Condomínio Alfa Barra. O Alfa Barra é um grupamento de edifícios...

Condomínio Alfa Barra

Imóvel Alto Padrão

Condomínio Alfa Barra

Condomínio Alfa Barra

Condomínio Alfa Barra. O Alfa Barra é um grupamento de edifícios dividido em dois trechos pela Avenida Ayrton Senna: um deles; do lado leste; compreende quatro torres residenciais, uma de apart-hotel; um centro comercial e uma igreja enquanto na parte oeste existem sete torres residenciais além de uma escola e um clube.

De formas regulares e com predomínio dos cheios sobre os vazios; visível por exemplo na reentrância das varandas, os volumes evidenciam certas características da arquitetura tradicional resgatadas no pós-modernismo.

O Alfa Barra é considerado um dos primeiros condomínios fechados do bairro; um padrão que veio a se tornar frequente na Barra da Tijuca e em áreas de expansão da cidade. Ao mesmo tempo que oferece diversidade de uso, ao aglutinar os usos comercia; e de serviços à tipologia residencial; o acesso ao conjunto é controlado por guaritas e câmeras de segurança.

Condomínio Alfa Barra

BARRA DA TIJUCA

Barra da Tijuca é uma região administrativa situada entre o oceano Atlântico e os maciços da Pedra Branca e da Tijuca, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. É formada em grande parte por ilhas barreiras separadas do continente por um extenso complexo lagunar

“Barra” é um termo que define depósitos de aluvião formados na desembocadura de rios e canais. No caso da Barra da Tijuca, o depósito é formado pelo encontro das águas do conjunto de lagoas da região (entre as quais, a Lagoa da Tijuca) com o Oceano Atlântico, através do Canal da Joatinga. “Tijuca” é um termo de origem tupi antiga que significa “água podre”, “charco”, “pântano”, através da junção dos termos ty (“água”) e îuka (“podre”).

A Barra da Tijuca foi alvo da intensificação de investimentos; pelo governo devido a ter sido sede da maioria das; competições dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Devido a ser a parte mais moderna da cidade do Rio de Janeiro, a Barra abriga espaço suficiente para permitir a implantação das estruturas dos jogos olímpicos de 2016.