Comprar terrenos, uma opção de investimento atraente | Muller Imóveis RJ

Comprar Terrenos

comprar terrenos

Comprar terrenos

Vale a pena investir em um terreno?

Comprar terrenos vale a pena? Quando decidimos investir o nosso dinheiro surgem algumas dúvidas: onde colocar a minha reserva financeira? Comprar um imóvel, fazer uma aplicação, deixar na poupança ou comprar terreno? Claro que existem muitas opções, mas tudo depende de quanto você está disposto a investir e do que tem planejado para alguns anos. A questão nesse texto é se vale a pena investir em um terreno e se há possibilidade de retorno futuro. Bom, o mercado imobiliário é sempre uma arma para quem não sabe onde investir e quer algo com baixa volatilidade. E os terrenos não são diferentes.

comprar terrenos

Durante um bom tempo, comprar ou não um terreno era uma questão de ter ou não um teto para morar. Com a expansão imobiliária de edifícios, a tendência a construir uma casa do zero é cada vez menor. Ainda assim, comprar um terreno vai muito além da conquista de um novo lar. Afinal, é possível construir um empreendimento, um negócio, ou mesmo uma moradia para aluguel.

Independentemente da localização, os terrenos têm grande probabilidade de valorização, principalmente se a aquisição for feita em uma área em expansão. Pense que qualquer construção que tiver, ao menos próxima do terreno, já irá valorizar a sua aquisição e lhe render mais dinheiro. Ninguém perde por ter uma padaria ao lado, uma escola na rua de trás ou mesmo alguns empreendimentos numa área próxima. Terreno é valorização.

Dicas para adquirir um terreno

Confira algumas dicas para garantir que está fazendo um bom negócio ao comprar terrenos:

Histórico

Pesquise bem a empresa responsável pelo loteamento do terreno. Veja as referências dos que já foram lançados anteriormente e, se possível, vá visitá-los, para verificar as condições. Loteamentos irregulares geralmente não estão preocupados com o que será construído pelo novo proprietário, portanto, verifique bem a documentação exigida antes de fechar a compra.

Localização

Confira bem a região em que o terreno está situado. Isso vai determinar se ele vai passar por um processo de valorização, ou não. Caminhe pelas ruas e avenidas próximas; veja se a iluminação favorece o local, tanto de dia quanto à noite; observe bem a infraestrutura. Lembrando que terrenos próximos de hospitais, estações de metrô e trem e com bons serviços próximos são mais propensos à valorização (e, via de regra, mais caros).

Irregularidades

É importante ler com atenção a documentação entregue. Verifique também informações junto aos órgãos ambientais (para saber se ele não ocupa uma área de mananciais, por exemplo) e com prestadores de serviços públicos, como as companhias fornecedoras de água e energia elétrica. A matrícula individual também ajuda a sinalizar se a ocupação é regular ou não, porque aponta todo o histórico do bem.

Preços

Sabe aquela velha máxima: o barato sai caro? Então, ela também se aplica no caso de comprar terrenos. Desconfie de preços muito convidativos. Mais uma vez, observe bem o bairro e as condições. Se possível, faça cotações de outros terrenos na mesma região, para ver se o preço é condizente.                                                                                                      Avalie as vantagens e desvantagens e, claro, as condições de compra. Às vezes um valor muito abaixo do mercado pode sugerir um problema futuro. Portanto, fique atento.

Terreno é, sim, uma opção de investimento atraente, porque possui baixo custo com manutenção.