Itanhangá Barra da Tijuca condomínio de casas de alto padrão

Itanhangá Barra da Tijuca

Itanhangá Barra da Tijuca

Itanhangá Barra da Tijuca

Maravilhoso condomínio de casas de alto padrão

Itanhangá Barra da Tijuca – Itanhangá:

Itanhangá é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro e faz parte da região administrativa da Barra da Tijuca. Faz divisa com Jacarepaguá a norte, além de Alto da Boa Vista e São Conrado a leste, na Zona Sul.

Tem localização privilegiada, sendo considerado um bairro tranquilo e seguro. É também um dos poucos bairros da região em que a maioria dos domicílios são casas e não apartamentos, que são atualmente proibidos por lei municipal. Seu índice de desenvolvimento humano, no ano 2000, era de 0,822, o 75º melhor da cidade do Rio de Janeiro.

No Itanhangá, há um pequeno centro comercial chamado “espaço Itanhangá”, com foco em decoração e lazer. O Spazio Itanhangá é um estabelecimento especializado em eventos sociais.

Existem diversos colégios no Bairro, como o Colégio Internacional Everest e o Colégio Mopi, e as escolas municipais Lopes Trovão e Maria Clara Machado.

O nome do bairro é de origem tupi e significa “diabo de pedra”: junção de itá (pedra) e anhanga (diabo, Anhangá).

Esportes e lazer

O Itanhangá Golf Club é um popular clube de golfe, e o único da Zona Oeste. Local considerado tranquilo, amplo e arborizado, ótimo para se fazer caminhadas. Há também o Marina Iate Club, ao lado e à beira da Lagoa da Tijuca.

O bairro também é possui diversas cachoeiras, cujo curso d’água vem do Parque Nacional da Tijuca. O acesso às cachoeiras se dá pela Rua Itália Fausta ou pela Estrada de Itajuru, passando por dentro do Morro do Banco.

Igrejas e Santuários

O bairro possui diversos estabelecimentos religiosos dos mais variados credos. A Paróquia de São Bartolomeu é nova e imponente, além de ser a pioneira dos templos religiosos do bairro, seguida da Paróquia de São João Batista e Capela Nossa Senhora Mãe da Divina Providência. Há o templo da Assembleia de Deus localizada na Estrada do Itanhangá, presente no bairro há mais de 15 anos. Além dela, há uma Igreja Presbiteriana (Igreja Presbiteriana da Barra) e a comunidade evangélica Terra Sarada, todas localizadas no bairro.