Condomínio Saint Tropez Barra da Tijuca. Barra da Tijuca é um bairro...

Condomínio Saint Tropez Barra da Tijuca

Mandala Barra

Condomínio Saint Tropez Barra da Tijuca

Luxuoso condomínio Saint Tropez

Condomínio Saint Tropez Barra da Tijuca. Barra da Tijuca é um bairro localizado na Região Administrativa da Barra da Tijuca; na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. É conhecida popularmente como a Miami brasileira, devido às suas avenidas largas, grandes condomínios e shopping centers.

A Barra é um dos bairros que mais vem crescendo no Rio de Janeiro; e atualmente é considerado um importante centro gastronômico e de entretenimento da capital. Além disso o bairro é marcado pelo seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O bairro ainda pode ser caracterizado por amplos espaços verdes; belos jardins, diversos condomínios de alto luxo de casas e edifícios; grandes shoppings, grandes empresas de informática; comunicação e agências de publicidade, além de inúmeras multinacionais que cada vez mais estão implantando suas sedes no bairro, como por exemplo, Shell Brasil, Esso Brasil, Vale do Rio Doce, Vivo, Michelin, Nokia, TIM, Unimed entre outras.

O bairro é cortado por lagoas, rios e canais e é exemplo em relação a sustentabilidade. Grande parte dos edifícios da Barra são ecologicamente corretos e é típico da região o contato de alguns condomínios com a natureza.

Condomínio Saint Tropez Barra da Tijuca

Barra da Tijuca

A Barra é um bairro extenso e de composição demográfica variada. Há residências de classes média-alta e alta, esta última muitas vezes habitando em condomínios de elevadíssimo padrão (AAA). Como um todo, o bairro tem um alto índice de desenvolvimento humano (acima de 0,9) comparado ao de países nórdicos.

Em sua maioria os moradores da Barra são egressos das Zona Sul e Zona Norte; regiões já saturadas da cidade e que apresentam grande densidade demográfica. Muitos vieram ainda de outras cidades do Estado do Rio; como Niterói e Baixada Fluminense, apresentando ainda uma expressiva população de egressos de São Paulo. Durante os anos 1990 ficou famosa a migração dos “emergentes”; pessoas que cresceram financeiramente e assim puderam aumentar sua qualidade de vida, migrando para o bairro. Mas também há inúmeros moradores da classe média e da elite carioca que se transferiram da Zona Sul em busca de maior comodidade e espaço.