Terrenos Barra da Tijuca, Rio de Janeir. Muller Imóveis RJ

Terrenos Barra da Tijuca

Terrenos Barra da Tijuca

Terrenos Barra da Tijuca

A inclinação do terreno influência no preço da construção ?

Terrenos Barra da Tijuca – Terreno do lado de baixo da rua ou para o lado de baixo? E quando o terreno tem inclinação lateral? Qual a influência disso no preço da obra e quais as dificuldades de construção em cada um.

O custo de construção é influenciado por vários fatores, sendo um dele o próprio terreno. Então a pergunta: A inclinação do terreno influência no preço da construção de uma casa? A Resposta é sim, não só a inclinação como outras características dele pode também influenciar e dificultar o processo de construção?

Mas, por que a inclinação influência?

A primeira coisa a pensar é qual é o tipo de inclinação e normalmente podemos encontrar três tipos: inclinado para frente do terreno, para o fundo ou lateralmente.

– Terreno do lado de cima da rua

O primeiro caso é basicamente o melhor e ocorre quando o terreno é do lado de cima da rua. Neste caso a terraplenagem visa retirar terra do local a fim de nivelar o terreno e a área terraplenada é firme e portanto o alicerce pode ser estabelecido ali. Neste caso o custo com o alicerce é bem mais em conta.

Neste cenário o custo final tende a ser menor por conta de não ser preciso um trabalho muito grande para deixar o alicerce pronto para a casa ser levantada. Então, este é o melhor cenário.

– Terreno do lado de baixo da rua

Este é o caso mais complicado e ocorre que a terraplenagem terá de aterrar, ou seja, trazer terra de outro local e fazer o aterramento para nivelar o terreno, já que o desnível ocorre da frente para o fundo. Aqui está um item que irá influenciar bastante no preço do alicerce que por sua vez irá influenciar no preço final da construção, já que a área aterrada não é segura para fazer a base da casa, sendo necessário bater estacas até encontrar o solo firme que dependendo da inclinação do terreno poderá chegar a muitos metros de profundidade.

Outro detalhe importante é que para o aterramento é necessário fazer o muro de arrimo ou muro de sustentação. Esse muro preciso ser bastante reforçado e dependendo da inclinação que estamos falando ele terá ser verdadeiras colunas de concreto. Tudo isso terá um custo bem maior só para ter o alicerce para você começar a construção.

– Terreno inclinado lateralmente

Neste caso o problema poderá ser similar ao exemplo anterior ou não, depende de quantos graus de inclinação estamos falando e também do projeto da casa. Vamos imaginar que a terraplenagem tirou terra do lado direito do terreno e aterrou do lado esquerdo, então você tem aproximadamente metade em terra firme e metade aterrada. Se o projeto de construção da sua casa considerar a planta do lado direito seria bom, pois você irá usar a área firme e se precisar algumas estacas, pelo menos não será para a casa inteira.

Influência no preço da construção

Não dá para dizer em percentual ou em valor o acréscimo que esses eventos causarão no preço final da obra, pois cada caso é um caso e há terrenos com pouca inclinação, enquanto que em outros é necessário fazer um grande aterramento que considerando a terraplenagem, muro de arrimo e mais o alicerce, certamente não ficará barato. 

Terrenos Barra da Tijuca – clique aqui.

 

Fonte: www.casadicas.com.br