Sororidade - Busca pela fraternidade entre mulheres

Sororidade

Sororidade

Junção de fraternidade e irmandade entre mulheres

Sororidade – A sororidade pode ser definida como o sentimento que une as mulheres em uma rede de solidariedade, empatia e companheirismo.

O movimento pela sororidade já vem ganhando força há alguns anos, mas recentemente teve um impulso no Brasil quando uma participante do reality show Big Brother Brasil, a cantora e compositora Manu Gavassi, mencionou o termo para descrever seu apoio a outras mulheres do programa. A fala levou a um aumento repentino do número de buscas pelo termo no Google e pode ser uma oportunidade interessante para disseminar o conceito a um público diverso.

Relativamente recente na língua portuguesa, o termo é como uma versão feminina da palavra fraternidade. A palavra soror, originária do latim, se refere a irmã, enquanto frater se refere a irmão. Podemos buscar uma definição única para sororidade, mas, na prática, o termo pode ter uma dimensão diferente para cada menina e cada mulher.

Para Gisela Foz, do movimento global She Decides, a sororidade é reconhecer em outra mulher, mesmo que seja uma pessoa desconhecida, as dores e as barreiras que todas nós enfrentamos em uma sociedade machista.

“Quando você toma conhecimento do seu gênero e como ele se posiciona na nossa sociedade patriarcal, você acaba criando um laço quase automático com as outras mulheres porque, em diferentes níveis, a gente passa por diversas barreiras criadas pelo machismo”, diz Gisela. “Para mim, a sororidade é esse sentimento de empatia, mas uma empatia visceral, que toca de uma forma muito mais profunda porque não é só uma empatia de me colocar no lugar da outra, mas de estar no lugar da outra”, completa.

Para Gisela, o conceito de sororidade é muito relevante para a luta feminista. A sororidade vai contra a ideia de que existe uma rivalidade intrínseca às mulheres, ideia que acaba sendo um instrumento usado pelo machismo para dividir as mulheres, segundo Gisele. Além disso, a sororidade cria espaço para uma união verdadeira entre as mulheres em busca de uma sociedade mais igualitária, com igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens.

Fonte: Google