Home Office - Invista na decoração e praticidade do seu espaço

Home Office

Home Office

Home Office

Invista na decoração e praticidade do seu espaço de trabalho

Home Office – Em 2020, o home office passou a ser parte do dia a dia de muitos profissionais, principalmente, por conta da pandemia do novo coronavírus. A necessidade do distanciamento social fez com que muitas empresas alterassem o formato de trabalho.

O objetivo principal é preservar a empresa e também os colaboradores, evitando perdas financeiras e prejuízos na saúde. E é aqui que o home office, ou teletrabalho, entrou em ação.

Muitos profissionais deixaram de se dirigir ao local de trabalho para exercer suas atividades em casa, na segurança e conforto do lar. Mas apesar de soar bem, algumas pessoas não se adaptaram ou não gostaram.

Isso porque trabalhar em casa muda totalmente a rotina de alguém, e exige uma adaptação em relação ao ambiente e também à queda da produtividade.

Como se manter produtivo em um espaço que não consigo me acomodar ou que não é apropriado? Essa é a pergunta que muita gente faz, e a resposta, muitas vezes, está na decoração.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é home office, seu benefícios, desafios e dar algumas dicas de decoração. Se você quer trabalhar melhor nesse formato, acompanhe.

Entenda o que é home office

Home office é o nome dado a uma modalidade de trabalho em que o profissional realiza suas atividades em casa. Ele pode ser freelancer, funcionário de uma empresa, dentre outras possibilidades.

No ano de 2020, esse tipo de trabalho antecipou o que antes era apenas uma tendência, devida à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Algumas organizações alocaram boa parte de seus colaboradores para trabalhar em casa, algumas temporariamente e outras definitivamente.

Alguns profissionais gostaram, outros nem tanto, mas gostando ou não, o fato é que muita gente precisou se adaptar e providenciar um canto em casa para trabalhar, contando com materiais necessários, como envelopes rústicos, computador, etc.

Apesar da necessidade de adaptação, trabalhar em casa tem lá seus benefícios, é o que vamos falar a seguir.

Conheça os benefícios do home office

Se você parar para pensar, vai ver que essa modalidade de trabalho traz muitos benefícios para o dia a dia dos profissionais.

O primeiro deles é não precisar se deslocar até a empresa, algo especialmente vantajoso para quem mora em grandes cidades e precisa ficar horas no trânsito.

Também há uma economia maior, pois gastos com almoço, por exemplo, são reduzidos ou até cortados. Comer em casa sai mais barato e também é mais saudável.

Muitos profissionais têm liberdade de horário, então, podem trabalhar no período em que se sentem mais dispostos e ativos, seja de manhã, durante a tarde ou à noite.

O conforto também se destaca, principalmente quando pensamos na roupa usada no dia a dia. Os materiais usados, como porta lápis de acrílico, continuam sendo importantes, mas você não precisa se arrumar como se fosse ao escritório.

Há mais liberdade durante o dia, o que permite ao profissional ter mais tempo para resolver alguma questão. Claro, desde que feito com responsabilidade e cuidando para a produtividade não cair.

Apesar de todos esses benefícios, existem alguns desafios que também estão presentes, e vamos falar mais sobre eles a seguir.

Os desafios do home office

Quem nunca se imaginou trabalhando dessa maneira, deparou-se com uma série de desafios em seu dia a dia, afinal, trabalhar de casa nem sempre é fácil.

O primeiro desafio é driblar as distrações, aliás, este tem sido o maior de todos, pois estamos em casa, em um ambiente que remete ao descanso, lazer e relaxamento.

A partir do momento em que um profissional precisa exercer sua atividade, precisa saber separar as coisas. Por exemplo, trabalhar com a TV ligada, a presença dos filhos e de outras pessoas e a tentação de fazer o que precisa fora do trabalho são alguns exemplos.

A ausência do chefe ou qualquer superior também nos deixa mais à vontade para perder o foco. E isso é mais comum do que se imagina, mesmo para quem fez reforma de varandas e preparou um lindo espaço para o home office.

Para manter o foco, é preciso ser disciplinado e ter um bom ambiente de trabalho, outro grande desafio para muitos.

Muitas pessoas não tinham em casa um cômodo exclusivo para trabalhar ou até mesmo um escritório bem equipado, com tudo o que é preciso. Isso pode prejudicar a produtividade e fazer qualquer pessoa se sentir desmotivada.

