Como decorar seu imóvel com pallets

Como decorar seu imóvel com pallets, dicas de decoração sustentável

Pronto para deixar a decoração com a sua cara?

Como decorar seu imóvel com pallets – Descubra como decorar com pallets pode ser ao mesmo tempo econômico, sustentável e extremamente charmoso

Como decorar seu imóvel com pallets – Criados na Segunda Guerra Mundial para ajudar no transporte e armazenamento de carga, os pallets surgiram como a solução perfeita graças à sua possibilidade de empilhamento e facilidade de logística.

Como reduzem a mão de obra e economizam tempo na hora de carregar e descarregar produtos, passaram a ser adotados ao longo do tempo por empresas de todos os ramos – só que, hoje, após o descarregamento, apenas 10% deles são reaproveitados.

Desperdício de madeira, desrespeito com a natureza? De certa forma, já que a maioria absoluta é feita de madeira de eucalipto e pinus de reflorestamento. No entanto, logo as cabeças mais criativas do mundo da decoração criaram alternativas muito bacanas para decorar com pallets, tornando os ambientes mais bonitos e sustentáveis.

Veja como decorar com pallets e inspire-se para deixar o seu cantinho ainda mais especial.

Decore sua sala reutilizando pallets

Cansado daqueles móveis prontos, sem personalidade e que você encontra igual na casa de seus amigos? Claro, afinal a casa deve refletir a sua personalidade, por isso fuja das soluções industrializadas. Uma boa opção é criar pontos de atração na decoração com os pallets, uma forma bonita, original e econômica de decorar.

Uma das vantagens dos pallets é a sua versatilidade. Eles podem ser usados crus ou pintados com a sua cor favorita. Se a escolha for a primeira opção, não esqueça de lixá-lo levemente para retirar qualquer possível farpa e passar duas ou três camadas de verniz fosco ou brilhante (de acordo com o seu gosto) para a proteção da madeira. Agora é só soltar a imaginação

Mesa de centro feita de pallet

Para fazer uma mesa de centro, por exemplo, basta um único pallet, que você pode conseguir por menos de R$30,00 em casas de reciclagem ou até de graça em alguns mega mercados e feiras.

Pinte ou envernize a unidade, coloque quatro rodízios grandes à guisa de pés para deixar a mesa um pouco mais alta e aumentar sua mobilidade. Depois basta colocar um vidro como tampo e sua mesa está pronta.

Se gostar dela um pouco mais alta, basta empilhar dois ou mais pallets, mas nesse caso é bom prender um no outro para aumentar a segurança. Você ainda pode utilizar os vãos para colocar objetos de decoração, como acessórios, livros, velas etc.

 

 

Tenha um sofá do jeito e do tamanho que você quiser feito com pallets

Outra dica para decorar casa reutilizando pallets é fazer um sofá para a sala ou home theater, por exemplo. A vantagem, nesse caso, é que você pode adaptá-lo ao tamanho que quiser, tanto em relação à altura, empilhando pallets, quanto ao comprimento (colocando mais unidades lado a lado). As possibilidades são muitas, podendo, inclusive, criar um sofá com chaise long.

Para o encosto, use também pallets com dobradiças para encontrar o ângulo mais confortável para receber os amigos ou ver filmes. Use futons coloridos para deixar seu sofá de pallets ainda mais confortável.

 

Decoração do home office reutilizando pallets

A solução tem sido muito usada por diversas empresas amigas do meio ambiente, mas você também pode levar essas ideias para o seu home office. Há várias formas de fazer uma escrivaninha de pallets, por exemplo.

Como eles são encontrados em diversos tamanhos e formatos, você pode escolher um pallet grande, comprido, e colocá-lo sobre uma base de mesa ou cavaletes. Essa ideia também serve para produzir uma mesa de jantar.

Por outro lado, é possível criar designs únicos, prendendo os pallets na parede à altura de uma desktop, ou criando degraus com pallets em desníveis formando um dos pés, com o tampo apoiado em uma base comum no lado oposto.

Complete a decoração com pufes feitos com três palletes e uma almofada grossa ou futon. Lindo, orginal e barato.

 

 

Veja como usar pallets de forma charmosa no quarto

Esse verdadeiro coringa da decoração cria opções muito bonitas e charmosas também no quarto. O melhor é que nem é preciso experiência com marcenaria para conseguir um efeito encantador.

Um bom exemplo é a cama feita de pallets. Basta unir vários deles para fazer uma base e colocar outros na vertical para montar a cabeceira. Simples? Bastante, e muito bonito também, principalmente se você seguir algumas dicas.

Uma delas é deixar a base mais larga do que o colchão, criando um moldura no entorno. O efeito é simplesmente encantador.

Outra opção para a decoração com pallets do quarto ou em qualquer outro lugar do apartamento, é fazer uma combinação com móveis provençais. Você pode, por exemplo, aproveitar os pés de uma mesa ou aparador do tipo e usar o pallet como tampo.

 

 

Cozinha, varanda, jardim: use a imaginação e crie a sua decoração com pallet

São inúmeras as opções para decorar sua casa com pallets em todos os cômodos e ambientes. Na cozinha, por exemplo, crie uma ilha de cocção com oito ou dez pallets empilhados e presos uns aos outros. A vantagem é que você pode fazer do tamanho que quiser, de forma a abrigar cooktop e até pia. Nos vãos coloque utensílios de cozinha e objetos de uso mais constante.

Essa ideia, por exemplo, também vale para varandas e espaços gourmet. A dica, nesse caso, é fazer duas ilhas de pallet – uma com fogão e pia e outra com churrasqueira e bancada – unidas por uma mesa no meio.

Isso sem falar em todo o material de apoio que pode ser criado com os pallets, inclusive no jardim – ou criando um jardim vertical na sua sala ou sacada, por exemplo. Neste caso, bastam um ou dois pallets presos na parede.

Eles tanto podem servir de suporte com ganchos para vasos, como cantoneiras para a colocação direta de plantas em seus vãos forrados com plástico e preenchidos com terra. Para quem gosta de alimentos fresquinhos, ele são uma excelente ideia para a criação de pequenas hortas em apartamento, também.

Na área externa, é possível fazer gazebos, balanços, bancadas, bancos, mesas e até adegas para receber os amigos e deixar a vida passar da melhor forma que há: com as pessoas que você ama na casa que é a sua cara.