santa monica jardins apartamentos. Recreio dos Bandeirantes é um bairro

santa monica jardins apartamentos

santa monica jardins apartamentos

santa monica jardins apartamentos

santa monica jardins apartamentos. Recreio dos Bandeirantes é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É um dos bairros mais jovens do município, e faz parte da região administrativa da Barra da Tijuca, Possui uma área territorial de 30.655 km² e uma população de 82.240 habitantes divididos em 38.705 domicílios, sendo conhecido pelo ambientalismo, organização, segurança, praias e a prática de esportes aquáticos.

Faz divisa a leste com Barra da Tijuca, a norte com Camorim, Vargem Pequena e Vargem Grande, a oeste com Barra de Guaratiba, Grumari e Guaratiba, e a sul com o oceano atlântico.

santa monica jardins apartamentosSanta Monica Jardins

Muitos artistas também têm optado por morar no bairro. Foi o bairro que mais avançou no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano); passando de 0,794 em 1991 para 0,894 em 2000; o 31º melhor da cidade do Rio de Janeiro (índice já defasado) 

Localizado a oeste do bairro da Barra da Tijuca e a leste de Guaratiba; o Recreio é o bairro do Rio de Janeiro que tem crescido mais rapidamente nos últimos anos. Em 1980 tinha 5.276 habitantes, e em 1991, tinha 14.344 habitantes. Sofreu uma explosão populacional a partir da década de 2000, passando de 37.572 habitantes em 2000 para 82.240 habitantes em 2010. É dos bairros que mais se valorizam na cidade; atraindo as classes média alta e alta; vindas de bairros nobres já saturados, e a classe média emergente, vinda de bairros mais humildes.

Sua vegetação nativa é composta de restingas; de muito areal e pântano, e também por isso esta região permaneceu isolada durante muito tempo. Já no século XX houve a aquisição das terras por Joseph Weslley Finch, da denominada Gleba B, e pelo Banco de Crédito Móvel, da área da Gleba A.

A formação do Recreio se daria a 11 de fevereiro de 1953 com o lançamento do Projeto de Urbanização do Recreio dos Bandeirantes (PA 6028), de autoria do engenheiro e urbanista José Otacílio Saboya Ribeiro, num projeto urbano que prevê a integração ambiental e comunitária, inspirado nos ideais anglo-americanos da Cidade Jardim, conciliando a topografia local a um traçado reticular segmentado com diversas praças e parques de floresta nativa.