Dia do administrador - Saiba a importância de administrar seu lar.

Dia do Administrador

Dia do Administrador

Dia do administrador

Saiba a importância de administrar seu lar

Dia do Administrador – Você sabia que dia 9 de setembro se comemora o dia do administrador? Uma das profissões que mais cresceu nos últimos anos e se mostra indispensável para a rotina de pessoas e de empresas merece uma data para ser celebrada. 

De fato, os profissionais que atuam na área da administração possuem uma série de desafios pertinentes ao seu cargo, por ser um trabalho que exige concentração e conhecimentos aprofundados para que seja eficaz. 

Ao contrário do que se imagina, quem se torna um administrador não precisa atuar apenas no departamento de uma empresa. É possível ser perito judicial, consultor, assessor ou mesmo autônomo. 

Isso porque a formação em administração não limita o profissional, de maneira que ele pode facilmente atuar em uma escola particular fundamental ou fornecer os seus serviços para vários clientes ao mesmo tempo. 

Os conhecimentos adquiridos, assim como as habilidades conquistadas no dia a dia da profissão, são fundamentais para que o administrador seja reconhecido no mercado, mostrando o quanto é importante investir em qualificação. 

Não à toa, quem atua na área é conhecido por ter facilidade com os números, uma vez que o trabalho envolve o domínio de variantes e de cálculos diversos. 

Dessa forma, o administrador é um profissional que faz parte do quadro de funcionários das pequenas e grandes empresas, tendo destaque pela sua importância na rotina dos mais diversos tipos de negócios. 

Em paralelo, é interessante pensar na conexão entre a administração empresarial e a doméstica, que podem apresentar as mesmas estruturas e utilizar processos com objetivos semelhantes. 

Para saber mais sobre o assunto, entendendo a necessidade de administração do lar, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre o tema. 

Os benefícios do administrador para uma empresa

Seja em empresas de pequeno porte, como um escritório de contabilidade, ou em grandes companhias, como em uma fabricante de freios para veículos, o profissional de administração se torna essencial para o bom funcionamento do negócio. 

Entre as suas principais atividades, é possível mencionar:

  • Planejar estratégias; 
  • Acompanhar o desempenho das atividades; 
  • Gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • Desenvolver estratégias em relação à concorrência.

Por isso, é um profissional com grande valor dentro de qualquer empresa, podendo, inclusive, agir em aspectos de logística do estabelecimento, em alguns pontos de marketing e até mesmo de sistema da informação. 

Além disso, por se tratar de um cargo que pode ser considerado estratégico, ainda existe a necessidade de um senso de liderança, uma vez que decisões tomadas podem trazer reflexo em vários outros departamentos do estabelecimento. 

Vale ressaltar que um administrador que gerencia uma rede de chaveiro residencial 24 horas, por exemplo, precisa ser criativo, ter resiliência, ser dinâmico e conseguir trabalhar em grupo. 

Essas características se tornam indispensáveis para um bom profissional, que pode assumir com maior tranquilidade um dos cargos mais importantes dentro da estrutura de uma companhia. 

Por fim, vale mencionar que a profissão é regulamentada pela Lei 4.769/65, e para se atuar como administrador, é necessário ter diploma de bacharel, assim como é possível se registrar no conselho da classe. 

Como fazer a administração do lar

Depois de entender o papel e os benefícios de se contar com um profissional de administração para um estabelecimento especializado em vendas de extintor novos, por exemplo, é possível projetar esse mesmo cenário dentro de uma residência. 

Isso quer dizer que os princípios que um administrador precisa utilizar para gerenciar uma companhia podem ser traduzidos também para o ambiente doméstico. 

Afinal, esses elementos são fundamentais para a gestão correta de uma empresa, do mesmo modo que podem ser essenciais no que diz respeito aos cuidados com o lar. 

Por isso, a seguir, serão abordadas algumas das principais funções de um administrador que podem ser aplicadas na sua casa. 

1. Traçar um plano anual de despesas

Quem cuida da casa sabe a necessidade de ser ter um controle de despesas efetivo, evitando que inconvenientes possam desestabilizar as contas da residência. 

Quando um administrador assume o cargo dentro de uma gráfica especializada em talão de orçamento personalizado, ele precisará montar um cronograma anual das finanças, para que consiga mapear e se organizar para cumprir com os custos do local. 

Em uma residência isso não deve ser diferente. Afinal, vários dos custos de um lar deverão ser pagos mensalmente, de modo que ter uma organização e conseguir garantir economias sempre que necessário, é indispensável. 

