Como Proteger sua casa do Corona, confira dicas.

Como proteger sua casa do coronavírus.

Como Proteger sua casa do Corona

A pandemia do coronavírus trouxe uma série de preocupações para todos. A adaptação das atividades e a implementação de cuidados para evitar a contaminação são as principais ações que precisam ser aplicadas diariamente.

A doença, ainda estudada por diversos cientistas e médicos no mundo todo, está sendo desmistificada aos poucos, ao serem conhecidos os seus possíveis sintomas e tratamentos. 

De fato, a precaução neste momento é necessária para diminuir o número de infectados, possibilitando, assim, um atendimento médico eficiente para todos os contaminados pelo vírus. 

O maior empenho atualmente está no desenvolvimento de uma vacina adequada para a população mundial, tendo uma série de testagens sendo feitas em diversos países. 

Enquanto não há uma medicação eficaz no combate à Covid-19, existem algumas recomendações que devem ser colocadas em prática por todos, ajudando a evitar uma possível infecção pelo vírus. 

Para conhecer alguns dos principais cuidados que você deve ter para a proteção da sua casa do coronavírus, siga na leitura deste artigo e saiba o que fazer para proteger a sua família. 

O que é o coronavírus?

Como qualquer doença nova, a Covid-19 ainda está sendo estudada e se tornando conhecida aos poucos por diversas equipes de saúde e estudiosos ao redor do globo. 

Em geral, o que se sabe é que ela é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, podendo ter pacientes assintomáticos, outros com sintomas leves e também casos graves, onde o infectado precisa receber cuidados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Entre os principais sintomas da Covid-19 estão:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dor de garganta;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade respiratória.

Há ainda outros sintomas, como enjôos ou dor de cabeça, que podem variar de paciente para paciente. 

Por isso, todo cuidado é pouco, de modo que higienizar as mãos, principalmente se estiver usando acessórios como um anel de ouro feminino, é indispensável para evitar o contágio.

Afinal, a transmissão se dá de maneira semelhante a de uma gripe, com um aperto de mão, por gotículas de saliva, espirro, tosse, ou no contato com objetos e superfícies que foram contaminadas. 

Sendo assim, é essencial conhecer algumas dicas que possibilitem um cuidado mais minucioso no dia a dia, podendo prevenir a sua família e garantindo a proteção de todos. 

Dicas para proteger a sua casa da Covid-19

Investir em ações para diminuir as chances de contágio dentro da sua casa é a melhor maneira de evitar a propagação do coronavírus dentro do seu lar. 

Se já era costume realizar a limpeza geral da casa, indo desde a higienização do gesso tabicado da sala até a maçaneta da porta de entrada, esses cuidados devem ser mantidos e feitos com um intervalo de tempo menor, para potencializar a sua segurança.

Conzeça os principais cuidados a seguir.

1. Remova os calçados para entrar em casa

Certamente você já está evitando sair de casa, mas para algumas situações isso é inevitável, como no caso do abastecimento de comida da sua residência. 

Por isso, ao retornar para o imóvel, depois de ter circulado por ruas, pisos de vários estabelecimentos e escada de alvenaria, não se esqueça de retirar os sapatos antes de entrar na sua casa, deixando-os do lado de fora da residência. 

2. Troque as roupas utilizadas fora de casa

Seguindo a mesma lógica dos sapatos, é indispensável que você troque as roupas que foram utilizadas em locais de acesso público. 

Você deve lavá-las com os produtos comuns para higienização das peças. 

O importante é evitar andar com elas dentro de residência, impedindo que possíveis roupas contaminadas circulem pelos ambientes. 

Os acessórios como relógios, brincos, anel de ouro feminino delicado, alianças e pulseiras também precisam ser retirados e higienizados posteriormente. 

3. Lave as mãos 

A principal recomendação dos médicos e especialistas trata-se do cuidado com as mãos. 

Para isso, lave-as com água e sabão até a altura dos punhos, por pelo menos 20 segundos. 

Caso você esteja na rua e não seja possível lavar as mãos após pegar em uma pedra preciosa verde, por exemplo, é indispensável utilizar o álcool gel 70%, levando sempre com você um pequeno frasco do produto para uso em ambientes externos. 

Nas empresas e estabelecimentos comerciais, uma alternativa para garantir a segurança dos clientes é disponibilizar um frasco de álcool logo na entrada da loja, ou sinalizar a existência de um banheiro próximo, para que as pessoas possam lavar as mãos.

4. Higienize o seu celular

Um dos equipamentos que mais temos contato atualmente é o celular. 

