Dia do Encanador | Muller Imóveis RJ Dia do Encanador

Dia do Encanador

Dia do Encanador

Dia do encanador

Dicas de manutenção e prevenção para o seu imóvel

Dia do Encanador – No dia 27 de setembro se comemora o dia do encanador, profissional responsável pela instalação e manutenção hidráulica de uma edificação, sendo de grande importância para processos de construção e de manutenção. 

O setor da construção civil, assim como os donos de imóveis em geral, sempre buscam por profissionais qualificados no mercado, pois a profissão exige conhecimentos essenciais para a realização de qualquer serviço hidráulico. 

Como não poderia deixar de ser, o encanador é um profissional fundamental em qualquer tipo de obra, seja ela residencial ou comercial. 

Isso porque ele tem papel importante já no canteiro de obras, fazendo a ligação de água para que o terreno possa ser trabalhado, dando início ao processo de construção. 

De fato, conhecer e contratar um encanador devidamente qualificado para o trabalho pode fazer toda a diferença na entrega de um imóvel em ótimas condições e que terá uma durabilidade adequada. 

Se escolher um bom profissional para realizar o serviço de banho e tosa de gatos já é essencial para a segurança do seu animal de estimação, quem dirá sobre a contratação de um encanador, não é mesmo?

Essa seleção se torna um ponto indispensável para qualquer obra, de maneira que se obtenha uma edificação sem riscos de vazamentos, de estruturação e de problemas com infiltrações que prejudicam todas as superfícies. 

Sendo assim, nada mais necessário do que buscar indicações ou de encontrar profissionais bem avaliados no mercado. 

Por isso, se você quer saber mais sobre a profissão, entendendo quais são as funções de um encanador, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto. 

Quais são as funções de um encanador?

Se você estava pensando em instalar um chuveiro eletrônico econômico na sua casa, certamente a dúvida que surgiu logo na sequência foi: será que a tubulação de água da minha casa comporta esse tipo de produto adequadamente?

Há uma série de questionamentos que aparecem quando pensamos na instalação ou na manutenção de um imóvel, principalmente sobre elementos relacionados à hidráulica ou à elétrica da casa. 

Isso porque, quando não se tem conhecimentos técnicos sobre tais estruturas do imóvel, uma decisão errada pode trazer prejuízos. 

Para evitar esse tipo de situação, nada mais indicado do que contratar os serviços de um encanador profissional, que ficará responsável por resolver qualquer problema com as tubulações do seu imóvel. 

Mas afinal, quais são as funções de um encanador? Algumas das principais são:

  • Instalações de sistemas de tubulações;
  • Implementação de sistemas de esgoto interno;
  • Implementação de pontos de água quente e fria;
  • Instalação de louças sanitárias de diversos gêneros;
  • Manutenção de canos;
  • Conserto de vazamentos.

De fato, as possibilidades de serviços são muitas, que podem ir desde a verificação de falta de pressão de água no imóvel, onde será necessário instalar um pressurizador residencial silencioso, até a identificação de vazamentos de uma tubulação no local. 

Os formatos de contratação de um encanador podem variar, de forma que ele pode trabalhar de maneira fixa para uma construtora ou desentupidora, ser autônomo ou prestar serviços em regime misto. 

A procura por bons encanadores é uma demanda importante do mercado, já que muitas pessoas sentem falta de encontrar um profissional que tenha experiência e conhecimentos técnicos suficientes para um ajuste bem realizado. 

Por que chamar um encanador quando for reformar ou construir?

Se você decidiu investir na valorização do seu imóvel, o próximo passo a ser tomado pode ser o de contratar serviços de paisagismo para quintal com piscina, por exemplo. Isso porque os conhecimentos na área dependem de um profissional qualificado.

Quando se pensa em reforma ou construção de uma edificação, essa exigência não é diferente. 

É fundamental chamar um encanador para o processo, uma vez que ele é quem vai elaborar um projeto levando em conta quais materiais são necessários, assim como quais elementos precisam estar em uma tubulação conforme a necessidade do local. 

Além disso, ele vai estudar o espaço, verificar medidas, fazer trocas e todos os ajustes necessários para o bom funcionamento do espaço. 

Não à toa, é cada vez mais comum encontrar cursos profissionalizantes especialmente desenvolvidos para encanadores, de maneira que eles possam sair para o mercado de trabalho devidamente capacitados para exercer os seus serviços. 

É importante frisar o perfil que o encanador deve ter: é preciso ser habilidoso, rápido e ter vontade de se qualificar com frequência.

