Como evitar gastos em reformas fazendo manutenções em sua casa

Como evitar grandes gastos em reformas fazendo manutenções preventivas em sua casa

Como evitar grandes gastos em reformas fazendo manutenções preventivas em sua casa

Como evitar grandes gastos em reformas fazendo manutenções preventivas em sua casa – Realizar manutenções preventivas no seu imóvel pode ser a maneira mais econômica de manter a sua casa em ótimas condições e desfrutar de um local mais confortável.

Assim como no caso dos automóveis, as residências precisam passar por ajustes periódicos, para que os elementos presentes em sua estrutura possam ser substituídos e mantenham o bom funcionamento do ambiente.

Apesar de muitos proprietários ainda não dispensarem a devida atenção a esse tipo de necessidade, a manutenção de um imóvel precisa ser realizada para que problemas maiores sejam evitados.

Nesse sentido, vários itens utilizados na estruturação da casa possuem vida útil e precisam ser substituídos para que não apresentem falhas de funcionamento. 

Além disso, o uso cotidiano de alguns elementos também é responsável por desgastar essas peças.

Isso vai desde uma borracha para vedação de instalações hidráulicas até uma tela de proteção para gatos, que possuem recomendações de manutenção e troca, de acordo com o manual do fabricante desses produtos.

Desse modo, é crucial que se esteja sempre atento para as diferentes estruturas do imóvel, como uma forma de diminuir os imprevistos e os gastos com esses tipos de ajustes.

Por isso, se você é proprietário de uma casa e deseja evitar grandes gastos com reformas, siga na leitura deste artigo e conheça algumas manutenções preventivas que podem ser essenciais para o seu imóvel.

A importância da manutenção preventiva

Cuidar de uma casa exige bastante atenção e disposição. Os donos de imóveis devem estar sempre atentos às demandas que surgem no local, que são importantes para manter os ambientes em bom funcionamento.

Isso pode ser visto desde a troca de uma telha que possa estar apresentando uma pequena rachadura em sua superfície, até a limpeza de ar condicionado que vai garantir maior conforto nos cômodos da casa.

Em um imóvel, existe uma série de elementos que podem apresentar problemas, dos mais variados gêneros. 

Seja por falta de ajuste, ou seja por um dano permanente, os diferentes itens encontrados em uma casa precisam ser revisados periodicamente.

Os dois principais tipos de manutenções domésticas são a manutenção corretiva e a preventiva.

Na manutenção corretiva é feito o reparo de algum dano ocorrido na casa. Geralmente, esse tipo de ajuste demanda um maior investimento financeiro, já que o problema normalmente vai gerar uma avaria no local.

No caso da manutenção preventiva, qualquer possível ajuste que precise ser realizado é aplicado antes do agravamento de uma situação, evitando que custos mais altos sejam envolvidos.

A prevenção sempre é o melhor método de solucionar possíveis problemas, mesmo que eles ainda não tenham acontecido.

Muitas organizações de eventos, por exemplo, optam pelo aluguel de gerador de energia para situações onde haja uma queda de energia, evitando prejuízos.

Por isso, é possível perceber que a manutenção preventiva do seu imóvel pode ser o melhor caminho para que a sua residência esteja sempre em perfeitas condições.

Dicas de manutenção preventiva para a sua casa

Depois de entender mais sobre a importância da manutenção preventiva para um imóvel, é preciso conhecer algumas possíveis ações que podem ajudar na conservação da sua casa.

Entre as principais áreas que devem ter uma análise de rotina como método preventivo de manutenção, podemos elencar:

  • O sistema hidráulico;
  • O sistema elétrico;
  • As paredes e os pisos;
  • O telhado;
  • As esquadrias.

Manutenção do sistema hidráulico

O sistema hidráulico de uma casa é bastante complexo. Ele envolve desde as torneiras do imóvel até chuveiros, ralos e descarga.

Uma instalação bem-feita tende a durar muitos anos, mas é sempre preciso que ela seja submetida a uma análise periódica, que pode encontrar possíveis vazamentos nas tubulações.

Essa inspeção é indicada tanto para residências quanto para empresas, onde sempre há maiores quantidades de terminais de distribuição de água.

Um exemplo disso são os grandes escritórios, onde sempre há uma maior concentração de pessoas. 

Normalmente, esses locais contam com divisória de banheiro, dada a quantidade de sanitários presentes, além de várias torneiras instaladas no mesmo ambiente.

Por isso, em locais onde há uma utilização mais recorrente, o intervalo entre as manutenções de prevenção deve ser sempre menor, justamente para prevenir contratempos  de maiores proporções.

