Rua Pinheiro Guimaraes Botafogo RJ - Maravilhoso bairro da Zona Sul

Rua Pinheiro Guimaraes Botafogo RJ

Rua Pinheiro Guimaraes Botafogo

Rua Pinheiro Guimaraes Botafogo RJ

Maravilhoso bairro da Zona Sul

Rua Pinheiro Guimarães Botafogo RJ – Botafogo é um bairro da Zona Sul do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Com quase 100 mil habitantes, o bairro é conhecido por abrigar um dos principais cartões-postais do país: a Enseada de Botafogo; com os morros do Pão de Açúcar e da Urca e o Aterro do Flamengo. ao fundo. Dentre as maiores atrações da enseada de Botafogo está o conhecido Iate Clube do Rio de Janeiro, cujo cais e marina se fazem visíveis de quase todos os pontos do bairro.

Apresenta cinemas, teatros, shoppings centers, boates, casas de shows, museus, centros empresariais, consulados, clínicas, hospitais e algumas preservadas mansões, do fim do século XIX e do início do século XX.

É o bairro onde se localiza a sede de um dos principais clubes de futebol do Brasil, o Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano, e onde abrigou o seu primeiro campo; do Antigo Botafogo Futebol Clube na Rua Voluntários da Pátria. No bairro, estão localizados os consulados dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Bélgica, China, Egito, Espanha, Holanda, Líbano, Noruega, Paraguai, Polônia, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

E Botafogo tem sua escola de samba: a São Clemente. É conhecido no Rio de Janeiro como o bairro das escolas e das clínicas, devido ao grande número desses estabelecimentos na região. Muitas pessoas o definem como bairro de passagem, por se localizar entre o Centro e o resto da Zona Sul da cidade. E não é à toa que uma das principais vias é a Rua da Passagem. O bairro também é conhecido por manter uma alta expectativa de vida da população e um grande número de idosos.

A história do bairro de Botafogo se confunde com a própria história da fundação da cidade do Rio de Janeiro.