Metro quadrado Barra da Tijuca em queda, segundo pesquisa.

Valor do m² da Barra da Tijuca

Metro quadrado Barra da Tijuca

metro quadrado barra da tijuca

Metro quadrado em queda na maioria dos bairros do Rio

Metro quadrado barra da tijuca. Pesquisa do Secovi Rio em 80 localidades mostra que 11 tiveram aumento de preço para venda e seis para aluguel.

RIO – Uma análise inédita sobre o valor do metro quadrado para locações e vendas feita pelo Sindicato de Habitação do Rio (Secovi Rio) com 80 bairros da cidade mostra que a retomada do setor imobiliário do Rio não aconteceu e só virá em meados do próximo ano ou até mesmo 2020.  

seis bairros.

Zona norte e oeste

No caso da venda, apenas bairros das zonas Norte e Oeste tiveram crescimento, com destaque para Pavuna (6,9%) e Campo Grande (6,1%). Todos os bairros da Zona Sul tiveram queda no valor do metro quadrado, sendo a Lagoa o local com maior baixa na região (-4,9%).

— No caso de Pavuna e Campo Grande, o resultado positivo é um efeito secundário de bairros vizinhos que tiveram muitos lançamentos de prédios que fazem parte do programa “Minha Casa Minha Vida”. Como são condomínios com lazer completo, os proprietários destes bairros se viram obrigados a tentar se readequar, fazer um retrofit no imóvel para não perder a venda, ato que ajuda a valorizar o preço na região— analisa Paulo Porto, professor da FGV.

Zona Sul

Urca, Gávea, Lagoa, Jardim Botânico; Leblon e Ipanema também tiveram queda. Segundo Porto, foram bairros com extrema valorização do metro quadrado nos últimos anos e; mesmo com queda, o investidor não se interessa por comprar agora — vai esperar cair ainda mais.

Com vendas em baixa; a Urca fica na liderança no crescimento do valor do metro quadrado para aluguel: de R$ 42,85 em janeiro para R$ 46,14 em outubro. Ou seja, uma alta de 7,7%.

— O preço de venda da Urca é muito alto e a disponibilidade de imóveis é baixa; pois são muitas casas e poucas edificações. Com o alto valor do metro quadrado; o proprietário prefere botar para alugar; para fazer caixa rápido e não ter que disponibilizar um ativo — analisa Porto.