Imóveis Barra da Tijuca RJ

Imobiliária Rio Mar

Imóveis Barra da Tijuca RJ

Imóveis incríveis encontrados no bairro da Barra da Tijuca

Imóveis Barra da Tijuca RJ. A Barra é um dos bairros mais novos que existem no Rio de Janeiro; e tomou notoriedade após a década de 1970; e se firma com um dos bairros de maior evidência e destaque na cidade e no Brasil inteiro. A cada dia que passa, aumentam as inúmeras atrações do bairro e visitas de turistas das mais diversas parte do mundo.

Atrações no Bairro

Além da extensa e bela praia e das lagoas que são características do local; assim como seus imensos shopping centers, um dos destaques da região é o Rio Centro; um gigantesco centro de convenções que sediou a Rio 92; uma conferência mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) a respeito do meio ambiente; quando lá se apresentaram chefes de estado de todo o Globo. No local são realizadas diversas feiras e eventos. O local também abrigou o Parque Olímpico e inúmeras das competições dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

O Autódromo de Jacarepaguá já foi um dos maiores destaques do bairro; já tendo sediado corridas do GP de Formula 1 no Brasil entre toda a gama de eventos automobilístico.

Toda a área do antigo autódromo foi transformada para as Olimpíadas do Rio; um moderno e avançado complexo de instalações desportivas construído para as Olimpíadas de 2016; e que ira ter uso continuado após os término dos jogos.

A arquitetura no bairro também é uma atração; seus condomínios de apartamentos formados por altas torres, algumas com arquitetura chamativa. Imensos centros empresariais destacam-se por sua arquitetura ousada e belo paisagismo; também por introduzirem novos conceitos em termos de conteúdos programáticos de arquitetura para centros comerciais no Brasil.

Nos termos de parques e jardins, destacam-se:

O sempre visitado parque Bosque da Barra da Tijuca; uma grande área verde com fins de preservar a vegetação original da área da Barra e também área de lazer e passeio para toda a família.

O Parque Municipal do Marapendi que é super reservado e Natural; também chamado de Reserva (ecológica) de Marapendi; tem fins de preservar a fauna e a vegetação de mangue e restinga original do local. É também usado como área de lazer recreativo totalmente voltado para natureza.

No interior da Reserva de Marapendi; sob protestos de ambientalistas foi construído um Campo de Golfe para as Olimpíadas de 2016.

Aparência do Bairro

A Barra da Tijuca sempre destaca dos demais bairros por vários fatores, alguns são enumerados à seguir.

Sobre o ponto de vista geográfico e topográfico; se destaca da cidade por ser uma grande baixada e possuir três grandes lagoas e com praias extensas e longas.

Mesmo que outras áreas do Rio de Janeiro que situam-se entre montanhas; também fossem no passado áreas alagadas com lagoas e entradas do mar estas não existem mais como nos tempos remotos, tendo sido aterradas.

A única área do Rio de Janeiro, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes; que ainda mantém uma lagoa, é a área da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Sob o ponto de vista de traçado urbano; a Barra vem se destacando por ter sido planejada voltada para o automóvel seguindo conceitos de cidades setorizadas; então em voga no auge da arquitetura e urbanismo modernista do Século 20.

Sob o ponto de vista social, se destaca pela figura dos chamados “Emergentes”; sobre os quais se fala mais abaixo. E acompanhando ainda o lado social; o bairro se destaca por seus inúmeros e imensos Shopping Centers; condomínios de alto nível com prédios altos e uma arquitetura que para uns é arrojada; e para os mais críticas é apenas eclética sob o ponto de vista contemporâneo.

Vistas Panorâmica da Barra da Tijuca

Abaixo a Barra da Tijuca vista da Pedra Bonita. Grandes lagoas; algumas montanhas; extensas faixas de areia ao longo do mar aberto para o oceano compõem o cenário. O bairro tem sido adensado progressivamente; e muitos manguezais tem sido destruídos.

