Como aproveitar a quarentena para fazer manutenções em sua casa

Como aproveitar a quarentena para fazer manutenções em sua casa

Como aproveitar a quarentena para fazer pequenas manutenções em sua casa

Como aproveitar a quarentena para fazer manutenções em sua casa – Estamos em período de quarentena, e essa mudança brusca na rotina deixou muita gente sem saber o que fazer.

Durante a semana, as pessoas estavam habituadas a sua rotina de trabalho e estudos, o que foi possível manter graças ao home office e aos estudos EAD. 

Por outro lado, muitas pessoas não puderam manter sua rotina dessa maneira.

Sendo assim, a ociosidade afetou boa parte da população, e o que no início parecia ser fácil, agora está se tornando mais difícil devido a falta de costume em passar tanto tempo em casa.

Nas férias e aos finais de semana, muita gente aproveita para cuidar da casa e colocar tudo em dia, e isso pode ser feito também na quarentena.

Diante de um cenário de incertezas relacionadas a muitas coisas, como o fim da pandemia e a volta da rotina, é primordial manter a cabeça ocupada e o corpo em movimento. E por que não fazer isso cuidando da manutenção do lar?

Se a orientação é ficar em casa e só sair para necessidades extremas, como ir ao supermercado, farmácia e hospital, neste artigo, trazemos algumas dicas para você cuidar da residência e proteger-se do vírus.

Importância de manter o corpo e a mente em movimento

Em razão do novo coronavírus, as autoridades de saúde decretaram período de quarentena em grande parte do País. Isso tem gerado muita ansiedade naqueles que estão confinados em suas casas.

Em uma rotina comum, como a que tínhamos antes, a ansiedade era facilmente controlada quando cumpríamos nossos compromissos.

Afinal, antes da pandemia, as pessoas estavam habituadas a uma rotina intensa e rápida, e passar tanto tempo em casa não era comum.

Nos primeiros dias, a internet era o suficiente para que todos se sentissem bem e ajudava o tempo passar. No entanto, este período se estendeu e a tendência é que ele aumente ainda mais.

Por isso, é fundamental que as pessoas encontrem atividades que ocupem a mente e o corpo, pois mesmo que você leia um livro por dia, o organismo precisa se movimentar para manter-se saudável.

Para isso, as principais dicas são:

  • Leitura;
  • Exercícios físicos;
  • Aprender algo novo;
  • Assistir filmes e séries;
  • Cuidar da manutenção da casa.

Muitas pessoas têm, de fato, dedicado seu tempo à leitura, à prática de exercícios físicos e outras atividades. Mas o cuidado e a manutenção da casa podem trazer muitos benefícios como a mente ocupada, corpo em movimento e um imóvel em ordem.

Dicas de manutenção simples para imóveis

Se o ideal é manter mente e corpo ocupados durante o período de quarentena, por que não dedicar esse tempo àquelas manutenções simples, mas muito importantes?

Desde trocar um disjuntor para chuveiro 220v até pequenas reformas, você pode aproveitar para fazer nesse período. 

Assim, quando a rotina voltar ao normal, seu imóvel estará de cara nova. E dentre as principais dicas, temos:

1 – Criar um planejamento

Antes de começar a fazer qualquer coisa, é importante planejar tudo àquilo que precisa ser feito no imóvel. Uma boa dica é criar um calendário, para manter tudo sob controle.

Portanto, comece listando aquilo que você mesmo pode fazer em sua casa, como comprar fachada moderna tietê. É possível fazer isso sem sair de casa, por meio da internet.

Depois, separe cada item dessa lista dentro de uma periodicidade. Em tempos normais, isso poderia ser dividido em meses, mas como estamos falando de um período de isolamento, os itens podem ser divididos por dias.

Algumas das atividades que podem ser incluídas na lista são:

  • Limpeza de eletrodomésticos;
  • Verificação de utensílios;
  • Cuidados com a geladeira;
  • Limpeza profunda de dispensa.

Essas atividades simples podem ser divididas entre todos os membros da família, dessa forma, todos podem se manter ocupados.

2 – Limpeza e enceramento de pisos

Para evitar o ressecamento de pisos, é importante limpá-los e encerá-los com certa frequência. Com a correria do dia a dia, quem não pode contar com uma diarista, precisa arcar com esse cuidado sozinho.

Durante o período de quarentena, é possível realizar essa tarefa. 

A cera protege e dá brilho ao piso de madeira, evitando seu ressecamento e descascamento que, além de prejudicarem a aparência do piso, podem te levar a precisar trocá-los.

Substituir o piso envolve reforma e gastos maiores, por isso, é importante cuidar bem deles para evitar esse problema.