Também é fundamental ser honesto, uma vez que profissionais com essas características são procurados constantemente.

Por isso, assim como se escolhe uma calha central telhado, considerando aspectos como qualidade e serventia, ao se contratar um encanador é essencial buscar por um profissional sério e comprometido, que cumpra prazos e priorize a excelência. 

Como encontrar um bom encanador?

Os profissionais que atuam no setor de construção civil costumam ser muito requisitados, permanecendo com a sua agenda sempre cheia. 

Isso porque, quanto maior a qualidade dos serviços, mais difícil é encontrar um encanador disponível no mercado. 

Sendo assim, se você precisa de um encanador, mas não sabe como encontrar, é importante pedir indicações para pessoas próximas, que já contrataram um determinado profissional, ou utilizar a internet para ver avaliações feitas pelos clientes.

Se essa estratégia já é válida para quem precisa comprar uma lona de poliéster, ela pode ser a solução para quem precisa de um encanador o quanto antes. 

Quais os riscos de não contratar um encanador experiente?

Quem nunca ouviu falar de pessoas que tiveram problemas com serviços de construção e manutenção de edificações? De fato, os casos são vários e podem ser vividos por quem não selecionou bem o profissional contratado. 

Para instalar uma estrutura metálica tubular, por exemplo, é fundamental que o responsável saiba realizar o serviço, para que ele seja executado de maneira correta. 

Caso contrário, o resultado pode apresentar erros e atrasar o término de conclusão da reforma, o que gera maior transtorno e estresse para os moradores de uma residência, por exemplo. 

Por isso, ter a certeza de contar com um bom encanador para realizar a reforma do seu imóvel, é fundamental para evitar erros pequenos, mas também os de maior proporção. 

Dicas para cuidar do encanamento da sua casa

Contar com os serviços de um encanador pode ser essencial para uma série de necessidades do seu lar, como a instalação de um filtro para piscina externo, mas alguns cuidados podem ser colocados em prática por você mesmo de maneira simples. 

1. Conhecer o encanamento da residência

Ao se mudar para um novo imóvel, é fundamental que você busque conhecer o projeto hidráulico do local, justamente para entender melhor onde os canos estão posicionados e evitar perfurações indevidas. 

Além de ser uma ótima maneira de se habituar à nova casa, também é possível impedir vários transtornos com pequenos descuidos que podem prejudicar o encanamento. 

2. Verificar vazamentos periodicamente

As torneiras e os registros de um imóvel são responsáveis por levar a água até a parte interna da casa, garantindo a necessidade dos moradores. 

Mas, por serem itens que estão em constante uso, é comum que se desgastem, de maneira que comecem a apresentar vazamentos que precisam ser solucionados rapidamente.

Sendo assim, é importante verificar se não há nenhum gotejamento, o que indica que pode ser necessário realizar uma manutenção naquele ponto. 

3. Investir em tecnologia

Hoje em dia, é possível encontrar uma série de recursos tecnológicos que podem ajudar no controle da estrutura hidráulica da sua casa. 

Eles podem detectar vazamentos, assim como preveni-los, auxiliando na administração do lar. 

Além disso, alguns sistemas atuais ajudam quem deseja economizar água em casa, como o uso de sistemas de descargas, que enviam diferentes quantidades, conforme o acionamento do morador. 

Os encanadores que trabalham com equipamentos para caçar vazamentos também utilizam a tecnologia a favor da sua profissão, conseguindo realizar verificações de maneira simples e rápida. 

Por isso, investir em tecnologia é indispensável para cuidar do encanamento do seu imóvel. 

4. Utilizar as ferramentas e os materiais adequados

Se você percebe que precisa dar um aperto em uma determinada peça hidráulica na sua casa, é fundamental utilizar apenas as ferramentas indicadas, que vão garantir a integridade do item. 

Isso porque usar um alicate de pressão em uma peça de plástico, por exemplo, pode danificá-la, de modo que o simples aperto pode se transformar na troca do produto. 

Além disso, é preciso considerar o uso de materiais adequados para as necessidades hidráulicas da sua casa, para que um ajuste seja feito com qualidade e possa durar, principalmente pelo impacto que a água causa em vários elementos. 

Considerações finais

Ao investir em cuidados com o encanamento da sua casa, certamente a quantidade de problemas que vão surgir na estrutura serão menores, diminuindo situações de estresse na rotina do seu lar. 

De qualquer modo, sempre que for preciso, não deixe de contratar os serviços de um encanador profissional e tenha a certeza de que toda a estrutura da sua casa se manterá em perfeitas condições. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.