Imóveis Barra da Tijuca RJ

Em algumas partes no bairro ainda predomina edifícios de 3 andares; ou até casas de morada individual. Em outras partes, grandes condomínios de apartamentos; alguns com agrupamentos de prédios de 25 andares cada. Muitos condomínios abrangem vários edifícios em áreas fechadas; com muitos serviços disponíveis para os moradores.

Mapa da Barra da Tijuca

Imóveis Barra da Tijuca RJ

Acima um mapa turísico da Barra da Tijuca; com os pontos mais importantes e principais atrações do bairro. As lagoas da Barra que são vistas na foto acima; podem ser vistas também no mapa.

O autódromo de Jacarepaguá em 2014 está sendo transformado; no Parque Olímpico do Rio para os Jogos Olímpicos de 2016

Imóveis Barra da Tijuca RJ

Imóveis Barra da Tijuca RJ

Imóveis Barra da Tijuca RJ

Um campo de Golfe também está sendo construído em meio a polêmicas e protestos de ambientalistas para as Olímpíadas de 2016 dentro Reserva de Marapendi; no Parque Natural Municipal de Marapendi.

Um Bairro Projetado para o Automóvel

O plano urbanístico da Barra da Tijuca prioriza o transporte por automóvel. Salvo alguns pequenos trechos; o bairro não é do tipo onde você pode ir caminhando na padaria da esquina; no jornaleiro, supermercado ou boteco da esquina.

Sendo o primeiro “Plano Piloto” da Barra da Tijuca projetado por Lúcio Costa; este plano urbanístico segue o mesmo furor e delírio modernista racionalista que inspirou o plano urbanístico de Brasília; com tendência a privilegiar a locomoção por automóvel e a separação da cidade em setores e zonas funcionais.

No entanto o plano da Barra da tijuca parece ser mais flexível quanto à setorização; e quanto ao código de construção de edifícios de apartamentos; permite a construção de condomínios de torres de edifícios de apartamentos; ou seja, de predominância verticalizada; ao contrário de Brasília onde os edifícios tem menos andares e tem aparência de blocos horizontalizados nas super quadras.

Em certos trechos da Barra existam condomínios com torres de edifícios de apartamentos em condomínios fechados de até 25 andares; ao contrário de Brasília cujos edifícios de super-quadras tem predominância horizontalizada e não existiam condomínios com área isolada da cidade entre os blocos.

Nos setores onde foram criados mega-condomínios fechados; estes geralmente possuem alguns serviços internos; mas geralmente cada família necessita de mais de um automóvel. Entre estes condomínios destacam-se o Novo Leblon e Nova Ipanema; condomínios estes que imprimiram um novo estilo de morar na cidade.

O Paraíso do Shoppings Centers

Acompanhando toda especulação imobiliária; que anunciava a barra como o novo eldorado perto da praia e sol; promovendo uma verdadeira revoada de famílias para os novos condomínios; surgiram os mega-supermercados como o da rede Carrefours e também grandes Shopping Centers.

O Barra Shopping na Barra juntamente com o Shopping Rio Sul em Botafogo inauguraram a era dos grandes shopping centers da forma como são atualmente concebidos atualmente;

E praticamente aniquilaram muito do comercio tradicional de rua nos bairros do Rio de Janeiro. Com a construção de novos cinemas e teatros nas dependências dos shoppings centers ,com facilidade de estacionamento e segurança; os cinemas e teatros de rua entraram em decadência e foram praticamente extintos nos bairros da cidade.

A Barra da Tijuca, como um bairro novo; não passou por este processo de transformação. Já nasceu voltada para o automóvel; para os mega-supermercados e shopping centers. Após o Barra Shopping surgiram o Via-Park; o centro de comercio lazer e diversões chamado New York City e inúmeros centros empresariais.