Pequenos vazamentos podem ser solucionados com a troca de elementos de borracha presentes na instalação, além de outros pequenos acessórios simples, que podem evitar infiltrações em diferentes cômodos da sua casa.

Sendo assim, é indicado contratar um profissional qualificado para uma revisão do sistema hidráulico da sua casa, de modo a saber como está a estrutura completa dos encanamentos.

Manutenção do sistema elétrico

O sistema elétrico de uma residência é formado por toda a fiação da casa, que distribui a energia nos diferentes cômodos do local.

Tão importante quanto o sistema hidráulico, é sempre importante verificar como está o funcionamento da instalação.

Por se tratar de equipamentos que exigem conhecimento técnico, é indicado que se recorra a um eletricista que possua os equipamentos corretos para analisar os diferentes pontos de energia da sua casa.

Verificar se está ocorrendo sobrecargas de energia pode ser fundamental para manter os seus aparelhos eletrônicos em pleno funcionamento.

Isso porque receber uma carga além do necessário pode ocasionar curto-circuito, e queimar os seus equipamentos domésticos, o que pode gerar um grande prejuízo.

Sendo assim, realizar a medição e trocar os fusíveis no momento indicado são algumas das recomendações de manutenção preventiva.

Manutenção de paredes e pisos

As paredes e pisos são as principais superfícies de um imóvel. Por isso, é de grande importância que eles estejam sempre em boas condições, evitando a desvalorização da casa.

Nesse caso, é indicado verificar sempre possíveis trincas e infiltrações, que podem prejudicar a estrutura do seu imóvel.

Outra possibilidade é o descolamento de alguns azulejos ou revestimentos, que geralmente acontece após um longo período de uso.

Isso pode ocorrer tanto na parte interna do imóvel quanto na calçada. Por isso, muitos proprietários optam por instalar meio fio de concreto, por serem produtos com maior resistência e durabilidade.

Quando há o descolamento do piso, é indicado remover o rejunte antigo, para que a peça pode ser recolocada e, assim, receber uma nova camada do produto.

Para que as paredes da sua casa estejam sempre bem cuidadas, é indicado recorrer aos serviços de pintura externa de casas, além de manter as paredes internas do imóvel sempre limpas e, periodicamente, passar uma nova camada de tinta, que devolve uma aparência mais bonita ao local.

Essas manutenções preventivas podem fazer com que a sua casa permaneça bem cuidada e valorizada.

Manutenção do telhado

Apesar de ser um item feito para resistir por vários anos, o telhado é muitas vezes uma das áreas mais esquecidas pelos proprietários.

É válido ressaltar que o telhado é responsável por proteger grande parte da estrutura da casa e, sendo assim, merece uma atenção especial.

Alguns tipos de cuidados preventivos podem ser a remoção de telhas que apresentam desgastes comuns, como trincas ou rachaduras, substituindo-as por peças novas.

Além disso, é indicado realizar a limpeza do telhado periodicamente, removendo o acúmulo de folhas ou de outras substâncias que possam prejudicar o escoamento da água da chuva, evitando infiltrações nas paredes do imóvel.

Em residências onde há peças de madeira na estrutura do telhado, é recomendado que se realize o tratamento do material, evitando que cupins e outros insetos prejudiquem o item.

Desse modo, a manutenção preventiva será responsável por fazer com que o telhado da sua casa tenha uma vida útil ainda maior.

Manutenção das esquadrias

As portas e janelas de um imóvel também precisam de manutenções, que podem fazer com que elas funcionem adequadamente.

Por isso, é essencial lubrificar as dobradiças e aplicar produtos que conservem as superfícies das esquadrias, elevando sua vida útil.

Atualmente, muitos proprietários que possuem imóveis com portas ou janelas com superfícies em vidro, optam por instalar algumas proteções extras nesses itens.

A película para vidro de janela é uma dessas proteções, garantindo que ao quebrar, os cacos não se espalhem pelo ambiente, ficando colados na película.

Além disso, algumas películas oferecem redução da entrada de luz no imóvel, assim como a contenção do excesso de calor, que deixam o ambiente mais agradável.

Nesse cenário, é possível perceber a importância da manutenção preventiva para uma residência, já que além de conservá-la bonita por mais tempo, garante que o imóvel seja valorizado.

Além disso, a manutenção preventiva é essencial para evitar grandes gastos para o proprietário, garantindo que problemas maiores possam afetar a estrutura do imóvel.

Sendo assim, se você ainda não realiza esse tipo de procedimento na sua casa, é indicado que você comece o quanto antes, desfrutando de maior economia e de um local mais organizado e com o funcionamento integral. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.