Steel Frame, casas e construções Steel Frame. Muller Imóveis RJ

Steel Frame, casas e construções Steel Frame

Steel Frame, casas e construções Steel Frame

Steel Frame, casas e construções Steel Frame

Casas Steel Frame não utilizam tijolos

Steel Frame, casas e construções Steel Frame –  Comparando com a construção tradicional,  as estruturas de concreto com fechamentos de tijolos/blocos ou alvenaria estrutural são completamente substituídas por uma estrutura de aço galvanizado leve revestida com placas, Casa de Steel Frame

(madeira OSB, cimentícia, drywall) prontas para receber pintura ou revestimentos. 

Mas, então quais as vantagens desse sistema?

 As principais vantagens do Light Steel Frame são:

  1. Obra rápida e limpa;
  2. Construção a seco;
  3. Facilidade de montagem e manuseio;

Steel Frame um sistema que não utiliza tijolos

 

  1. Redução de prazos (se comparada com alvenaria);
  2. Facilidade de passagem e manutenção de instalações elétricas, hidrossanitárias, cftv, gás, dados, ar condicionado, dentre outras;
  3. Leveza e redução do custo de fundações (se comparado com alvenaria);
  4. Menor número de etapas de construção;
  5. Ganho de área de 4% a 5% (se comparado com uma mesma planta de edificação em alvenaria). Isso porque as paredes internas de uma edificações em Steel Frame tem menor espessura que os tijolos/blocos.
  6. Redução de desperdícios. Devido ao processo ser industrializado, as etapas de obra são atividades de montagem. Diferente de uma construção convencional onde há muitas atividades moldadas “in loco”, como reboco, chapisco, corte de tijolos/blocos para paginar uma parede de vedação.

Como é o custo e a frequência de manutenções?

há um baixo custo e baixa frequência nas manutenções. Como também em uma casa de alvenaria.

Então, por que usa-se pouco o Steel Frame no Brasil? Quais as desvantagens?

Desvantagens

  1. O custo. Ainda é superior ao de uma edificação de alvenaria. Logo, mesmo que o prazo de construção seja 1/3 de uma construção convencional.

Macete 01: Por isso, as principais obras que se constroem em casa de Steel Frame são de clientes que precisam logo de uma sede para começarem a operar suas atividades para não perderem dinheiro, como: bancos, shoppings, supermercados, galpões.

  1. Tradicionalismo das pessoas;
  2. Necessidade de profissionais mais qualificados. Treinamento.

 

        Light Steel Frame, Falaremos tudo sobre.

Light Steel Frame (LSF) ou apenas Steel Frame, como é mais conhecido, é um sistema construtivo industrializado que utiliza perfis leves de aço galvanizado em conjunto com fechamento em placas.

Os perfis leves são conformados a frio e sua montagem formam o esqueleto estrutural (paredes, pisos e telhados). São conhecidos como Guias e Montantes.

A união entre os perfis é feita com a utilização de parafusos autobrocantes, de acordo com as orientações dos fabricantes e projetistas.

 

Steel Frame um sistema que não utiliza tijolos

Steel Frame um sistema que não utiliza tijolos.

Não há a utilização de tijolos ou concreto. Comparando com a construção tradicional, estruturas de concreto com fechamentos de tijolos/blocos ou alvenaria estrutural é completamente substituída por uma estrutura de aço galvanizado leve revestida com placas (madeira OSB, cimentícia, drywall) prontas para receber pintura ou revestimentos.

Fundações:

Como o peso da estrutura de Steel Frame é menor que uma edificação tradicional, as fundaçõestendem a ser mais simples e menos robustas. No caso de casas e edificações menores, geralmente, as fundações são em Sapatas Corridas ou Radiers.

 

Montagem Estrutura

O esqueleto é montado de acordo com o projeto, instalando as guias no piso, seguindo a modulação dos montantes e respeitando as passagens de instalações.

 

Placas de Fechamento

No mercado hoje utiliza-se três tipos de placas para fechamentos:

Placas Madeira OSB (Orientend Strand Board): São placas de madeira que podem fazer o fechamento externo, interno e server como piso. Sobre elas podem ser aplicados pinturas e revestimentos.

Placas Cimentícias: placas de cimento sem amianto utilizadas para os fechamentos externos e, em seguida, receber pinturas ou revestimentos.

Placas Drywall: placas de gesso acartonado utilizadas para fazer os fechamentos internos e, em seguida, receber pinturas e revestimentos. Há placas específicas para serem utilizadas em áreas molhadas (cozinhas, banheiros, áreas de serviços).

Macete 01: Placas Drywall são apenas para uso interno.

Steel Frame, casas e construções Steel Frame – As placas além do fechamento tem uma importante função estrutural que é o contraventamento de toda a estrutura.

Instalações

As instalações passam no interior das paredes, entre os montantes, e suas saídas são fixadas com perfis metálicos para evitar a movimentação quando no uso.

Macete 02: Uma vantagem do Steel Frame é não gerar quebra-quebra para a passagem e/ou manutenção das instalações. É necessário fazer apenas o corte da chapa, seja cimentícia, osb e drywall, realizar a manutenção e refazer o fechamento.

 

Isolamentos

Para garantir o adequado isolamento térmico e acústico, após iniciar os fechamentos e concluir as instalações, insere-se entre as paredes e telhado lá de vidro ou lã de rocha.

Esquadrias

As esquadrias, portas e janelas, são instaladas da mesma maneira que em uma construção em alvenaria, com a utilização de Poliuretano Expansivo (PU) e parafusos autobrocantes.

Telhados

A estrutura dos telhados é feita com os mesmos perfis leves das paredes. Os fechamentos também são feitos com placas OSB ou cimentícias e, em seguida, aplicado o revestimento especificado pelo arquiteto ou projetista. Além disso, é colocada o isolamento térmico-acústico.
Gostou dessa matéria? Então siga-nos nas redes sociais. Sempre trazemos conteúdos novos!

Steel Frame, casas e construções Steel Frame – Muller Imóveis, a sua imobiliária no Recreio dos Bandeirantes!