A Barra dos Emergentes

Associado ao desenvolvimento do bairro, surgiram os chamados “Emergentes” ou um neologismo para antigo termo “Novos Ricos”. Os emergentes são tidos como pessoas que enriqueceram em pouco tempo; são moradores do bairro e não fazem parte de familiais tradicionais do Rio de Janeiro; e nem tem antepassados que frequentavam colunas sociais.

Extravagâncias no vestir; gosto exótico quanto à arquitetura e decoração fazem parte das características de alguns emergentes; com seus apartamentos decorados com inspiração na arquitetura “kitsch” de Miami ou Las Vegas nos EUA.

Enquanto as antigas e maiores mansões da Rua São Clemente; construídas em Botafogo na virada e início do século 20 se inspirava; e se igualavam à ostentosas e ao mesmo tempo elegantes moradias de nobres e magnatas Europeus; os novos ricos da barra adoraram mimetismos neoclássicos e arquitetura pós-moderna típicas de Miami. Não existe como negar esta influência; uma influência que certamente produz construções também mais baratas e que exige um gosto menos elaborado; e menos complicações na estética ou preocupações sobre como e onde investir ou gastar o dinheiro.

Lagoas na Barra

O Bairro possui três enormes lagoas ligadas entre si por estreitas faixas de água que se comunicam; sendo esta uma das características marcantes do bairro. As três lagoas são a Lagoa da Tijuca; Lagoa de Jacarepaguá e Lagoa de Marapendi.

A Lagoa da Tijuca é a primeira a ser vista por quem vem da zona sul da cidade; sendo que uma de suas partes mais estreitas se chama Largo do Branco. Em sua parte maior; a Lagoa da Tijuca também possui uma pequena baía ou enseada bastante fechada chamada de Saco Grande.

A Lagoa de Jacarepaguá possui um trecho bem estreio que é também se chama Lagoa do Camorim; e a parte maior e de grandes proporções; que é chamada Lagoa de Jacarepaguá tem em suas margens o Autódromo de Jacarepaguá e o Rio Centro.

A Lagoa de Marapendi e uma longa faixa de água,bem ampla e larga em muitos pontos; que segue ao longo da praia, entre a Av. Lúcio Costa (antiga Av. Sernambetiba) e a Av. das Américas; tendo muitos prédios e loteamentos também ao longo da mesma.

O turista finalmente descobriu a Barra da Tijuca; e a cada novo feriado mais gente encontra no bairro incríveis opções de lazer. Vindos de férias, eles alugam apartamentos nos condomínios; fazem compras nos supermercados, passeiam pela orla; curtem o por do sol e sentem o gostinho de morar na Barra.

Como turistas em sua própria cidade; os cariocas também estão descobrindo que a Barra pode ser mais do que uma Miami tupiniquim. Um exemplo é a Península; condomínio elevado a status de bairro pelos seus mais de 15 mil moradores. Agregando 27 condomínios; ele atrai cada vez mais famílias e jovens casais que buscam segurança e qualidade de vida. O sucesso é explicado: dá para andar de bicicleta ou correr na lagoa; passear pelas trilhas de um grande jardim botânico; se exercitar em amplos parques com quadras esportivas de dar inveja ao Aterro do Flamengo – tudo isso a 5 minutos da praia; e com um metro quadrado bem mais acessível que na Zona Sul.

Península

Foi na Península também que a Construtora mineira Canopus começou sua história no Rio. Mas não veio de férias. Aqui lançou o Quintas e o Aquarela, dois empreendimentos que; segundo os seus moradores, se destacam pela qualidade de projeto e do acabamento. Agora está entregando o Soul, último lançamento do bairro com uma localização privilegiada.

