O Paisagismo Contemporâneo | Muller Imóveis RJ

O Paisagismo Contemporâneo

O Paisagismo Contemporâneo

O paisagismo contemporâneo

Uma mistura de estilos e elementos com a estética de composição se forma o paisagismo contemporâneo

O paisagismo contemporâneo com um rompimento das escolas clássicas, logo após o movimento modernista; o paisagismo contemporâneo aparecer, como modo de projetar a paisagem; por volta dos anos de 1980. A vista disso, esse estilo traz a inquietação dos anos de 80 e 90; a influência dos paisagistas japoneses, americanos e franceses, além de modificar as visões ecológicas e buscar novos usos para colunas, pórticos e cores.

Paisagismo Contemporâneo

Desde o final do século XX aos dias de hoje está sendo um período marcado por uma preocupação crescente quanto às condições ambientais nos grandes centros urbanos e a busca do melhor uso dos recursos naturais. Deste modo, as composições paisagísticas contemporâneas adotam elementos que maximizam o verde em pequenos espaços, como as paredes vivas e os telhados ecológicos e quanto ao uso de materiais: destacam-se as forrações inertes à base de reciclados ou reaproveitamentos, como as lascas de pneus pigmentadas, por exemplo.

O Paisagismo Contemporâneo

O Paisagismo Contemporâneo

Por consequência; o que se busca no paisagismo contemporâneo é a mescla de um visual natural de campo ou mata com bordaduras e canteiros com espécies de folhagens e flores perenes de baixa manutenção, por vezes; o jardim contemporâneo possui citações de outros estilos como o oriental, o árido e o tropical, sendo a marca desse estilo a sensação de integração com a arquitetura e a criação de cenários que valorizam os espaços urbanos.

O paisagismo contemporâneo é caracterizado pelo uso de uma vegetação mais tropical e pela integração da natureza do local com os elementos construídos de forma bastante natural; onde sempre há um diálogo harmônico com a arquitetura, utilizando grandes árvores, palmeiras, maciços de plantas tropicais, bambus, árvores de fruto, entre outros.

O Paisagismo Contemporâneo

O Paisagismo Contemporâneo

Com a mistura de estilos e elementos, a estética de composição é mais livre e; desde que haja coerência, é possível combinar novas cores e texturas na busca de sensações que não são tão usuais; pois o projeto da paisagem vai refletir o desejo de seus proprietários; o que faz o paisagismo contemporâneo ganhar, cada vez mais, espaço em grandes empreendimentos, residências; fazendas e setores corporativos, já que segue o estilo do interior da edificação ou de sua estrutura arquitetônica; uma vez que este é a extensão da obra.

O Paisagismo Contemporâneo

O Paisagismo Contemporâneo

Assim sendo a sociedade é o reflexo de seu tempo e a paisagem o palco onde se desenvolve; esse espetáculo em busca do aperfeiçoamento da expressão artística. O paisagismo como arte é um dos modos pelo qual o homem se mantém próximo da natureza; conferindo-lhe caráter e ordem que expressam seus sentimentos e ideias.

Fonte: www.projetobatente.com.br