Condomínio Santa Monica Barra da Tijuca RJ. A região da Barra era...

Condomínio Santa Monica Barra da Tijuca RJ

Condomínio Mediterrâneo

Condomínio Santa Monica Barra da Tijuca RJ

Condomínio Santa Monica Localizado na Barra da Tijuca 

Condomínio Santa Monica Barra da Tijuca RJ.  A região da Barra era originalmente um imenso areal, assentada sobre uma ilha barreira, com vegetação rasteira típica de restinga. A área, cheia de alagadiços e imprópria para o plantio; permaneceu desocupada até meados do século XX; sendo frequentada apenas por pescadores. No ano de 1667, a região foi doada a religiosos beneditinos; que implantaram engenhos apenas nos bairros de Camorim; Vargem Pequena e Vargem Grande.

Em 1900; as terras da Baixada de Jacarepaguá foram vendidas para a Empresa Saneadora Territorial e Agrícola S.A. (ESTA); ainda hoje grande proprietária de terras na área. A concentração de grandes extensões de terras em mãos de poucos foi uma das causas do crescimento tardio; além da dificuldade de acesso à região, por estar separada do restante do município por grandes cadeias montanhosas; com picos que variam de 800 a 1 200 metros.

Condomínio Santa Monica Barra da Tijuca RJ

Santa Monica

Durante os anos 1980, a Barra da Tijuca viveu uma explosão demográfica; com praticamente todos os terrenos ao longo das suas avenidas ocupados por grandes condomínios residenciais; parques, supermercados, shopping centers, escolas; hospitais. As avenidas foram duplicadas e receberam sinalização. Nesta época; houve um movimento de emancipação da região da Barra da Tijuca; tendo a maioria dos eleitores votado pela separação da Barra, mas o resultado do plebiscito não foi suficiente para implementá-la devido ao quórum de votantes ter ficado aquém do mínimo exigido.

Há um projeto de lei em andamento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; em que se prevê a formação de um novo município formado por todos os bairros da região da Barra da Tijuca. O projeto; porém, depende da aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso Federal; PEC 13/03, que transfere, aos estados, a competênciapara legislar sobre a matéria, como era até 1996.