 – A localização do Soul é chamada de zona sul da Península; pois é toda cercada pelo parque, chamando a atenção dos moradores do condomínio e de seus visitantes. Aqui realmente conseguimos oferecer uma maior qualidade de vida; destaca Tarcio Barbosa, diretor de Marketing e Vendas da Canopus.
Imóveis Barra da Tijuca RJ

Infraestrutura

Todas as unidades são amplas; com 3 e 4 quartos, área de lazer completa e até 4 vagas de garagem. Os apartamentos têm fachada 100% revestida, acabamento de alto luxo; áreas comuns entregues equipadas e decoradas; com fácil acesso ao Barra Shopping e à orla da Barra. No seu entorno existem 780 mil metros quadrados de bosques; trilhas, praças, quadras poliesportivas e museu a céu aberto.

Os terrenos da Península foram os primeiros que a mineira; Canopus adquiriu no Rio de Janeiro. Para Tarcio Barbosa, esta foi uma aposta certeira da empresa.

– Com certeza é um dos melhores ativos que a empresa possui. É uma área totalmente segura; de fácil convivência e cercada de belezas naturais. E além de todos esses benefícios, o Soul foi construído com um acabamento diferenciado, de muito bom gosto e moderno – conclui Barbosa.

Acabamento superior

Com 47 anos de fundação; a Construtora Canopus viu na Barra o potencial necessário para investir no Rio. A construtora procura dar um acabamento que vai além do básico aos empreendimentos que entrega; como destacam seus moradores. É o que defende Marcelo Vasconcelos, morador do Quintas:

– Aqui vi a oportunidade de realizar um sonho de vida: morar numa cobertura. A vista do meu apartamento é maravilhosa e o espaço interno do apartamento muito aconchegante. A Canopus me entregou o apartamento que sempre desejei. Eu já conhecia algumas obras da construtora, após morar um tempo em Belo Horizonte; e sabia que eles poderiam me entregar uma excelente construção.

Marcelo comprou o imóvel na planta; e acredita que acompanhar o processo foi parte da realização do seu objetivo de vida.

– Entrar no meu apartamento quando ficou pronto foi uma das melhores sensações que tive na vida. E a Península oferece realmente uma infraestrutura fora de série a seus moradores.

Imóveis Barra da Tijuca RJ

Diferencial

Vizinho de Marcelo, Eduardo Rezende; que mora no Aquarela, também fala de sua escolha pelo imóvel da Canopus:

– O diferencial em morar aqui? Além das belezas naturais que cercam o condomínio; procurei fazer uma análise dos prédios com melhores acabamentos no bairro. O da Construtora Canopus foi o que mais me agradou. E me refiro a todos os detalhes de acabamento, seja no apartamento ou na área comum. Na verdade; fiquei bem impressionado com os acabamentos do apartamento – até amortecedor de porta já existia ali quando eu o escolhi!

Eduardo ainda enumera outros motivos que o fizeram escolher o Condomínio Península para viver com sua família; como os cuidados com paisagismo e um projeto de iluminação diferenciado. Mas é ao falar da filha recém-nascida que Eduardo se entusiasma:

– Descer de manhã cedo com ela, tomar um café; dar uma volta pelo parque, sem cruzar com nenhum tipo de rua, é muito agradável. Contamos ainda com uma área de lazer muito bem planejada em termos de produtos e acabamentos. Temos ainda uma vista incrível, e uma convivência social intensa com os outros moradores; muitos deles com filhos. Temos a tranquilidade de saber que eles podem brincar com segurança aqui – afirma.

A Barra da Tijuca, por si só, é uma generosa demonstração de por que o Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa. A região oferece grande diversidade de praias, parques, restaurantes, bares e outras opções culturais. Na região, é possível encontrar programas para todos os gostos: para quem aprecia ar livre e contato com a natureza, quem prefere se aprofundar no universo das artes ou quem busca lazer e entretenimento com uma boa gastronomia. Separamos 18 lugares para te ajudar a conhecer o melhor da região!

E PARA RELAXAR OU SE AVENTURAR

1. Praia da Barra

Entre a Praia do Pepê e da Reserva, tem áreas de ondas fortes e tubulares, ideal para a prática de surf e bodyboarding. Também conta com bons locais para os adeptos do stand up paddle. Água límpida e areia fofa são suas marcas. A Praia da Barra da Tijuca também dá nome à região da Avenida Lúcio Costa, antiga Sernambetiba, desde a Pedra da Gávea até o Recreio dos Bandeirantes.