Só que é muito fácil resolver esse problema. No tópico a seguir, vamos te mostrar como fazer isso, com dicas bem simples.

Dicas de decoração para o espaço home office

O ambiente ao qual você está inserido para trabalhar pode contribuir para a sua produtividade ou piorar a situação. Tudo depende de como ele é decorado.

Para resolver esse problema e criar um pequeno escritório para o trabalho, algumas dicas são:

Investir em mesa e cadeira

A mesa e a cadeira são os principais itens do seu home office, pois é usando essas mobílias que você fará o seu trabalho. É importante escolher a mesa com cuidado, pois nela você colocará suas ferramentas, como:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Materiais de escritório;
  • Telefone;
  • Calculadora.

Se quiser fazer uma boa impressão digital colorida, por exemplo, precisa contar com uma mesa prática que lhe permita acessar as suas ferramentas de trabalho, sem precisar andar de um lugar a outro o dia todo.

A cadeira é outro item indispensável, afinal uma escolha errada pode trazer consequências ruins para a sua saúde.

Prefira os modelos ergonômicos e que lhe permitem regular altura e encosto. Assim, você consegue se sentar em uma posição confortável e que não prejudique a coluna.

Armários e prateleiras

A mesa é importante para você dispor dos materiais que precisa, como etiquetas adesivas personalizadas, mas é nos armários e prateleiras que você vai garantir a arrumação do escritório.

No armário, você pode armazenar documentos impressos importantes. Mas pelo fato de hoje ser tudo praticamente digitalizado, você não precisa investir em uma peça muito grande.

As prateleiras, por sua vez, podem ajudar a organizar os itens, mas também são muito úteis para deixar a decoração ainda mais bonita. Nelas, você pode colocar alguns livros e objetos decorativos, como um porta-retrato.     

Escolher boas cores

As cores também influenciam na decoração e, claro, na sua produtividade. Pelo fato de, na maioria das vezes, o espaço do home office é bem pequeno, prefira as cores claras.

Elas garantem uma boa iluminação e ampliam o ambiente. No entanto, nada impede que você customize uma parede ou pinte-a com outro tom, para deixar o espaço mais alegre.

O ideal é usar tinta na cor branca e para quebrar um pouco, você pode optar por móveis e objetos de decoração coloridos, como almofadas, luminárias, quadros, etc.

Boa iluminação

A iluminação é importante durante o horário de trabalho, por isso, providencie um espaço bem conservado, com limpeza assoalho madeira, por exemplo, e bem próximo a uma janela.

Caso isso não seja possível, invista em um projeto de iluminação adequado, como iluminação indireta, onde todo o cômodo é iluminado igualmente; ou iluminação direta, quando é mantido um foco no espaço.

Prefira móveis planejados

Os móveis planejados são uma excelente opção, principalmente, porque eles são perfeitos para os ambientes pequenos. É claro que você pode usá-los em espaços maiores, mas se você dispõe apenas de um canto, ele será muito mais valorizado.

Eles podem, por exemplo, criar um espaço de trabalho embaixo de escadas, em varandas e até dentro de um armário. O que acha? Não precisa dedicar um cômodo inteiro só para trabalhar.

Além disso, essa opção combina com qualquer revestimento textura, o que te ajudar a montar um espaço perfeitamente adequado e bem organizado.

Plantas

A natureza também pode tornar o seu pequeno escritório muito mais agradável e propício ao trabalho. O segredo é escolher os tipos que mais combinam com o espaço do home office.

Por exemplo, se você trabalhar em um local com alta incidência de luz ou mais aberto, escolha plantas que precisam desse tipo de ambiente.

Caso o escritório fique num lugar mais fechado e tenha, por exemplo, cortina prega franzida, prefira as plantas de sombra, como a samambaia.

Conclusão

Trabalhar em casa fica muito mais fácil quando temos um espaço bem decorado e aconchegante para o dia a dia. Com essas dicas simples que demos aqui, temos certeza de que você vai montar o espaço que precisa.

Por menor que ele seja, você conseguirá realizar suas tarefas, com produtividade e foco, bem como mantendo a sua qualidade profissional. Sem falar que terá um cantinho confortável para estudar e investir na carreira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.