condominio golden green. À época do estabelecimento do sistema de

condominio golden green

condominio golden green

condominio golden green

condominio golden green. À época do estabelecimento do sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil; a região da baía do Rio de Janeiro (mais tarde, renomeada para baía de Guanabara) foi entregue a Martim Afonso de Souza e compunha o 1º lote ou a porção setentrional da Capitania de São Vicente; cujo território ia da atual cidade de Macaé até a atual cidade de Caraguatatuba; e era separada do 2º lote ou da porção meridional da Capitania de São Vicente pela Capitania de Santo Amaro (de Caraguatatuba a Bertioga). A região norte do atual Estado do Rio de Janeiro compunha a Capitania de São Tomé ou Capitania da Paraíba do Sul; e foi entregue inicialmente a Pero de Góis.

No entanto; as primeiras tentativas de colonização portuguesa tanto na parte setentrional de São Vicente quanto em São Tomé acabaram fracassando; em virtude da hostilidade dos tamoios (os índios tupinambás da Guanabara) e dos goitacás (índios tapuias da região de Campos). Em 1555, os tamoios fizeram uma aliança com a coroa francesa e autorizaram que os franceses estabelecessem uma colônia na margem ocidental da baía de Guanabara; sob o comando do almirante e cavaleiro templário Nicolas Durand de Villegagnon. Essa colônia recebeu o nome de “França Antártica” e tinha como capital Henriville (cidade de Henrique); localizada no atual bairro do Flamengo na Zona Sul da capital fluminense;

condominio golden green

condominio golden green

Barra da Tijuca

Visando a evitar esta ocupação e a assegurar a posse do território para a Coroa Portuguesa; foi fundada a cidade do Rio de Janeiro; em 20 de janeiro de 1565, por Estácio de Sá; no morro do Cara de Cão; na atual bairro da Urca. Entre o grupo de fundadores, incluía-se também Dom Antônio de Mariz e o Padre José de Anchieta; que participou dos preparativos para a tomada do Rio de Janeiro e mais tarde da organização das primeiras vilas no recôncavo da Guanabara e na sua margem oriental, como, por exemplo; a vila de São Lourenço dos Índios do Rio de Janeiro (atual cidade de Niterói). Como a região foi recuperada por uma conquista bélica patrocinada pela coroa; a sua propriedade foi revertida para a família real portuguesa (deixando de ser, portanto, uma capitânia hereditária da família Souza). Em decorrência desse fato; a Capitânia de São Vicente Setentrional passou a chamar-se Capitania Real do Rio de Janeiro; tornando-se a segunda capitânia real da América Portuguesa (após a da Bahia de Todos os Santos, em 1548). Diferentemente das capitanias donatárias; as capitanias reais possuíam administradores indicados pela coroa e não proprietários.