Se a família mora de aluguel e não possui horizontes de ter a casa própria, esse é um gasto que deverá estar no planejamento, assim como as contas básicas de consumo e as variáveis, como impostos e custos de locomoção.

Sendo assim, o processo de traçar um plano anual de despesas pode ajudar na administração do lar, tornando a sua dinâmica financeira mais previsível e controlada. 

2. Manter a organização

Uma das tarefas mais comuns e mais importantes da rotina administrativa é a organização do departamento. Isso inclui tanto a parte física, com a guarda correta dos arquivos e pastas da empresa, quanto de dados e informações. 

Assim, esse pode ser um fator essencial também para o dia a dia doméstico, já que é necessário fazer o armazenamento correto de vários documentos e comprovantes financeiros, assim como gerenciar o espaço, mantendo todos os objetos no lugar. 

Isso pode ser feito de várias maneiras: com o auxílio de envelopes pequenos e grandes, para organizar papéis importantes, ter um armário exclusivo para guardar pastas, disponibilizar um espaço para acomodar alguns materiais, etc.

Manter a organização espacial e administrativa é fundamental para que não se perca nenhum documento importante, sendo essa uma das características do bom administrador de empresas e também do lar. 

Há ainda a possibilidade de utilizar recursos simples para otimizar a gestão da casa, como apostar no uso de um calendário com espaço para escrever, onde se anota os compromissos, evitando esquecimentos e atrasos. 

Portanto, é de grande importância buscar recursos que facilitem a organização, tornando essa ação mais simples e dinâmica dentro da sua casa. 

3. Engajar a família nas tarefas

Do mesmo modo que é essencial que um profissional de administração tenha facilidade em trabalhar em grupo e de exercer a sua liderança de maneira coerente, dentro de uma residência essas características são igualmente essenciais. 

Isso porque, quando várias pessoas ocupam o mesmo espaço, desfrutando dos elementos presentes ali, é fundamental que todos possuam empenho em manter o lar em ordem, tanto em termos de limpeza, quanto de manutenção e cuidados. 

Dessa maneira, evita-se a sobrecarga de um membro da família, e pode-se dividir as atividades conforme as habilidades de cada morador, o que ajuda na diminuição do tempo de execução de cada tarefa e faz com que ela seja realizada de forma mais aperfeiçoada. 

Por isso, assim como um administrador de empresas gerencia o departamento, delegando as necessidades conforme a demanda e a preparação técnica da equipe, os responsáveis pela gestão do lar devem utilizar esses mesmos princípios. 

Com isso, é possível gerenciar toda a demanda doméstica, tornando o dia a dia mais tranquilo e eficiente. 

4. Ter um plano para gestão de crises

Nenhum estabelecimento está completamente livre de crises, sendo importante ressaltar que vários fatores podem implicar em problemas desse gênero. 

Isso não quer dizer que a administração seja um problema, já que fatores externos e fora de controle podem impactar o negócio. 

Nesses casos, é fundamental ter um plano para gestão de crises, justamente para evitar situações em que não há perspectiva para mudar o cenário. 

Dentro de um imóvel, onde várias pessoas residem sob o mesmo teto, esse tipo de dificuldade também pode ocorrer, seja em termos de perdas ou de situações atípicas que podem provocar uma dificuldade financeira, por exemplo. 

Sendo assim, ter um plano de gestão de crises pode ser interessante para uma família, de modo que problemas que não estavam no horizonte sejam facilmente contornados. 

Um exemplo disso pode ser o de um membro da família que perdeu o emprego, de maneira que é importante saber o que fazer para se recolocar no mercado, evitando passar por dificuldades que possam impedir o pagamento das contas mensais do imóvel. 

Dessa forma, usar processos comuns para um profissional que administra uma empresa no gerenciamento do seu lar pode ser uma solução para otimizar o dia a dia e permitir um controle mais qualificado da rotina.

Considerações finais

O administrador de empresas é um dos responsáveis por fazer a gestão de um negócio, de modo que as habilidades conquistadas com a sua qualificação e experiência contribuem para uma organização eficaz do local. 

Dentro de uma residência isso não é diferente. Por isso, traçar um plano anual de despesas, manter a organização com recursos como etiquetas auto adesivas personalizadas, engajar a família e gerenciar crises é essencial no dia a dia. 

Sendo assim, não deixe de seguir princípios como esses dentro da sua casa e colha um lar bem gerenciado, produtivo e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.