Condomínio de casas Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Condomínio de casas Barra da Tijuca

Casas e coberturas na Barra da Tijuca

Condomínio de casas Barra da Tijuca

Morar em condomínio fechado te suas vantagens, segurança, área de lazer entre outros

Condomínio de casas Barra da Tijuca – Morar em condomínio tem suas vantagens: acesso a bens comuns como salão de festas, piscina, academia e garagem. Mas exige dos moradores o respeito às regras e o conhecimento dos seus direitos. Antes de escolher morar em um condomínio, verifique se favorece seu estilo de vida!

O condomínio

Segundo a legislação brasileira, o condomínio acontece quando há o domínio de várias pessoas sobre um bem. Os condomínios para morar são uma formação em que pessoas desfrutam de áreas em comum do imóvel, como elevadores, garagem, jardim e salão de festas.

A lei prevê o condomínio vertical, formado por diversos apartamentos em um edifício, e o horizontal, bastante popular hoje no país. Pela lei, um condomínio não precisa ser formado por residências – as lojas de um shopping também formam um condomínio.

Tecnicamente, o condomínio oferece um sistema de compartilhamento de benefícios que, se forem buscados sozinhos, sairiam mais caro para cada morador. Quanto sairia a mais o aluguel ou a compra de um imóvel com piscina, salão de festas e uma academia pronta? Quanto sairia a mais na sua despesa mensal portaria 24h, serviços de limpeza pesada e jardinagem? Quando se vive em condomínio, é possível usufruir de tudo isso pagando uma parcela mensal.

Regras do condomínio

Uma vez estabelecido o condomínio, são criadas regras para determinar direitos e deveres dos moradores. Cada condomínio tem suas particularidades, mas as regras costumam determinar:

  • Horários de mudança: Em condomínios menores, os horários de mudança costumam ser mais flexíveis. Agora, em grandes condomínios, aonde praticamente há uma mudança acontecendo toda semana, os horários são mais delimitados. Isso é necessário porque a mudança costuma ocupar um ou mais elevadores, obstruir grandes espaços na rua, na entrada do condomínio ou na garagem, e causar transtorno para os outros moradores.
  • Regras de silêncio: Dependendo do estilo de vida da maior parte dos moradores, você poderá encontrar condomínios com regras mais restritas para o silêncio. A maioria deles exige silêncio a partir das 8h da manhã até 22h, podendo gerar multas para quem infringir a lei!
  • Diretrizes sobre o uso das áreas compartilhadas: Como regular um salão de festas para centenas de moradores? As regras do condomínio também regem o uso dos espaços comuns. Listas de reserva, regras de limpeza e instruções sobre itens danificados são definidos pelo condomínio.

O síndico é um morador eleito em conselho para representar o condomínio e seus moradores. É ele que responde pelos contratos de manutenção e decisões sobre a administração do condomínio.

A lei prevê a possibilidade de contratar um síndico profissional, profissão regulamentada para gerenciar o condomínio. Esse profissional recebe treinamento e sua remuneração é proporcional à quantidade de apartamentos ou residências no condomínio. É comum contratar um síndico profissional quando o condomínio é muito complexo e exige muita dedicação.

Verifique se o estilo do condomínio agrada a você e sua família

Viver em condomínio também envolve um comprometimento social. Pense que a sua rotina irá se misturar, ao longo do dia, com a rotina dos seus vizinhos: entrar e sair de casa, utilizar a academia ou o salão de festas. Se a vida de vocês for completamente diferente, pode trazer alguns desconfortos.

Se você está planejando ter filhos, por exemplo, escolher um condomínio cheio de estudantes ou casais solteiros que darão festas todos os finais de semana, pode ser um grande transtorno no futuro! Por outro lado, se você for jovem e solteiro, viver em um condomínio de aposentados pode ser um pouco solitário do ponto de vista social.

Portanto, antes de escolher um condomínio, converse com seus possíveis vizinhos. Apresente-se como um futuro morador e pergunte como é o “estilo” do condomínio. Como são as pessoas, as rotinas, se é tranquilo ou é movimentado, se tem muito movimento de carro, essas coisas. Informe-se bem, pois é uma decisão difícil de voltar atrás!

Além disso você conhecerá melhor seus futuros vizinhos, e entenderá melhor as vantagens e desvantagens de morar no condomínio que você está avaliando!

Condomínio de casas Barra da Tijuca – Casas em condomínio de casas Barra da Tijuca: clique aqui.

 

Fonte: https:  www.chavesnamao.com.br