Jacarepaguá - Região de ótima localização na zona oeste.

Jacarepaguá

Jacarepaguá

Atualmente é considerado o sexto maior bairro do município.

Jacarepaguá – Jacarepaguá é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se na Baixada de Jacarepaguá, entre o Maciço da Tijuca e o Parque Estadual da Pedra Branca e na beira norte das lagoas de Jacarepaguá e Tijuca. O ponto culminante do município, o Pico da Pedra Branca, se localiza no seu limite com o bairro de Vargem Grande. É atualmente o sexto maior bairro do município, passando por um forte processo de gentrificação e urbanização.

O nome do bairro é um termo tupi, que significa “enseada do lugar dos jacarés”, através da junção dos termos îakaré (jacaré), paba (lugar) e kûá (enseada).

O bairro já foi o primeiro e o segundo maior da cidade, pois importantes áreas, do que sempre se entendeu historicamente como a parte principal de Jacarepaguá, com o tempo foram gradualmente se desmembrando e tornando-se bairros próprios.

Em 1981, o prefeito Júlio Coutinho separou a parte litorânea com os bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, fazendo de Jacarepaguá ainda toda a parte do vale atrás das lagoas, sendo o maior bairro da cidade depois de Campo Grande. Doze anos depois, em 1993; o prefeito César Maia separou outros dez núcleos urbanos como bairros próprios: Anil; Curicica, Cidade de Deus, Freguesia, Gardênia Azul, Pechincha, Praça Seca, Tanque e Taquara. Hoje, esses bairros junto com Vila Valqueire e o próprio Jacarepaguá, fazem parte da região administrativa de Jacarepaguá.

Ficam no bairro de Jacarepaguá os Estúdios Globo (antigo PROJAC), instalações de teledramaturgia e entretenimento da Rede Globo e agora novas instalações da Rádio Globo.

Faz limite com os bairros de Itanhangá, Barra da Tijuca, Camorim, Vargem Pequena, Pechincha, Taquara, Curicica, Cidade de Deus; Gardênia Azul, Anil e Freguesia; apenas na zona oeste; além de Senador Camará, Bangu, Realengo e Campo Grande separados pelo Parque Estadual da Pedra Branca; e ainda Água Santa, Engenho de Dentro, Lins de Vasconcelos, Grajaú e Alto da Boa Vista na Zona Norte, porém de fato são separados pela Floresta da Tijuca.

Fonte: Google