2. Praia da Reserva

Se a sua praia é tranquilidade, a Reserva é uma ótima escolha de passeio. Cercada por vegetação litorânea, tem esse nome por estar situada em uma reserva ecológica; onde o acesso é feito exclusivamente por veículo próprio. Não tem calçadão, oferecendo um extenso tapete de areia branca e fina. Em alguns pontos de sua orla, é possível encontrar quiosques.

3. Praia da Macumba

Nome popular da Praia do Pontal de Sernambetiba, devido aos adeptos de religiões como Umbanda e Candomblé que fazem ali suas oferendas a Iemanjá. Uma das praias preferidas pelos surfistas; é uma ótima opção para quem deseja aprender o esporte. Sua orla possui variedade de quiosques e um calçadão arborizado junto com uma ciclovia. Quem sobe em seu Pontal é presenteado com uma vista de tirar o fôlego.

4. Praia de Grumari

Cercada por costões e morros com vegetação de restinga, esta praia é bastante rústica e perfeita para quem gosta do contato com a natureza. As águas limpas e transparentes proporcionam ótimas ondas, um atrativo para os surfistas. Situada em uma área de reserva ambiental, Grumari abriga ainda a praia naturista de Abricó.

5. Prainha

Abraçada por morros cobertos de mata atlântica, a Prainha se estende por 700 metros de boas ondas e beleza natural. Uma caminhada de cerca de 25 minutos leva a um mirante com vista privilegiada das praias da Zona Oeste. Além disso, quando o sol se põe por trás das montanhas, os visitantes são presentados com uma cena inesquecível.

 

6. Guaratiba

Uma das praias mais distantes do centro do Rio – cerca de 60 km – Guaratiba oferece uma bela recompensa para quem vence a distância. Mar calmo e propício ao banho, bares, restaurantes especializados em frutos do mar e traineiras de pescadores fazendo passeios pela orla são alguns dos atrativos do local. A beleza do visual já levou Guaratiba para cenas de filmes e novelas.

7. Parque Nacional da Tijuca

É o parque mais procurado no Brasil – são dois milhões de visitantes por ano! Você não vai se arrepender de fazer parte desse número. Em toda a sua extensão, o Parque da Tijuca lhe leva para bem pertinho da natureza. O cenário é de montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas. Nele, é possível fazer a trilha para a Pedra da Gávea, alcançando um dos mirantes mais bonitos da cidade.

8. Bosque da Barra

São 50 hectares de paisagens naturais e lazer. Preserva a vegetação das áreas originais da Barra da Tijuca. Ao longo dos passeios, é possível avistar capivaras, preguiças e aves. O parque possui diversos equipamentos para a prática de esportes e de atividades recreativas. Alamedas para cooper e caminhada, trilhas e um lago também estão no circuito dos visitantes.

9. Parque Natural Municipal da Prainha

O casamento entre o verde da natureza e o mar dão ao Parque da Prainha uma das paisagens mais lindas do Rio. São 147 hectares de área de preservação ambiental, recobertos por vegetação típica da mata atlântica e de costão rochoso, além de fauna diversificada, incluindo animais ameaçados de extinção. Os visitantes podem ir a mirantes com vistas incríveis, como o mirante do Caeté, além de trilhas ecológicas com paisagens selvagens.

 

10. Casa do Remo

Para quem é praticante do stand up paddle, ou deseja aprender o esporte, a Casa do Remo é parada obrigatória. Situada na beira do canal do mangue em Barra da Guaratiba; conta com águas calmas e sem ondulação. A Casa atua como guardadeira de pranchas e ponto de aluguel de equipamentos. O local também oferece uma bonita paisagem que mescla praias, restingas, manguezais e mata atlântica. Os visitantes têm acesso a um barzinho e um lounge para descanso entre os remos.

