Cobertura Cobertura para alugar duplex - área nobre do Rio

Cobertura (moradia)

Cobertura Cobertura para alugar duplex - área nobre do Rio

Cobertura Barra da Tijuca

Cobertura Cobertura para alugar duplex – área nobre do Rio

Cobertura Cobertura para alugar duplex – área nobre do Rio (embora usualmente chamado pelo nome original em inglês Penthouse) é um tipo especial de apartamento que, por estar localizado nos últimos andares de um edifício (piso superior), costuma ser mais caro e luxuoso, com taxas condominiais e tributos mais elevados.

 

História

As coberturas foram desenvolvidas a partir do início do século XX, sendo relacionadas à distribuição da energia elétrica e ao uso do elevador, que proporcionou um acesso mais rápido aos andares mais altos dos edifícios.

Na década de 1920 cidades como Nova Iorque começaram a elaborar projetos para aproveitar os espaços superiores de edifícios com vistas panorâmicas da cidade, exemplo do Plaza Hotel, que possuía vista para o Central Park. Com o passar dos anos outras localidades incorporaram estas luxuosas áreas em seus projetos.

Definição

Na arquitetura, o termo cobertura é utilizado para referir-se a uma estrutura sobre o telhado de um edifício. Normalmente, é um imóvel sem outro igual naquele edifício, ocupando um espaço de dois ou mais apartamentos em relação aos outros dos andares inferiores.

Alguns edifícios, entretanto, possuem uma área chamada terraço, de acesso comum aos moradores, que pode ser restrito ou não. Em prédios sem elevadores, o apartamento do último andar costuma ser desvalorizado em função da necessidade de subir vários lances de escada. Em edifícios comerciais essas áreas podem ser usadas por restaurantes, como o Terraço Itáliaem São Paulo.

Por vezes, uma cobertura pode possuir características que aumentam ainda mais sua aura de luxo, não encontrados na maioria dos apartamentos do edifício, como: vista panorâmica (se não houver muitos edifícios próximos, melhor ainda), elevador privativo, maior uso da luz natural, apresentar mais de um pavimento (se forem dois, a cobertura é duplex; se três, é triplex), piscina, jardim, jacuzzi, janelas de grandes dimensões, churrasqueira, terraço, lareira, dentre outras facilidades.

Esses imóveis geralmente são encontrados em bairros nobres, localidades que permitem fácil acesso à escolas, hotéis, restaurantes e shopping centers. Um exemplo seria encontrar esses imóveis na Barra da Tijuca

 

Cobertura

cobertura é um apartamento que fica no topo da construção. Esses apartamentos começaram a ser desenvolvidos para aproveitar o espaço superior de prédios com visão panorâmica da cidade.

É uma opção de moradia de alto valor agregado.

De acordo com a pavimentação, a cobertura pode se classificar como:

  • Cobertura duplex: ocupa dois andares em vez de um só. Nesse caso, pode dispor de elevador privativo ou de escada entre os dois andares;
  • Penthouse: não possui divisão interna de ambientes e, normalmente, ocupa toda a parte superior do edifício;
  • Cobertura triplex: ocupa três andares e, normalmente, dispõe de elevador privativo entre os andares.
  • Outra vantagem é que existe pouca poluição sonora.

 

Duplex e triplex

Cobertura Cobertura para alugar duplex – área nobre do Rio

Os duplex são apartamentos que ocupam dois andares.

Os apartamentos duplex costumam ser divididos entre áreas sociais (sala de estar, cozinha etc.) em um andar e áreas privadas (quartos, banheiros etc.) em outro, o que permite que o proprietário planeje eventos sem que os convidados invadam sua privacidade.

Já os triplex são apartamentos que ocupam 3 andares no edifício, e também podem estar em qualquer nível do prédio. O tríplex também possui a divisão entre as áreas privadas e sociais, mas com a adição do terceiro andar, que, normalmente, é usado como área de serviço e lazer, podendo dispor de piscina, playground privado etc.

Além disso, geralmente esses apartamentos possuem mais privacidade do que os apartamentos padrão. Cobertura Cobertura para alugar duplex – área nobre do Rio