Então é Natal - 7 dicas de decoração para o seu lar

Então é Natal

Então é Natal

Então é Natal

7 dicas de decoração para o seu lar

Então é Natal – O ano já está acabando e o Natal está chegando, o que quer dizer que este é o momento ideal para tirar a árvore do armário e conhecer algumas dicas de decoração para deixar o seu lar preparado para uma das datas mais especiais do ano. 

 

Além de ser um período de festas e de descanso, o final de ano costuma ser a época preferida para reunir a família e os amigos, e fazer um apanhado geral de tudo o que foi vivido no último ano. 

 

Não à toa, é o momento no qual as pessoas fazem questão de se encontrar e de se presentear, tornando a data ainda mais memorável e agradável. 

 

Um dos pontos altos do Natal é também a caracterização da casa, onde se pode escolher uma série de enfeites e de artigos decorativos para compor um cenário bonito e aconchegante. 

 

Seja para colocar uma lanterna decoração com o tema do papai Noel ou pendurar as meias de Natal na lareira, a tradição de decorar a residência e deixá-la com um clima natalino é um dos momentos mais esperados do ano por grande parte das famílias. 

 

As possibilidades de ornamentação para o Natal são infinitas, de modo que a criatividade é o fator mais importante nessa época. Afinal, há quem decore a parte interna da casa e a externa também, preparando o lar de modo integral para esse período. 

 

Se você sempre gostou do Natal e já está na expectativa de montar a sua decoração, certamente está buscando algumas dicas que podem facilitar a tarefa na sua casa. 

 

Sendo assim, siga na leitura deste conteúdo e conheça sugestões interessantes para colocar em prática no seu lar e construir a decoração de Natal mais especial de todos os tempos. 

Natal: a importância da data e da decoração

O Natal é uma data cheia de significados, sendo bastante apreciada por pessoas no mundo todo. Sendo assim, ele se torna um momento de confraternização, responsável por reunir as pessoas e fazer com que elas desfrutem de uma série de bons momentos. 

 

Além estar bem próxima do final do ano, sendo muitas vezes o período de férias de muitas famílias, ele se apresenta como uma ocasião especial para se fazer um balanço geral das ações que foram praticadas nos últimos meses.

 

Pode ser também o momento ideal de fazer planos e estipular metas para o próximo ano, seja para cumprir uma promessa de trocar o interruptor intermediário da casa, começar uma dieta ou se inscrever em um curso, por exemplo

 

O fato é que a data merece uma dedicação especial, tanto em termos de preparação quanto de decoração, o que torna o final de ano ainda mais agradável para toda a família. 

 

Sendo assim, é possível dizer que o momento de decorar a casa também é importante, pois é uma maneira simples e prática de garantir que toda a magia do Natal estará presente pelos próximos dias dentro do seu lar. 

Como decorar o lar para o Natal?

Assim como você escolhe um banco plástico jardim para decorar o jardim da sua casa, é fundamental selecionar todos os artigos que vão ser usados para embelezar a sua residência nesse período, e deixar o local ainda mais agradável.

 

Para ajudar nessa tarefa, este artigo traz dicas especiais de decoração, que vão contribuir de maneira especial para conferir ao seu lar um ambiente natalino diferente e bonito. 

1. Separe tudo o que você vai incluir na decoração

Quem costuma decorar a casa todos os anos certamente já possui uma série de itens decorativos que são usados todos os anos na residência, e que podem ser repetidos mais uma vez. Entre eles, é possível mencionar:

 

  • Árvore de Natal;
  • Presépio;
  • Guirlanda;
  • Pisca-pisca;
  • Entre outros. 

 

Depois de selecionar os que ainda podem ser usados na decoração, você pode adquirir novos itens, renovando o ambiente e garantindo que ele fique ainda mais bonito. 

 

Mas não se esqueça: decorar a parte interna da casa é importante, mas também é indicado incluir alguns artigos de Natal na área externa, complementando a beleza da pintura para fachada do seu imóvel. 

2. Aplique a decoração natalina em cada área

A decoração de Natal não se resume apenas a montar a árvore na sala de estar ou a colocar o pisca-pisca na parede do cômodo. Muito pelo contrário. Nesse sentido, o céu é o limite para deixar o seu lar no maior clima natalino possível. 

