Enem - Saiba mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio

Enem

Enem

Prova que avalia o desempenho do ensino médio

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova feita pelo INEP junto ao Ministério de Educação do Brasil, criada em 1998.

Ele tem como função analisar o desempenho do ensino médio no Brasil e possibilitar o acesso ao ensino superior nas universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

O Enem é o segundo maior exame do mundo, atrás somente do Gão Kão, exame de admissão do ensino superior da República Popular da China.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio são abertas anualmente, ainda no primeiro semestre, geralmente no mês de maio, e os interessados em participar devem se inscrever dentro do prazo, no endereço eletrônico destinado pelo MEC, no site do Enem.

O Enem é composto por 180 questões (45 questões para cada área) e uma redação. A prova do Enem é realizada em dois domingos consecutivos e se divide em quatro áreas:

  • Linguagens e Códigos – aborda conceitos da Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências Humanas –  aborda conceitos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia
  • Ciências da Natureza – temas dentro de Química, Física e Biologia
  • Matemática.

É através do Exame Nacional do Ensino Médio, que é possível participar de outros programas para acesso ao ensino superior também como:

– ProUni: oferta bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições particulares;

– Fies: que concede financiamento sem juros ou com juro baixo em faculdades particulares;

Todos os estudantes que estão no ensino médio ou que já concluíram o ensino básico podem participar do Enem. No caso dos estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio, eles participam do exame como treineiros, ou seja, não poderão usar as notas para ingressar no ensino superior.

Os alunos de supletivo e os aprovados no Encceja também podem fazer o Enem.

O primeiro domingo de provas tem duração de cinco horas e meia, e o segundo de cinco horas.