Dia Mundial do Café - Uma das bebidas mais populares no mundo.

Dia Mundial do Café

Dia Mundial do Café

A 2ª bebida mais consumida do mundo

Dia Mundial do Café – O Dia Mundial do Café é comemorado anualmente no dia 14 de Abril, data que homenageia uma das bebidas mais populares no mundo.

É considerada a 2ª bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água.

O café pode ser carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos.

Atualmente, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador de café do mundo, seguido do Vietnã e da Colômbia.

Confira algumas das curiosidades sobre o café:

– A borra do café funciona como um excelente adubo e ajuda a tirar o mau cheiro da geladeira

– O café, quando consumido em doses corretas (4 vezes ao dia), aumenta a capacidade de concentração e evita a depressão e mau humor

O café é uma bebida que tradicionalmente é servida quente, porém, atualmente existem algumas receitas que servem o café gelado.

Em 1980, ele era a segunda mercadoria mais vendida em todo o mundo, ficando atrás apenas do petróleo.

O café começou a ser produzido nas terras altas da Eiópia, mas foi através do Egito e da Europa que ele difundiu-se para o restante do mundo. Em 1727, o governador do Estado do Grão-Pará enviou o sargento-mor Francisco de Melo Palheta em uma viagem, encarregando o oficial de conseguir trazer algumas mudas de café para plantação. Na Guiana Francesa, o sargento conseguiu ganhar a confiança da esposa de um importante político de lá, e foi ela quem deu uma muda de café-arábico, trazida para o Brasil de forma clandestina.

Hoje em dia, os brasileiros são responsáveis pelo consumo anual de 20 milhões de sacas de café, o que equivale a 173 bilhões de xícaras. O volume de café torrado e moído exportado tem diminuído com o passar dos anos; e um dos principais motivos é o surgimento dos cafés blends, que misturam diferentes tipos de café.

Fonte: Google