 

Sendo assim, não deixe de usar diferentes acessórios e itens que vão deixar o espaço mais aconchegante e confortável.

 

Um exemplo disso é utilizar capas de almofadas temáticas e tapetes de entrada. E se você foi levar suas persianas manutenção, a dica é investir em uma cortina provisória com uma estampa de Natal bonita e atrativa. 

 

Tudo isso vai deixar o seu lar totalmente voltado para o clima natalino, trazendo a alegria da data para perto da sua família de modo especial. 

3. Utilize uma iluminação interessante

As luzes de Natal são parte importante de qualquer decoração, não é verdade? Por isso, em conjunto com o pisca-pisca, não deixe de investir em abajures e lâmpadas diferenciadas, que vão conferir um charme diferenciado no ambiente. 

 

Além disso, as velas são essenciais para deixar a ornamentação ainda mais encantadora, e a sugestão aqui é escolher as versões aromáticas, que ainda deixam um cheirinho agradável na sua casa.

4. Aposte no DIY (Do It Yourself)

Se você tem habilidades com artesanato, uma dica interessante é apostar na confecção dos seus próprios enfeites, o que vai gerar uma decoração única e totalmente personalizada. 

 

Além de deixar a ornamentação mais econômica, é possível desenvolver a sua própria guirlanda, costurar a saia da sua árvore de Natal e fabricar os sousplats que serão usados na ceia natalina. 

 

É possível até mesmo incluir alguns detalhes a mais na persiana sala, deixando-a preparada para o Natal com grande estilo. 

 

Certamente a decoração ficará muito mais bonita, diferenciada e com um toque próprio, o que vai gerar a admiração da família e dos seus convidados da ocasião. 

5. Decore a mesa com itens especiais

Outro ponto alto das festas de fim de ano é, sem dúvida, o dia da ceia e a organização da mesa onde a refeição será servida. 

 

Para isso, há uma série de possibilidades: toalhas de mesa, louças e travessas, guardanapos de pano ou papel, castiçais e até talheres, todos confeccionados de forma temática para deixar o jantar de Natal muito mais bonito e marcante. 

 

Por isso, não deixe de se dedicar de modo especial para decorar a mesa, que além de oferecer pratos preparados especificamente para a ocasião, também vai deixar o seu lar em um clima natalino personalizado. 

6. Use cores diferentes na decoração

O vermelho, o dourado, o prateado e o branco são cores típicas do Natal, mas isso não significa que você não possa usar outros tons para deixar a sua casa ainda mais elegante para o fim de ano. 

 

Apostar em uma árvore com enfeites em azul, verde, ou laranja, por exemplo, pode ser uma escolha bastante interessante para a sua decoração, que além de fugir do convencional poderá também contribuir para um cenário exclusivo no seu lar. 

7. Compre os presentes com antecedência

Se você considera que uma árvore de Natal precisa estar repleta de presentes para contribuir para o clima natalino da sua casa, a dica para economizar e não ficar sobrecarregado no fim de ano é antecipar essas compras. 

 

Para quem receberá vários convidados, a sugestão é pesquisar algumas opções de presente na internet e fazer uma encomenda virtual, de maneira que os presentes cheguem via motoboy entregador ou transportadora. 

 

Assim, você só precisará escolher papéis de presente diferenciados e poderá investir na decoração da sua árvore de modo notável, tendo tudo pronto para a noite de Natal com maior facilidade. 

Por fim, aproveite a data

Depois de se empenhar em uma decoração de Natal especial, nada mais apropriado do que desfrutar da bela decoração da sua residência rodeado pela família e pelos amigos. 

 

Sendo assim, garanta uma boa recepção para as pessoas, e não deixe de proporcionar boas conversas e momentos de diversão, juntando todos para abrir os presentes no carpete para sala e puxando conversas interessantes para envolver os convidados. 

 

Além disso, se empenhe em oferecer uma refeição agradável e, se necessário, faça a encomenda de alguns pratos especiais, de modo que você tenha mais tempo para aproveitar o Natal com todos os seus amigos. 

 

Dessa forma, essa importante data será comemorada com maior alegria, e será lembrada nos anos seguintes como uma referência de união e de amor entre os seus. 

 

Por isso, invista na decoração do seu lar e construa um Natal memorável e inesquecível.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.