endereço condominio mandala barra da tijuca. Rio de Janeiro...

endereço condominio mandala barra da tijuca

endereço condominio mandala barra da tijuca

endereço condominio mandala barra da tijuca

endereço condominio mandala barra da tijuca. Rio de Janeiro (frequentemente referida simplesmente como Rio) é um município brasileiro; capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país. Maior destino turístico internacional no Brasil; da América Latina e de todo o Hemisfério Sul; a capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior; funcionando como um “espelho”; ou “retrato” nacional, seja positiva ou negativamente. É a segunda maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo); a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. Sua população estimada pelo IBGE para 1.º de julho de 2018 era de 6 688 927 habitantes. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade; com o nome “Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar”; classificada pela UNESCO em 1 de julho de 2012 e categorizada como uma Paisagem Cultural. Em 18 de janeiro de 2019, a cidade foi eleita pela UNESCO como a primeira Capital Mundial da Arquitetura.

endereço condominio mandala barra da tijuca

endereço condominio mandala barra da tijuca

Barra da Tijuca

O Rio de Janeiro herdou de seu passado uma forte vocação cultural. Na Literatura do Brasil, efetivamente, aos primeiros decênios do século XVIII, quando da instalação das “academias” e “associações” com finalidades eruditas, a cidade – como centro colonialmais expressivo – testemunhou, desde então, a gênese e consolidação de diversas escolas e movimentos. Escritores como Machado de Assis, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Graciliano Ramos, Nélida Piñon – entre outros – conduziram parte significativa de suas carreiras no Rio de Janeiro. A Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada em 1896, segundo o modelo da Academia Francesa, teve, em sua concepção, a atuação de Medeiros e Albuquerque, Lúcio de Mendonça e Machado de Assis.

Quanto aos pontos de referência do turismo cultural, podem-se elencar, entre tantos, o Museu do Amanhã, o Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal, o Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Real Gabinete Português de Leitura, o Palácio do Catete, o Riocentro, o Canecão, o Cais do Valongo e o Teatro Municipal.