Como não poderia deixar de ser, ao realizar atividades fora de casa, o contato com outras superfícies e com o smartphone pode fazer com que ele seja infectado. 

Nesse sentido, é indispensável que você higienize o aparelho ao chegar em casa, garantindo que ele esteja sempre limpo. 

5. Desinfete suas compras e sacolas

Se você foi até uma loja e adquiriu uma balança digital de precisão, ou mesmo se precisou ir até o supermercado para fazer o abastecimento dos mantimentos da sua casa, é importante que você desinfete as compras e sacolas trazidas para casa.

Para isso, utilize um pano com álcool gel ou limpe-as com água e sabão, no caso de embalagens de metal ou plástico. 

Para as frutas e verduras, é possível utilizar uma solução de hipoclorito de sódio, higienizando todos os itens. 

6. Faça a limpeza dos ambientes com maior frequência 

Muitas pessoas puderam adaptar a sua rotina para ficar em casa durante a pandemia, trabalhando em formato home office, por exemplo. 

Mas para quem não conseguiu modificar as suas atividades, o cuidado precisou ser redobrado. 

Nesse sentido, investir na limpeza da residência com maior frequência é fundamental. 

Passar pano no piso e na superfície dos móveis, limpar bem as portas, janelas e maçanetas são algumas das áreas que merecem maior atenção para a prevenção do coronavírus. 

Com isso, é possível reduzir as chances de contaminação dentro da sua casa. 

Se você desejar, pode aproveitar o empenho nas tarefas domésticas para realizar a limpeza do telhado para garagem da sua casa, ou fazer uma lavagem completa do quintal. 

Garantir a higienização dos ambientes e de objetos utilizados em empresas também é uma recomendação para evitar a proliferação do Covid-19 nesses espaços. 

7. Deixar os ambientes mais arejados

Uma das principais preocupações com relação à contaminação pelo coronavírus é a propagação que pode ocorrer em locais com aglomerações e que estejam muito fechados. 

Não à toa, uma das recomendações, em especial para estabelecimentos comerciais, é a de deixar as janelas e portas abertas.

Uma clínica médica de terapia manual, farmácias, supermercados e qualquer outro tipo de espaço onde há grande circulação de pessoas devem evitar o uso do ar-condicionado e dar preferência para a circulação de ar de maneira ampla no local. 

Na sua casa, é importante que você deixe as janelas e portas abertas o máximo de tempo possível, garantindo cômodos mais arejados.

Outros cuidados importantes

Cuidar da casa, evitando que ocorra a contaminação da sua família, é de suma importância para todos. 

Em paralelo a essas ações, que devem ser colocadas em prática na sua residência, não deixe de investir em outros cuidados simples e que podem fazer toda a diferença durante a epidemia do coronavírus. 

Utilize máscaras faciais durante os seus deslocamentos

As máscaras faciais se tornam indispensáveis durante a pandemia. 

Elas podem contribuir para a diminuição de casos, já que cobrem o nariz e a boca, tanto de infectados, como de pessoas que ainda não tiveram a doença. 

Em algumas cidades do país elas já se tornaram obrigatórias, mas vale a pena frisar a importância de utilizá-las sempre que for necessário sair de casa. 

Invista na alimentação saudável

Pessoas saudáveis são menos propensas a adquirir doenças, e a alimentação é um elemento determinante nesse cenário. 

Por isso, não deixe de promover refeições balanceadas e equilibradas na sua casa, garantindo que o corpo receba os nutrientes apropriados para fortalecer a imunidade e melhorar a sua saúde. 

Faça exercícios físicos

O Ministério da Saúde identificou que entre os maiores fatores de risco para os infectados pelo coronavírus estão: a pressão alta, diabetes e obesidade. 

Ou seja, cuidar da manutenção adequada do seu corpo é fundamental para diminuir as chances de ter complicações em caso de infecção pelo Covid-19. 

Para isso, faça exercícios físicos regularmente, mantendo o peso corporal adequado, ao mesmo tempo em que você amplia a sua imunidade e garante mais disposição no dia a dia. 

Os cuidados abordados neste conteúdo podem ser indispensáveis para que você consiga evitar a presença do coronavírus na sua casa e proteger a sua família. 

Mas não se esqueça: ao apresentar os sintomas da doença, procure orientação médica e siga as orientações transmitidas pelo profissional de saúde para ter uma boa recuperação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências:

https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca

 

https://protegervacinas.com.br/blog/coronavirus-quais-cuidados-sao-necessarios-dentro-de-casa/