Mas antes de comprar os produtos para essa manutenção, pesquise com cuidado aqueles que são mais indicados para o modelo de piso que você tem em casa.

Usando o tipo de produto certo, sobra tempo para cuidar de outros assuntos importantes, como procurar uma chave codificada para o carro.

3 – Revisão do sistema hidráulico

O sistema hidráulico da residência deve ser revisado mensalmente, mas por conta da correria do dia a dia, isso era difícil. 

Nesse momento de recolhimento, é ainda mais importante verificar isso, afinal, mais pessoas estão em casa usando diariamente chuveiros e descargas, entre outros equipamentos que exigem o uso de grande quantidade de água.

Se necessário, realize a limpeza de canos, principalmente aqueles ligados a descargas, pias e onde costumam acontecer a maioria dos problemas.

Essa atitude impede transtornos futuros como entupimentos, vazamentos e até rompimento de tubulação. Como consequência, a conta de água pode ficar mais cara.

4 – Pintar as paredes

Além de procurar por materiais importantes como grampeador tapeceiro, caso precise, é importante atentar-se à pintura do imóvel.

Esse cuidado previne descascamentos e renova a aparência do ambiente. Mas para fazer isso, é importante estar atento à presença de rachaduras.

Caso sejam encontradas, é necessário se certificar se são superficiais ou mais profundas. Se for necessário, entre em contato com um profissional, assim que a quarentena acabar.

A renovação da pintura deve ser feita a cada 2 anos, e isso é tão importante quanto o adesivo quadro branco. Mas lembre-se que, no caso de surgimento de infiltrações ou rachaduras, isso deve ser feito o quanto antes.

5 – Manutenção do sistema elétrico

Fazer a manutenção do sistema elétrico é indispensável, tanto para garantir seu bom funcionamento, quanto para a segurança dos moradores. Além disso, ela evita surpresas na conta de luz.

Cuidar da aparência do imóvel, contando com materiais de qualidade como saco de gesso é importante. Mas também é preciso estar atento à lâmpadas que piscam muito, fios desencapados ou tomadas com alta descarga de energia.

São problemas simples que você mesmo pode resolver, mas isso deve ser feito o mais rápido possível para evitar choques, curtos-circuitos e problemas nos aparelhos eletrônicos.

O ideal é que essa manutenção seja feita anualmente, de maneira preventiva. Portanto, neste período de quarentena, você pode aproveitar para garantir a segurança e o bom funcionamento da rede elétrica de seu imóvel.

6 – Evitar empoçamentos e infiltrações

As infiltrações, além de prejudicarem o imóvel, tanto estetica quanto estruturalmente, também podem trazer danos à saúde de toda a família.

Quando elas acontecem no teto, acabam desgastando a estrutura da laje. Durante o período de confinamento, procure impermeabilizar esses locais. Outra dica é verificar calhas e realizar a sua limpeza.

O acúmulo de sujeiras como as folhas impede o escoamento de água e pode formar poças. Estas podem prejudicar todo o imóvel, exigindo, algumas vezes, uma pequena reforma.

7 – Revise as ferramentas

Algumas ferramentas, como uma furadeira de alto impacto, são importantes e precisam estar presentes em qualquer residência.

Por isso, esse é o momento para verificar se você possui todas as ferramentas necessárias para o cuidado de manutenção do imóvel.

Caso esteja faltando algum item, é possível comprá-lo pela internet, ou seja, sem precisar sair de casa.

8 – Verifique os itens de segurança

Prezar pela segurança nunca é demais, e quanto mais pessoas em casa, mais acidentes domésticos podem acontecer.

Por garantia, verifique o funcionamento de câmeras, alarmes, e substitua rapidamente itens que estejam desgastados e não apresentem mais a mesma proteção.

Pela internet é possível comprar porta corta fogo e muitos outros materiais essenciais para a segurança dos imóveis de todos os tipos.

Conclusão

O período de quarentena é uma novidade para a maioria das pessoas, isso porque ninguém imaginava que essas seriam as consequências causadas pela pandemia do coronavírus.

No mundo todo, a população se questiona, e é tomada por dúvidas e incertezas que aumentam a ansiedade.

Por isso, a melhor saída é manter a cabeça ocupada, além de encontrar uma tarefa que movimente o corpo. 

Quando cuidamos de nossa casa, seja uma pequena limpeza ou uma manutenção mais detalhada, colocamos mente e corpo para trabalhar.

Isso faz o tempo passar mais rápido, e deixamos de nos preocupar com algo que não sabemos ao certo como irá se desenrolar. Por isso, é importante cuidar bem da saúde ficando em casa, mantendo o lar sempre em ordem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

One Comment

  1. Pingback:DICA #8 | CUIDE DO SEU LAR – Portal de bem com a vida

Comments are closed.