11. Pedra Bonita

Aventura e muita adrenalina são marcas registradas da rampa da Pedra Bonita, onde os pilotos de asa delta saltam com seus passageiros para um voo com paisagem deslumbrante. A rampa está situada a uma altitude de 520 metros, voltada para o bairro São Conrado. A aterrissagem é na Praia do Pepino. Quem não tiver coragem para voar pode contemplar as belas vistas de São Conrado, da Pedra da Gávea, do Morro Dois Irmãos, montanhas circundantes e orla do Rio.

 

12. Downtown

É um grande shopping a céu aberto, com clima de cidade turística. Dá para admirar as vitrines andando por calçadas arborizadas, e ainda aproveitar programas recreativos. O local também possui diversificada gastronomia, com dezenas de bares e restaurantes para todos os gostos. Uma boa opção para quem procura serviços e lazer em um ambiente agradável. O cinema do Downtown ainda conta com as melhores salas da cidade, segundo pesquisa da Veja Rio.

PARA CONTEMPLAR

13. Ateliê Casa Sete

Localizado na casa nº 07 do Caminho da Bica (Estrada Pacuí 999), o ateliê é emoldurado pela natureza. Se por fora dá para contemplar a paisagem bonita, por dentro é difícil escolher o que mais admirar. Com inspiração na mata nativa, a artista Clea Lima expõe a sua criação: peças em cerâmica como utilitários, esculturas, bonecas e outros artigos de encher os olhos.

14. Atelier Leila Aguiar

Há mais de 20 anos trabalhando com moda e design têxtil, a artista Leila Aguiar criou e desenvolveu sua própria técnica, sempre explorando cores vibrantes e combinações harmônicas e surpreendentes. Ela pinta tecidos exclusivos à mão, seja para sofás, paineis, colchas, almofadas ou bolsas. Tudo isso você pode admirar em uma visita ao Atelier.

15. Casa do Pontal

O museu possui um imenso acervo de arte popular, resultado de 40 anos de pesquisas e viagens do designer francês Jacques Van de Beuque em terras brasileiras. A Casa do Pontal está instalada em um sítio com 5 mil metros quadrados e reúne obras que representam a cultura variada de diferentes pontos do Brasil. Além disso, o museu foi projetado com amplos jardins, levando o visitante à proximidade com a arte e também com a natureza.

 

16. Cidade das Artes

Sob o teto desta casa, convivem a música, o teatro, o cinema, a dança, as artes plásticas e outras tantas manifestações artísticas. Um verdadeiro lar para a cultura brasileira e de diferentes povos, a Cidade das Artes reúne diversos espaços para a produção e contemplação das performances. Exposições, espetáculos abertos, bailes e eventos para crianças são atrativos para o público. A arquitetura deslumbrante é obra do francês Christian Portzamparc.

17. TNT Arte Galeria

Com um grande acervo de obras de arte em exposição permanente, a galeria também promove exposições individuais e coletivas, além de leilões de arte. Artistas modernos e contemporâneos brasileiros e estrangeiros têm lá o seu espaço – alguns representados com exclusividade. Serviços especializados na área também estão disponíveis no local, como restauração de obras de arte, emolduramento técnico, fotografia, dentre outros.

18. Sítio Roberto Burle Marx

O local foi residência do paisagista Roberto Burle Marx por mais de 20 anos. Lá, você pode conhecer mais sobre a vida e obra do paisagista; e contemplar a arquitetura, o ateliê de pintura, o salão de pedras e suas coleções de plantas. A botânica do sítio também também merece admiração – a vegetação nativa reúne espécies de manguezal, restinga e mata atlântica.

Curtiu nossa matéria sobre Imóveis Barra da Tijuca RJ? Tem muito mais em nossas redes sociais! 

Muller Imóveis RJ – A sua Imobiliária na Barra da Tijuca