Recreio dos Bandeirantes

Recreio dos Bandeirantes

Recreio dos Bandeirantes um Bairro maravilhoso para se morar

Recreio dos Bandeirantes é um bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. É um dos bairros mais jovens da cidade, localizado na região administrativa da Barra da Tijuca, Possui uma área territorial de 30.655 km² e uma população de 82.240 habitantes divididos em 38.705 domicílios, sendo conhecido pelo ambientalismo, organização, segurança, praias e a prática de esportes aquáticos.

Faz divisa a leste com Barra da Tijuca, a norte com Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande, a oeste com Barra de Guaratiba, Grumari e Guaratiba, e a sul com o oceano atlântico.[5]

Muitos artistas também têm optado por morar no bairro. Foi o bairro que mais avançou no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), passando de 0,794 em 1991 para 0,894 em 2000, o 31º melhor da cidade do Rio de Janeiro (índice já defasado)

Localizado a oeste do bairro da Barra da Tijuca e a leste de Guaratiba, o Recreio é o bairro do Rio de Janeiro que tem crescido mais rapidamente nos últimos anos. Em 1980 tinha 5.276 habitantes, e em 1991, tinha 14.344 habitantes. Sofreu uma explosão populacional a partir da década de 2000, passando de 37.572 habitantes em 2000 para 82.240 habitantes em 2010.

Recreio é dos bairros que mais se valorizam na cidade, atraindo as classes média alta e alta, vindas de bairros nobres já saturados, e a classe média emergente, vinda de bairros mais humildes.

O litoral do Recreio é formado por quatro praias: Macumba, Pontal, Recreio e Reserva. O bairro possui praias mais limpas, reservadas e bonitas que a média da cidade, no sentido leste-oeste são a Praia do Recreio, Praia do Pontal]e Praia da Macumba. Além disso 30% da extensão da Praia da Reserva está localizada em áreas contíguas ao bairro; no total o bairro apresenta quase oito quilômetros de litoral.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Recreio_dos_Bandeirantes

Praia do Secreto

Praia do Secreto.

A Praia do Secreto é uma praia da região da Barra de Guaratiba. Está localizada no canto direito da Praia da Macumba perto da subida da Prainha. É um pico famoso de bodyboard e conhecido pelo seu “triângulo de direita” (ondas que quebram da direita para esquerda que tem um formato de triângulo). As melhores condições para a prática do Bodyboard é quando a ondulação esta de sul e o vento de terral (vento que sopra da terra em direção ao mar).[6]

Praia do Recreio dos Bandeirantes

Praia do Recreio dos Bandeirantes.

A maior e mais agitada praia do bairro, possui ondas mais fortes e as águas mais limpas do litoral carioca. Possui diversas escolas de surf e vôlei de praia.

A praia do Recreio tem o tamanho aproximado de 3 quilômetros. É muito frequentada por surfistas e é palco de muitos campeonatos de bodyboard e gravações de televisão.

Pela limitação do gabarito dos prédios em 3 andares, o sol não é bloqueado atrás das grandes construções. Seu limite vai da praia da Barra da Tijuca até a pedra do Pontal.

Já a praia do Pontal é caracterizada por águas mais calmas e prédios de gabarito mais alto localizados no próprio calçadão da praia. A praia da Macumba por sua vez é mais agitada e é comum a destruição de seus aparatos urbanos que é destruído pelas ondas fortes. No Carnaval os quiosques da orla promovem o desfile de bandas.

Praia do Pontal

Praia do Pontal.

É a segunda maior e mais importante praia, caracterizada por não haver separação entre o calçadão e os prédios, que possuem aqui um gabarito maior de construção. Estende-se da Pedra do Pontal até a Pedra de Itapuã.

Praia da Macumba

Praia da Macumba vista da Pedra de Itapuã.

A Praia da Macumba tem cerca de 1,3 km de extensão, localiza-se entre a Prainha e a Praia do Pontal. Delimitada pelo Canal de Sernambetiba e pela Pedra de Itapuã, é margeada pela Avenida AW e por um trecho da Estrada do Pontal. A praia recebeu esse nome por ser um local onde adeptos da Umbanda e do Candomblé têm o hábito de fazer despachos e trabalhos religiosos.

 

Também somos especialistas em imóveis à venda na Barra da Tijuca

 

* Veja mais casas à venda em nosso site: mullerimoveisrj.com.br

 

Instagram: @mullerimoveis.rj

Facebook.com.br/mullerimoveisrj

Veja nossa lista de imóveis de luxo na Barra da Tijuca!