Seguro Residencial - 4 motivos para investir Certo -

Seguro Residencial

Seguro Residencial

Seguro Residencial

4 motivos para investir.

Seguro Residencial – Contratar um seguro residencial é de fundamental importância para a sua segurança e tranquilidade. Um imóvel é uma das maiores conquistas materiais que uma pessoa pode ter em vida, um bem que traz uma sensação de realização e estabilidade.
Chaves De Casa, Chave, Segurança, Chave Da Porta

Existem uma série de vantagens para fazer a contratação de um seguro. São eles que garantem que você não ficará na mão caso tenha algum problema com seu patrimônio.

Por exemplo, uma casa que possua resina epóxi incolor fica protegida contra intempéries de acidentes causados por climas extremos, e por isso é essencial definir suas necessidades com relação a contratação de um seguro.

Os seguros podem ser dos mais variados tipos, sendo os mais comuns os seguros de automóveis, imóveis, contra roubos, de vida, saúde e acidentes pessoais.

Neste artigo, saiba a importância de se investir em um seguro para sua residência, como é possível escolher o seguro mais adequado, bem como as razões para investir na segurança do seu lar. Ficou interessado (a)? Então, acompanhe a leitura!

Como escolher o melhor serviço?

Ao contratar os serviços por meio de uma seguradora, você tem garantia por contrato todos os pormenores do modelo de seguro que optou. Nesse contrato, estarão todas as informações relevantes, como os tipos de cobertura de risco e prêmios.

Os prêmios são os valores que você deve pagar a seguradora que, normalmente, pode ser pago a vista ou parcelado, cobrando-se os encargos financeiros caso você escolha a segunda opção.

Portanto, torna-se fundamental definir um valor de prêmio que se encaixe na sua necessidade. O não pagamento pode anular o contrato e fazer você perder sua garantia, então garanta que o saldo poderá ser efetuado sem atrapalhar sua rotina financeira.

Ademais, é importante garantir que até mesmo alguns elementos da casa, como cortina persiana blecaute, sejam levados em conta na hora de avaliar o orçamento de um seguro, para que você consiga a melhor opção que caiba no seu bolso.

Por esse motivo, procure sempre por referências antes de fechar com uma seguradora.

Órgãos como o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), costumam ter registros de reclamações, então o ideal é escolher uma empresa que seja mais reconhecida e cujos valores estejam de acordo com seu orçamento.

É obrigação do corretor de seguros esclarecer todas as suas dúvidas antes de fechar um negócio.

Portanto, é importante que você não deixe nada passar, uma vez que tudo precisa ser bem clarificado para que saiba quando pode receber o valor do seguro e qual o processo para a liberação, por exemplo.

Da mesma forma, o corretor poderá personalizar sua proposta, analisando os principais riscos que seu imóvel pode correr e quais benefícios ele pode incluir, criando um seguro adequado para seu investimento.

Você pode identificar uma fragilidade na conexão hidráulica de sua residência, e com isso incluir alguns projetos de manutenção. Estruturar bem suas necessidades é fundamental para conseguir o seguro ideal para a compra.

Porque investir em um seguro residencial?

Toda a construção de um lar é relevante para você e sua família. Desde a escolha de móveis e a decoração, tudo é planejado para criar ambientes de conforto para passar bons momentos.

Até mesmo um objeto como porta papel de acrílico é comprado pensando no bem-estar de sua casa. Quando conquistamos nosso lar, cada detalhe pode fazer a diferença para um ambiente mais íntimo.

Portanto, pensar em formas de proteger esse patrimônio é muito importante, assim, em uma situação de emergência ou caso algo saia de controle, você poderá ter a garantia de que sua casa não sofrerá problemas.

Isso significa que uma série de recursos deve ser levado em conta para que a manutenção de seu lar esteja sempre em dia. O seguro residencial surge então para ser uma solução para diversos problemas.

Assim sendo, é fundamental compreender que o seguro residencial é muito mais do que uma taxa de proteção.

Além de garantir um valor para manutenção ou reconstrução em casos de acidentes naturais ou até mesmo roubos e furtos, você pode contar com uma série de serviços que a maioria das corretoras oferece como uma vantagem para fechar o contrato, como:

  • Chaveiro;
  • Encanador;
  • Caçamba;
  • Eletricista;
  • Entre outros.

Esses serviços podem acabar sendo os salvadores em uma emergência. Muitas vezes, não conhecemos profissionais qualificados nessas áreas, e o seguro tem o compromisso de entregar um serviço do tipo quando necessário.

Por exemplo, se sua casa possui um ambiente externo, pensar em uma restauração em deck de madeira como serviço extra pode ser uma boa na hora de negociar um novo contrato.

