Tipos de Construções de Casas - Quais são os tipos de casas?

Tipos de Construções de Casas – Quais são os Tipos?

Tipos de Construções de Casas

Tipos de Construções de Casas – Quais são os Tipos?

Construir uma casa não é tarefa simples, além de ter um orçamento bem planejado e contar com mão de obra especializada de confiança

Tipos de Construções de Casas. também devemos escolher o tipo de construção que será utilizado para erguer a casa. Além da construção tradicional em alvenaria. Que é a opção mais comum no Brasil, podemos optar por algumas outras alternativas como a alvenaria estrutural, blocos de concreto, casas pré fabricadas de madeira e etc.

Cada uma dessas opções possuem suas características, vantagens e desvantagens que devem ser analisadas, tanto pelos proprietários da obra quanto pelos arquitetos e engenheiros responsáveis antes de tomar a decisão final.

Alvenaria

As casas de alvenaria são as construções tradicionais onde o material utilizado para levantar as paredes são tijolos, cerâmicos ou de concreto. As paredes erguidas com tijolos não tem função estrutural sendo necessário a criação de vigas e pilares com a finalidade de sustentar o conjunto da construção. Lado positivo: o material utilizado é muito fácil de encontrar em lojas de materiais de construção. Lado negativo: existe um grande desperdício de material e uma grande quantidade de entulhos.

Tempo de Construção em Alvenaria: Podemos considerar um prazo mínimo de 4 meses para uma construção de 160 metros.

Alvenaria Estrutural

Se diferencia da Alvenaria por ter grande flexibilidade na sua construção. A alvenaria estrutural necessita mão de obra especializada e sua construção é realizada a partir de blocos especiais de maneira que toda a parte estrutural (vigas, vergas e pilares) são passados pelo interior dos tijolos em locais pré-determinados, diminuindo significativamente a. Quantidade de concreto, ferro e madeira. Lado positivo: a construção é mais rápida, custo menor de mão de obra, menos gasto com revestimento e reboco e muita liberdade na criação do projeto. Lado negativo: depois que a obra estiver concluída não é possível fazer nenhum tipo de alteração, por exemplo uma parede, não será possível alterar.

Blocos de concreto

As construções com bloco de concreto vêm se tornando cada vez mais comuns no Brasil porque além de aumentar a produtividade, reduz consideravelmente o tempo de execução de um projeto podendo dar origem tando à paredes de vedação quanto paredes estruturais. Dependendo do tipo de bloco utilizado. O bloco de concreto é um material resistente e duradouro, tem boa acústica  poupa revestimentos durante a construção, já que os ladrilhos podem ser assentados diretamente sobre os blocos, e seu preço é muito mais em conta do que o tijolo.

Uma casa realizada com blocos de concreto resulta em construções modernas, com menos desperdício e redução de mão de obra. Como desvantagem, os blocos de concreto não apresentam. Uma boa condição termo acústica e as alterações estruturais depois de o projeto pronto são restritas e devem ser muito bem estudadas. 

Concreto Moldado “In Bloco”

Esse sistema de construção é composto por paredes estruturais maciças de concreto que são moldadas no local com a utilização de formas para modelagem possibilitando que todos os componentes como instalações sanitárias, elétricas, hidráulicas e as aberturas das ambientes possam ser realizadas antes da concretagem.

Apresentam uma redução significativa no tempo de execução e também um menor investimento em mão de obra e material, resultando em edificações perfeitamente esquadrejadas e. Com baixo índice de surgimento de trincas e fissuras nas estruturas. A principal desvantagem desse sistema de construção é o alto preço da compra ou locação das formas para moldagem já que o layout das mesmas esta diretamente ligado ao projeto da edificação.

Pré-Fabricada de Madeira

Os componentes das casas pré-fabricadas de madeira são produzidos individualmente e depois são transladados para o canteiro de obras onde são encaixadas com perfeição sobre os alicerce tradicionais de concreto que devem ser definidos em função do terreno e do projeto escolhido. As paredes divisórios do banheiro, cozinha e área de serviço podem ser construídas em alvenaria, com as tubulações embutidas, enquanto o restante das paredes podem ser duplas, possuindo um vão central para as instalações elétricas, ou simples com as instalações aparentes.

Pré-Fabricada de Concreto

Esse tipo de construção se assemelha ao processo das casas pré-fabricadas em madeira e consiste em módulos que são construídos separadamente em galpões ou fábricas e que posteriormente são transladados. Para o canteiro de obras onde são montados dando origem as casas. Seu processo produtivo é muito mais rápido do que a construção em alvenaria comum, uma casa de cerca de 50 m² pode ser concluída em 45 dias.

Tipos de Construções de Casas

Casa Container

Esse tipo de sistema construtivo utiliza containers reaproveitados para montar a estrutura das casas e é possível criar até mesmo residências de alto padrão através deles. Durante a montagem são criadas estruturas de revestimento interno com a finalidade de receber materiais isolantes, para criar um conforto termo acústico, e também para  embutir as instalações elétricas e hidráulicas.

Seu custo hoje em dia se assemelha ao da alvenaria comum e dão origem a projetos de aspectos modernos e inovadores, sua construção é rápida apresentando estruturas sólidas e altamente resistentes a ação do tempo.

Para construir uma casa container. É necessário o respaldo de um bom projeto técnico garantindo uma boa iluminação, ambientação e climatização para que a estrutura modular se torne um lar habitável com características aconchegantes e funcionais.

Ainda podemos citar como desvantagens o fato de apresentarem algumas restrições em questão de aspectos arquitetônicos, devido a sua restrição de dimensão e o alto custo com transporte, necessitando carretas e guindastes para a movimentação dos mesmos.

Tipos de Construções de Casas