Dia do Miojo | Muller Imóveis RJ

Dia do Miojo

Dia do Miojo

25 de Agosto, dia do Miojo.

Dia do Miojo

25 de Agosto. dia do Miojo. Neste dia 25, comemora-se uma das principais invenções japonesas, o macarrão instantâneo. Conhecido como Dia do Miojo, a data celebra os 62 anos de um dos alimentos que conquistou o paladar de muitos ao redor do mundo e que é hoje uma das refeições mais consumidas em todo o planeta, tanto pelo sabor, quanto pela praticidade.

Segundo a Associação Mundial de Macarrão Instantâneo (WINA, na sigla em inglês), em todo o mundo foram servidas 106,4 bilhões de porções no ano passado. O Brasil é o décimo na lista dos países que mais comem o produto, sendo o principal consumidor na América Latina. Só em 2019, foram servidas 2,4 bilhões de porções no País.

Mas como surgiu o macarrão instantâneo? Essa história começou lá em 1910, quando nasceu o Sr. Momofuko Ando, o criador do produto e também o fundador da NISSIN FOODS GROUP. Foi em 1958, no período pós-Segunda Guerra Mundial, que o Sr. Ando viu grandes filas de japoneses em busca de comida. Era um momento de reconstrução do país asiático, que sofreu muito por conta dos combates da Segunda Guerra.

Surpreso com o esforço das pessoas, o Sr. Momofuko Ando, em um cômodo no quintal de casa, buscou desenvolver um produto prático, saboroso, seguro, com armazenabilidade e preço acessível. E, após vários desafios, conseguiu finalizar sua invenção: o primeiro macarrão instantâneo do mundo, o Chicken Lámen.

A Chegada do Miojo no Brasil

O produto se popularizou, ganhou novos sabores e em 1965 chegou ao Brasil. Mas as inovações não pararam por aí. Em 1970, em uma viagem aos Estados Unidos, o Sr. Momofuku Ando observou um norte-americano consumindo o produto em um copo de papel, com os fios do macarrão cortados em tamanho menor. Foi assim que, com o desafio de desenvolver a embalagem ideal para comer o macarrão instantâneo em qualquer lugar, o inventor vislumbrou o Cup Noodles. Ademais, em 2018, a WINA incluiu mais dois princípios ao famoso produto: ser nutritivo e ecologicamente sustentável.

Hoje o alimento possui, inclusive, um museu dedicado à sua história, o Cup Noodles Museum Osaka Ikeda, localizado em Osaka, no Japão.

Curiosidades

Receita: Miojo à Carbonara

  • 1 fio de azeite
  • 1/4 de xícara de bacon
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 1 pacote de macarrão instantâneo cozido
  • queijo parmesão ralado