Motivos para fazer um investimento

É imprescindível ter a compreensão dos motivos que levam clientes a buscarem os seguros, principalmente os residenciais, por isso, apresentamos a seguir.

1. Custo-benefício vantajoso

Existem diversas opções de seguros residenciais, e muitas delas oferecem uma cobertura completa por um preço acessível, ao contrário do que se imagina.

Com um valor anual muito baixo, é possível garantir a proteção da sua casa da maior parte dos perigos de acidentes, como fogo, explosões, danos elétricos, entre outros.

Muitas vezes, fazer um reparo de algum item que apresentou problemas pode acabar sendo mais caro que o valor do prêmio de um seguro residencial, sem a vantagem da série de benefícios e serviços oferecidos pela seguradora.

É importante fazer uma boa pesquisa inicial, para assim encontrar uma opção muito mais vantajosa para você.

Muitas vezes, serviços específicos como impermeabilização de paredes internas podem sair bem mais baratos como um serviço adicional de seu seguro.

2. Variedade de serviços e proteções adicionais

Em um seguro residencial, você pode adicionar uma série de serviços extras. Esse tipo de comodidade é negociado à parte e adicionado ao contrato, e altera o valor final do prêmio em uma pequena quantidade.

Além disso, é essencial compreender muito bem na hora da assinatura do contrato quais elementos fazem parte da cobertura.

Se você possui em sua residência diversas joias ou objetos de valor, eles podem ser incluídos na proposta com uma opção de personalização.

Por isso, é importante também pensar nos tipos de risco mais comuns que sua casa pode passar que talvez não estejam incluídos no contrato.

Se você morar perto de um aeroporto, por exemplo, pode optar por inserir em seu contrato um seguro contra acidentes de impacto de veículos, desde que essa opção inclua aeronaves.

São situações extremas, mas que podem acontecer. No caso de um seguro, é melhor estar protegido o máximo possível para evitar um problema ainda maior no futuro.

Em casos como esses, contar com toda a ajuda possível é a melhor saída. Por isso, o serviço de demolição controlada é muito útil em casos de sinistros de reconstrução da casa.

Ademais, alguns produtos podem acabar gerando um alto custo em casos de acidentes. É comum que descargas elétricas causadas por raios e tempestades geram problemas com alguns eletrodomésticos.

Esses itens podem acabar saindo bem caro para reparar, e mais ainda para trocar por um novo. Nesse ponto, é importante levar em conta as vantagens que o seguro residencial consegue entregar na proteção de seus bens eletrônicos.

É possível ainda pensar na hipótese de incluir a opção de franquia. Desse modo, você pode escolher se usará o seguro ou se escolherá lidar com o reparo por conta própria, analisando qual das duas formas será mais financeiramente vantajosa para você.

3. Maior tranquilidade

Todas suas informações são levadas em conta na hora de montar um seguro. Seja o tipo de residência, seus outros bens, coberturas escolhidas e até mesmo o custo de reconstrução da casa (este último, caso seja necessário).

Alguns elementos são muito mais requisitados aqui no Brasil, que são notadamente os danos elétricos e roubos. Portanto, se você estiver protegido com seguro, poderá ficar muito mais sossegado e seguir com seus planos de vida.

Vale lembrar a importância de manter notas fiscais de seus bens. Esses documentos comprovam sua propriedade de materiais subtraídos e deve ser necessário apresentá-las para conseguir receber o valor do seguro.

O imóvel e tudo que você conquistou com ele não é só um bem imediato. Ele representa o futuro, tanto para você quanto para sua família.

O seguro nesse aspecto garante que seus esforços terão continuidade no futuro.

4. Facilidade de contratação

A cotação de um seguro residencial pode ser feita online na maioria das agências de seguro, com uma contratação direta e sem burocracia.

Você já pode escolher na própria cotação do seguro a forma de contato que deseja que o corretor o procure, para poder definir os detalhes da proposta.

Também é possível identificar as melhorias em questão de valores, sendo que muitos oferecem descontos progressivos pelo bom uso do seguro.

Alguns serviços, como os de remoção de terra e entulho, podem sair muito mais em conta se encaixados nesse tipo de seguro.

Considerações finais

Acidentes podem acontecer com qualquer pessoa, e perder bens tão preciosos é uma fatalidade. Por isso, estar protegido é fundamental.

Vale lembrar que, muitas vezes, o mais vantajoso é ficar entre as opções mais básicas de seguro, exceto se alguma situação de risco seja comum na região de seu imóvel.

Por fim, os seguros são mais do que uma proteção, fazem parte de sua educação e saúde financeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.