INVESTIR EM TERRENO OU COMPRAR LOTE?

Investir em terreno ou comprar lote?

Investir em terreno ou comprar lote?

Enfim, a oportunidade de ter a casa dos seus sonhos, ou de investir em um imóvel chegou.

Investir em terreno ou comprar lote? Neste momento surgem algumas dúvidas: Construir ou comprar uma casa pronta? Se optar por construir, comprar lote ou um terreno? Podemos nos confundir pensando que são a mesma coisa. Mas não são.

Qual a diferença entre lote e terreno?

Para diferenciarmos um do outro, temos que ter em mente que o lote está dentro do terreno.

O terreno é um espaço reservado de terra, servindo assim, para construções, podendo ser vendido por inteiro. Quando esse terreno é dividido em diversas partes, como em condomínios residenciais, por exemplo, é denominado lote.

 

 

 

Comprar lote é o melhor investimento?

Por serem menores, normalmente os lotes são investimentos mais acessíveis. Alguns motivos para optar por eles, são:

Segurança – É uma das melhores formas de aplicação no mercado imobiliário; muitas vezes mais seguro do que deixar o capital na poupança, pois é materializado e estará sempre lá. Com a documentação em mãos, você garantirá os direitos de proprietário. Mesmo com uma economia instável, os lotes não se desvalorizam.

 

Liquidez – Por ser uma subdivisão do terreno, portanto de valor menor, proporciona maior facilidade de venda, dando maior liquidez ao capital investido.

 

Economia – Adquirir um lote é, muitas vezes, mais benéfico financeiramente do que adquirir um terreno, ou até mesmo um imóvel, porque, via de regra exige pouco capital. Outro ponto importante é que as burocracias e despesas para manter o lote, normalmente, são menores. Sem contar que, um lote é uma das formas de investimento com maior rentabilidade, sendo considerada uma das melhores formas de aplicação disponíveis no mercado.

 

Liberdade – Com um lote “em mãos”, ganha-se algumas opções de como utilizá-lo. Caso o desejo seja construir uma casa, você pode planejá-la de acordo com suas necessidades e desejos (respeitando as leis de zoneamento da região e as normas ambientais), diferentemente da compra de um imóvel pronto, por exemplo. Outra escolha é esperar o lote se valorizar e revendê-lo mais tarde. Por ser um bem durável, o lote não sofre depreciação de valor e, o melhor, as melhorias na infraestrutura da região aumentam os valores do setor imobiliário, o que contribui para a valorização do imóvel.

Fonte: Lopes

Imobiliária na barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes – Muller Imóveis Rj Casas à venda