Liverpool - Clube de futebol com sede na cidade de Liverpool

Liverpool

Liverpool

O 7° maior do mundo com 14 títulos internacionais.

Liverpool – O Liverpool Football Club é um clube de futebol com sede na cidade de Liverpool, na Inglaterra. Foi fundado em 1892 e o uniforme de sua equipe é todo vermelho desde 1965.

O lema do time é “You’ll Never Walk Alone” que significa “Você Nunca Caminhará Sozinho”. Já conquistou 1 Copa do Mundo de Clubes da Fifa, 6 Liga dos Campeões, 3 Copa da UEFA e etc.

Seu período de maior glória foi entre as décadas de 70 e 80, em que Bill Shankly e Bob Paisley lideraram o Liverpool a 11 títulos nacionais e 7 troféus europeus.

O Liverpool é o 7° maior do mundo com 14 títulos internacionais. Foi o primeiro time inglês tricampeão da UCL, feito conquistado em 1981, tendo disputado nove finais de Champions league, com seis troféus conquistados.

Seus maiores rivais no esporte são o Manchester United, o Everton, com quem faz o clássico da cidade de Liverpool, chamado de Merseyside Derby e o Chelsea. Foi um dos fundadores do extinto G-14, grupo dos principais clubes do futebol europeu, e um dos novos membros da Associação Europeia de Clubes.

Seu estádio, o Anfield Road, construído em 1885 e em parte reformado em 2016 (reforma feita no Main Stand onde foram adicionados mais 8300 lugares e no Anfield Road Stand onde foram adicionados 4300 lugares), isso em respeito aos torcedores do clube, alguns deles tiveram suas cinzas jogadas no gramado do estádio, e também pelas glórias ali conquistadas, tem capacidade para em torno de 59.000 espectadores, e fica a cinco quilômetros do centro da cidade.

O estádio é classificado como 5 estrelas pela UEFA a (Union of European Football) ou (União das Federações Europeias de Futebol)

Na temporada 2018-19, o Liverpool após uma fase de grupos difícil onde enfrentou PSG, Napoli e Estrela Vermelha se classificando com 9 pontos, fez uma ótima campanha no mata-mata com direito a uma virada histórica sobre o Barcelona (após perder no jogo de ida da semi-final por 3×0 no Camp Nou, conseguiu reverter o placar em Anfield com uma goleada de 4×0), o que garantiu retorno às finais da Liga dos Campeões. Por 2-0, com gols de Salah e Origi, conquistaram a sexta taça sobre os Spurs.

Na Premier League, foi vice-campeão, após uma disputa acirrada com o Manchester City, somou 97 pontos contra 98 do rival. Em dezembro de 2019 participou do Mundial de Clubes da FIFA e sagrou-se campeão derrotando o Flamengo por 1 a 0 na prorrogação.

Fonte: Google