar com facilidade, o que reduz a quantidade de horas de trabalho necessárias para a execução do projeto. Mesmo incluindo o tempo de fabricação das partes antes da montagem, o gasto com a mão de obra é menor do que nas construções com alvenaria.

4 – Rapidez nas autorizações de licenças 

As licenças para a construção de casas pré-fabricadas podem ser obtidas com mais velocidade e menor custo. As casas que seguem os mesmos modelos terão documentações muito parecidas. Diminuindo o tempo e os custos para a elaboração dos pedidos de autorização de construção para a prefeitura.

5 – Acabamento com qualidade na construção

O fato de as casas pré-fabricadas terem seus painéis produzidos numa fábrica fora do local da construção. Faz com que a qualidade do produto final seja bastante elevada.

Os locais fechados onde os painéis são construídos garantem que eventuais condições climáticas adversas não estraguem os materiais de construção. Além disso, a produção padronizada dos componentes da casa faz com que as variações de qualidade entre eles sejam praticamente eliminadas.

6 – Faz parte de um projeto sustentável

O sistema de fabricação industrial permite, além do aumento da qualidade final do produto, que os desperdícios de água e energia na construção sejam reduzidos. Outra vantagem do ponto de vista da sustentabilidade é a redução da quantidade de resíduos produzidos na construção da casa.

As casas pré-fabricadas vieram para racionalizar a construção civil. A redução do tempo de construção é a vantagem que mais chama atenção, mas a construção padronizada de casas traz. Outras grandes vantagens, como o aumento da qualidade do produto final. O controle dos gastos, a facilidade na obtenção de licenças e o respeito ao meio ambiente. Tudo isso sem acabar com as possibilidades de personalização das residências.