Cobertura Barra da Tijuca AV Lúcio Costa

Cobertura Barra da Tijuca AV Lúcio Costa

Cobertura Barra da Tijuca AV Lúcio Costa

Cobertura Barra da Tijuca AV Lúcio Costa, origem do plano urbanístico da Barra.

Cobertura Barra da Tijuca AV Lúcio Costa, um ponto marcante do desenvolvimento e planejamento da Barra da Tijuca, aconteceu durante a gestão do governador Negrão de Lima, quando este governava o antigo estado da Guanabara. Nesta época foi encomendado ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa um plano para a área. Lúcio Costa, para quem ainda não sabe, é o mesmo autor do “Plano Piloto de Brasília”. Assim, foi no ano de 1969 que Lucio Costa concebeu um outro “Plano Piloto” para a Barra da Tijuca.

Cobertura Barra da Tijuca AV Lúcio Costa

Entre a segunda metade do século 20, até meados da década de 1970 muitos moradores de classe média do Rio compravam terrenos de loteamentos no local com expectativa de valorização futura, geralmente com fins de investimento, já que a área era de difícil acesso para quem trabalhasse no centro do Rio, Zona Sul o Zona Norte.

Muitas empresas incorporadoras e do ramo de construção civil também possuíam enormes áreas, aguardando a posterior valorização para a construção de condomínios.

Novas Estradas e Túneis Permitiram o Desenvolvimento Urbano após 1970 na Barra

Paralelamente ao plano urbanístico, novos caminhos ligando à Barra à Zona Sul do Rio. Como também à Zona Norte foram planejados. Veja sobre os caminhos e estradas para a da Barra da Tijuca que permitiram a ocupação urbana da região.

A Urbanização da Orla da Barra

Os trabalhos de urbanização completa da orla, na Av. Sernambetiba (atual Av Lúcio Costa) somente aconteceram durante a administração do Prefeito Marcelo Alencar, em sua segunda administração entre 1988-1993.

Foi nesta época que o Prefeito implementou um plano de modernização e reurbanização dos calçadões da orla. Construiu inclusive pistas de ciclovias. Inúmeros quiosques foram implantados em toda a orla da cidade, se estendendo até a Barra da Tijuca, quiosques estes que hoje continuam a fazer parte do cenário local.